Biosseguranca

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Biosseguranca as PDF for free.

More details

  • Words: 775
  • Pages: 12
Enfermeira Andréa Milani

DEFINIÇ ÕES DE B IOS S EG UR ANÇ A • Aurélio - O

conjunto de es tudos e procedimentos que vis am a evitar ou

controlar os eventuais problemas s us citados por pes quis as biológ icas e/ou por s uas aplicações .



Outras definições

equipamentos

:-A aplicação do conhecimento, técnicas e

para prevenção da expos ição pes s oal, laboratorial e

ambiental a ag entes potencialmente infeccios os . • É o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pole uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.

HIS TÓR IC O DA B IOS S EG UR ANÇ A A Era M icrobiológica •M uitos avanç os na investigação dos m ecanism os de transm issão de doenç as. • Florence N ightingale (1863)- im plantou m edidas de higiene e lim peza – reduziu as infecções hospitalares. • Louis Pasteur(1864)-Desenvolvim ento da Pasteurização.

HIS TÓR IC O DA B IOS S EG UR ANÇ A •A biossegurança define as condições sobre as quais os agentes infecciosos/ químicos/ físicos devem ser manipulados e contidos de forma segura. • O sí m bolo da biosseguranç a,que na realidade é o sí m bolo do risco

biológico, foidesenvolvido pelo engenheiro C harles Baldw in, vis ando uma padronização na identificaçã o de agentes biológicos de risco. O s m odelos gerados (originalm ente em verm elho)foram :

S ímbolos Iniciais da B ios s eg urança - 1966

HIS TÓR IC O DA B IOS S EG UR ANÇ A •

S ÍM BO LO ATU ALM EN TE U TILIZAD O

LEI Nº 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005. Lei que regulamentou a biossegurança no Brasil.

B IOS S EG UR ANÇ A INFECÇÃO CRUZADA - É a transmissão de doenças de uma pessoa para outra .

DOENÇAS QUE PODEM SER TRANSMITIDAS – PESSOA/ PESSOA HEPATITE B HERPES AIDS INFECÇÕES OROFARINGE TUBERCULOSE

HIGIENE NO TRABALHO Visa a proteção , a integridade física e mental do trabalhador, preservando dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executados .

B IOS S EG UR ANÇ A EPI – EQUIPAMENTOS DE PR OTEÇ ÃO INDIVIDUAL Luva Más cara G orro Óculos de proteção Avental R ouparias Toalhas de papel

B IOS S EG UR ANÇ A HIG IENE PES S OAL As mãos dos profissionais de saúde constituem o principal veículo de transmissão de microrganismos. A higienização das mãos tem o objetivo de inativar a população microbiana presente. O uso de luvas NÃO substitui a lavagem das mãos.

VACINAÇÃO:Hepatite, Tétano, BCG, Vírus influenza AeB Outros cuidados - cabelos longos devem ser mantidos presos, acima do ombro;

- jóias, bijouterias, aliança e relógios devem ser removidos; - unhas devem ser mantidas limpas e curtas; - lavar bem qualquer área do corpo que entre, acidentalmente, em contato com sangue.

B IOS S EG UR ANÇ A LAVAGEM DAS MÃOS - antes e após o uso de luvas;

- antes e após o contato físico com o paciente; - depois de manusear material infectante, mesmo quando tenham usado luvas; - antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar; - depois de usar o toalete, coçar o nariz, cobrir a boca para espirrar, pentear o cabelo; - antes da distribuição de material esterilizado; - após acidentes com material pérfuro-cortante;

B IOS S EG UR ANÇ A ACIDENTE DE TRABALHO

Circunstância acidental passível de ocorrer durante a realização de um trabalho. trabalho O acidente mais comuns são os ferimentos com material pérfuro-cortante .

PORTANTO... - não recapar agulha com as mãos; - depositar as agulhas em recipientes de paredes rígidas e fechadas – tipo; - as lâminas de bisturi devem ser colocadas e retiradas com o auxílio da pinça porta agulha; - em caso de ferimento, retirar as luvas, lavar abundantemente com água e sabão, recobrir o ferimento com um curativo e seguir medidas de segurança da saúde do trabalhador.

B IOS S E G UR ANÇ A LIXO CONTAMINADO É todo material que entra em contato com tecidos e fluidos corporais ou fragmentos do corpo. - todo material contaminado deve ser acondicionado em sacos plásticos brancos e rotulados CONTAMINADO. - evitar carregar o lixo junto ao corpo; - não deve ser colocado junto com outros tipos de lixo; - deve ser mantido fora do alcance de pessoas estranhas ao local e de animais; - deve ser recolhido separadamente;

B IOS S E G UR ANÇ A - Material S uplementar • w ww .fiocruz.br/biosseguranca •ww w .bioseguranca.com •ww w .riscobiologico.org •ww w .anbio.org •ww w .ctnbio.gov.br Obrigada!!!!!

Related Documents