Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas informática Disciplina de Físico – Química Ano lectivo 2008/2009 Tema: Jacques Alexandre César Charles e Joseph Louis Gay-Lussac
Trabalho elaborado por: Ana Cardoso Nº 321 João Pereira Nº 329 Rui Amaral Nº 334 Hugo Sousa Nº 338
Jacques Alexandre César Charles (1746 – 1823)
Sabe-se pouco sobre este físico nascido em Beaugency, França, em 12 de Novembro de 1746. Charles trabalhou inicialmente como funcionário da administração pública, e posteriormente, foi professor de física em Paris.
Charles foi o primeiro a ter a ideia de usar hidrogénio para encher balões aerostáticos (até então, utilizara-se apenas ar quente). Em 1783, pôs essa ideia em prática com seu irmão Robert, e efectuou voos, chegando a atingir mais de 1600 metros de altura.
Em 1787, ao pesquisar a expansão dos gases para a fabricação de termómetros de precisão, Charles verificou que, nos gases mantidos o volume constante, a pressão cresce proporcionalmente ao aumento da temperatura
Matematicamente, essa lei pode ser escrita da seguinte forma: P/T = Constante. Essa é a chamada “Lei de Charles”. Charles faleceu em Paris, no dia 7 de Março de 1823.
Joseph Louis Gay-Lussac (1778 - 1850)
Gay-Lussac nasceu em Saint Leonard de Noblat, França, em 6 de Dezembro de 1778. Estudou na Escola Politécnica de Paris, da qual se tornou catedrático de química aos 31 anos de idade, simultaneamente com a cátedra de física da Sorbonne.
Em 1802, Gay-Lussac fez importantes investigações sobre a expansão dos gases, completando os estudos de outro cientista francês, Jacques Charles. Fez também ascensões em balões, verificando a invariabilidade da composição do ar nas altitudes que conseguiu atingir.
Em 1808, sintetizando a água, verificou que 2 volumes de hidrogénio se combinam sempre com 1 volume de oxigénio. Fascinado pela simplicidade dessa proporção, Gay-Lussac estudou outros gases e constatou que a proporção de combinação dos gases é sempre muito simples.
Daí, surgiram as leis volumétricas de Gay-Lussac, as quais contribuíram e muito para a consolidação da teoria atómico-molecular.
Gay-Lussac aperfeiçoou métodos de análises químicas, processos industriais de síntese e, juntamente com Louis Jacques Thénard (17771857), conseguiu isolar o elemento químico boro em 1808
Devido aos seus trabalhos, foi eleito para as academias de ciência da França e Inglaterra. Gay-Lussac faleceu em Paris, em 9 de Maio de 1850.
Obrigada pela vossa atenção,
fim