Bandeira Nacional

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Bandeira Nacional as PDF for free.

More details

  • Words: 312
  • Pages: 11
A concepção da bandeira fez-se da mesma forma que a construção da nação: com significados imediatos e muitos ideais subliminares. Mas importa relatar que, apesar de todas as mudanças e alterações, houve símbolos que se mantiveram ao longo dos séculos.

A concepção da Bandeira Nacional foi mais um processo rocambolesco. Em 1910, a comissão, na altura nomeada pelo Governo para a sua definição, apresentou um relatório onde, de forma marcadamente patriótica, “explicou” as adulterações às regras heráldicas. Aqui ficam algumas passagens.

Verde Sem tradição, foi a cor mais difícil de justificar e surge, então, a esperança: na revolta de 31.01.1891 o “momento decisivo em que, sob a (…) bandeira revolucionária, o povo português fez chispar o relâmpago (…) da alvorada”.

Vermelho Segundo a comissão, “nela deve figurar (…) por ser (…) combativa, quente, viril (…). É a cor da conquista (…). Lembra o sangue e incita à vitória.

Esfera Armilar D.Manuel I adoptou como emblema pessoal o instrumento de navegação e desde então ficou ligado à emblemática nacional. Segundo a comissão, representa na bandeira “a epopeia marítima portuguesa…feito culminante, essencial da nossa vida colectiva”. O Trópico de Capricórnio incompleto é propositado.

Escudo Sobre a esfera armilar, ficou aposto o escudo branco com as quinas que, por palavras da comissão, imortaliza “o milagre humano da positiva bravura, tenacidade diplomacia e audácia que conseguiu atar os primeiros elos da afirmação social e política da lusa nacionalidade”.

Quinas 5 quinas com 5 besantes (dinheiros).

Faixa Carmesim A comissão concluiu ainda “dever rodear o escudo branco das quinas por uma larga faixa carmesim, com sete castelos” e por considerá-los um dos símbolos “mais enérgicos da integridade e independência nacional.

7 Castelos

Esfera Armilar e Escudo O branco representa “uma bela cor fraternal, (…) de singeleza, de harmonia e de paz, e sob ela, salpicada pelas quinas (…) se ferem as primeiras rijas batalhas pela lusa nacionalidade”.

Related Documents

Bandeira Nacional
May 2020 14
Bandeira Nacional
May 2020 19
Bandeira Nacional
November 2019 9
Bandeira
November 2019 18
Bandeira Brasileira
December 2019 23
Pedro Bandeira
May 2020 0