Atividade: Actinopterygii e Sarcopterygii
Os Actinopterygii (do grego aktis, raio + pteryx, nadadeira; asa) são uma classe de peixes com nadadeiras suportadas por "raios”, esqueleto interno tipicamente calcificado e aberturas branquiais protegidas por um opérculo ósseo. São o grupo dominante dos vertebrados, com mais de 27 mil espécies presentes em todos os ambientes aquáticos. São tratados tradicionalmente como uma subclasse de Osteichthyes, ou peixes com osso. Os Sarcopterígios (do grego sarkos, carne + pteryx, barbatana, asa) formam um grupo de vertebrados, em que se classificam os peixes considerados representantes dos antepassados dos anfíbios e de todos os tetrápodes. Sobre os Actinopterygii e Sarcopterygii, pesquise, em seu livro-texto, em livros didáticos e em artigos científicos, as principais características evolutivas presentes nos grupos.
Os Actinopterygii têm como característica marcante, justamente a que lhe dá o nome – a presença de nadadeiras pares raiadas, que se estendem a partir da base do osso, como as varetas de um leque (homocerca). Além dessa, possuem sacos olfatórios que não se conectam com a boca, bexiga natatória, rins opistonéfricos pares, esqueleto ósseo endocondral, encéfalo pequeno com dez pares de nervos cranianos, geralmente dioicos e com fecundação externa.
Os Sarcopterygii possuem nadadeiras pares e ímpares sustentadas por raios dérmicos, dentes cobertos por esmalte verdadeiro, intestino com válvula espiral, esqueleto ósseo endocondral, nadadeira caudal heterocerca (ancestral) e dificerca (atual), bexiga natatória vascularizada, circulação dupla e sexos separados com fecundação interna ou externa.