TESTES Um bom momento ou uma dor de cabeça?!...
Num teste, sinto…
Para mim, um teste é…
Prepara-te para o teste
Antes de um teste há coisas que deves fazer! Toma nota...
O que deves fazer...
Tem em atenção os conteúdos que vão ser avaliados no teste; Todos os dias, faz uma breve revisão de alguns conteúdos; Faz um plano de estudo, distribuindo as disciplinas pêlos diversos dias; Faz tarefas variadas, tais como: resolver alguns problemas, exercícios e testes de aplicação da matéria; Escolhe a estratégia mais adequada ao estudo: ler, tirar apontamentos, fazer resumos ou esquemas, etc.; Procura esclarecer as dúvidas com colegas, pessoas conhecidas e professores; Faz uma listagem do que é necessário saber para o teste, imaginando questões que possam sair e respondendo-lhes; Podes pedir a outro colega que corrija o que fizeste ou ires ao livro/caderno e corrigires tu próprio; Revê os conteúdos no livro e no caderno; Faz uma avaliação do teu estudo; Prepara o material que é necessário levar para o teste.
Deves evitar deixar todo o estudo para a véspera do teste! Na véspera, deves apenas fazer uma breve revisão da matéria, descansar e dormir o número de horas suficiente. Deste modo, irás mais calmo para o teste, primeiro passo para que tudo te corra bem!
Vou ter um teste. Estou nervoso. O que fazer?
Há várias coisas que sugiro que faças para te sentires mais calmo e menos nervoso quando vais fazer um teste.
Tem consciência de que estudaste e de que estás preparado para fazer o teste; Não entres em desespero nem julgues que tudo te vai correr mal; Confia em ti e nas tuas capacidades; Faz algo que te agrade e te acalme na noite/manhã anterior ao teste; Sai de casa com tempo e com o material necessário para não te enervares.
Uma técnica de relaxamento pode ser: Sentares-te de modo confortável, inspirando e expirando profundamente, de modo calmo, sem pensar em preocupações ou em ansiedades e visualizando algo agradável.
Enquanto fazes um teste… Mesmo durante um teste há aspectos que não podes esquecer! Vou dar-te algumas sugestões…
Com estas indicações será mais fácil conseguires ter um bom desempenho nos testes! Bom trabalho!
Avalia o modo como fizeste o teste
Para conseguires superar as tuas dificuldades, faz um levantamento do modo como abordaste as questões do teste. Para isso, utiliza a tabela que se segue, colocando apenas os números das questões na coluna da direita e na respectiva linha:
Não tive a cotação máxima porque...
Não tive a cotação máxima nas questões números...
Não percebi o que era pedido Não sabia Organizei mal a minha resposta Desvie-me do assunto e não respondi ao que era pedido Respondi de modo incompleto Não especifiquei as minhas ideias de modo correcto Tive uma "branca" Não estudei esses conteúdos Tive falta de tempo
Aprende com o teste corrigido! - Tive uma nota muito boa no teste... O que devo fazer agora? - Parabéns! Tens de te lembrar que deves continuar a trabalhar para manter essa nota: deves continuar a estudar, a participar nas aulas, a fazer os TPC e as tarefas que te são propostas.
- Eu tive uma nota muito baixa! Não consigo recuperar! VOU CHUMBAR! - Tem calma! Foi só um teste! Tens de recuperar, com ânimo e vontade.
Faz o seguinte:
Observa o teste e assinala as respostas em que perdeste cotação; Consultando um livro, o caderno, o professor ou um colega, encontra a resposta correcta para cada uma dessas questões e vê o que te levou a responder de forma incorrecta ou incompleta; Verifica se te esqueceste de responder a alguma questão: se sim, toma nota de que, para o próximo teste, deves revê-lo com maior atenção antes de o entregares; Por fim, tenta entender o porquê da nota baixa: se foi por falta de estudo, se por distracção, se por teres feito o teste à pressa, etc. Só assim podes melhorar o teu desempenho, modificando o que te levou a teres esse resultado.