Anticoncepcao

  • Uploaded by: api-3852864
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Anticoncepcao as PDF for free.

More details

  • Words: 763
  • Pages: 30
Métodos anticoncepcionais

Hormônios ovarianos Estrógeno: Responsáveis pelo crescimento aumentado do útero e da vagina, na puberdade, e pelo desenvolvimento dos caracteres secundários.  Progesterona: É secretada pelo corpo lúteo e placenta. Converte o endométrio uterino, em uma estrutura secretora especializada no processo de implantação, é responsável pelo desenvolvimento das células secretoras de leite na gestação e diminui a mobilidade do útero. 

Comportamentais ou de abstinência periódica  São

aqueles que identificam o período fértil, para se ter relações nesse período.

Tabelinha  Conhecida

também como método do calendário, pois a mulher de acordo com o histórico de suas menstruações,identifica o seu período fértil através do calendário. Sabendo-se disso, o casal, que quer evitar um gravidez, consegue saber quando não devem manter relações sexuais.

Hormonais  São

aqueles que possuem substâncias que produzem algumas alterações no aparelho genital da mulher. Sua atuação é principalmente a nível de ovário, trompas, endométrio e muco.

Pílulas  São

hormônios (substâncias químicas) parecidos com hormônios que a mulher possui em seu corpo e que provocam mudanças no funcionamento do aparelho genital: impedem a ovulação (saída do ovócito). Produzem também alterações no muco cervical, no endométrio e na movimentação das trompas.

Toma-se o primeiro comprimido no quinto dia da menstruação e continua tomando até o fim da cartela (sempre no mesmo horário). Quando a cartela acaba fica-se sete dias sem tomar e volta no oitavo dia com uma cartela nova. A menstruação virá nesse intervalo de sete dias de descanso.  A utilização das pílulas reduzem as cólicas, regularizam as menstruações e protegem contra algumas doenças ginecológicas, incluindo alguns tipos de câncer. 

IMPORTANTE:  ESQUECEU DE TOMAR UM DIA:

– deve-se tomar no dia seguinte e continuar a cartela, portanto nesse dia a mulher tomará dois comprimidos.



ESQUECEU DE TOMAR DOIS DIAS:

– jogar a cartela fora, esperar a menstruação e recomeçar a tomar no quinto dia da menstruação. Enquanto a menstruação não vem, deve-se utilizar métodos de barreira (camisinha, por exemplo).



PROCURAR O MÉDICO:

– caso tenha sangramento entre as menstruações por mais de dez dias, pois um pequeno sangramento é comum nos primeiros meses de uso com pílulas de baixa dosagem.

Injeções São hormônios injetáveis, que podem ser mensal ou trimestral. Na aplicação mensal é injetado dois hormônios (estrógeno e progesterona), enquanto que na trimestral é aplicado somente o progesterona.  Esse método funciona impedindo a ovulação, provoca alterações no muco cervical e alteração no endométrio. 

Barreira são aqueles que não deixam os espermatozóides subirem através do colo do útero.

Camisinha A

camisinha deve ser desenrolada no pênis ereto antes de qualquer contato com a vagina. É preciso retirá-la imediatamente após a ejaculação, segurando as bordas para impedir que os espermatozóides entrem em contato com a vagina.

Diafragma  Diafragma

é um anel flexível coberto no centro com uma membrana de borracha fina. Ele funciona como uma barreira impedindo a entrada dos espermatozóides, pois é colocado na vagina, cobrindo o colo do útero.

Espermicidas  São

produtos químicos em formas de geléia, cremes, espumas e óvulos que se colocam na vagina. Eles matam ou deixam sem ação os espermatozóides, impedindo a entrada deles no colo do útero. Agindo assim evitam a gravidez e também protegem contra algumas doenças ginecológicas, como infecções vaginais.

Intra-uterinos colocação de um aparelho que fica dentro do útero.

DIU Aparelho que é colocado dentro do útero da mulher. O mais usado é o T de cobre que afeta os espermatozóides, matandoos ou diminuindo sua movimentação. Altera também o muco cervical, a cavidade uterina e a movimentação das trompas  Para colocar e retirar o DIU é preciso de intervenção médica. 

Cirúrgicos Operações que são feitas tanto no homem quanto na mulher para interromper definitivamente a capacidade reprodutiva.

Vasectomia A

é uma operação realizada nos homens que consiste em cortar os canais deferentes para evitar que os espermatozóides possam se unir com o óvulo. É feito um pequeno corte nos testículos, usando anestesia local - dura cerca de 20 minutos.

Vasectomia

É irreversível e permanente, portanto a decisão por vasectomia precisa ser bem pensada pelo casal;  Não oferece proteção imediata por isso é necessário utilizar, por um tempo, outros métodos até que os espermatozóides armazenados sejam expelidos (30 ejaculações);  O homem pode sentir um pouco de desconforto durante e depois da cirurgia;  Depois da operação pode ocorrer infecções - que são tratadas pelo médico 

Ligadura de Trompas É

uma cirurgia, realizada na mulher, através da qual são amarradas e cortadas as trompas impedindo que o óvulo se encontre com o espermatozóide.

Ligamento de trompas

Related Documents