AFETIVIDADE NA TEORIA VYGOTSKYANA
Preocupação de Vygotsky: Integrar e analisar de modo dialético os aspectos cognitivos e afetivos do funcionamento psicológico Concebe o homem como um ser que pensa, deduz e abstrai, mas também como alguém que sente, se emociona,deseja, imagina e se sensibiliza.
Abordagem unificadora das dimensões afetiva e cognitiva do funcionamento psicológico Cada
ideia contem uma atitude afetiva transmutada com relação ao fragmento de realidade ao qual se refere. Segundo Vygotsky são os desejos, necessidades e emoções, motivações, interesses impulsos e inclinações do individuo que dão origem ao pensamento e este, por sua vez, exerce influencia sobre o aspecto afetivo-volitivo.
Penetração das idéias de Vygotsky no campo acadêmico e nas redes de ensino
Apesar
das contribuições significativas das ideias de Vygotsky a educação escolar não pode querer se alimentar única e exclusivamente de seus princípios (não responde a tudo). A prática pedagógica é influenciada por múltiplas dimensões: social e política, filosofica, ética, técnica, histórica e dentre elas a psicológica. Psicologia sozinha não da conta do ato educativo, mas contribui para a compreensão das características psicológicas e sócio-culturais dos alunos e como se dão as relações entre aprendizado, desenvolvimento e educação.
Tratar os postulados de Vygotsky de forma dogmática contraria inclusive a sua forma de encarar o conhecimento, já que foi um pesquisador inquieto e interdisciplinar, que tentou buscar informações nas diversas áreas do conhecimento com vistas a ultrapassar o estado de conhecimento de seu tempo.