Aeroporto do Bugio
Nunes dos Santos 1
Aeroporto do Bugio Quando nos anos 90 do Século XX foi anunciado a construção do Aeroporto da Ota, a sensação que me assaltou foi de estar em presença de uma proposta para OTÁRIOS, pelo que como contraponto a uma ideia louca, só outra ideia louca, pelo que me acorreu propor o AEROPORTO DO BUGIO. Em 1999 fui a Macau e em presença do Aeroporto de Macau recordei novamente a brincadeira sobre o Aeroporto do Bugio.
1
2
Aeroporto do Bugio Comecei então a ter presente a proposta visionária do grande Arquitecto Cassiano Branco para a Costa da Caparica de 1930 – Plano de Urbanização da Costa da Caparica, que prefigura uma cidade de lazer junto da grande metrópole de Lisboa, com equipamentos desportivos, lúdicos, culturais e uma rede de transporte eficiente. Esta proposta do arquitecto visionário, é contrastante com o desastre urbanístico que é a Costa da Caparica dos nossos dias. Praia Atlântico
3
Aeroporto do Bugio Mas a Costa da Caparica não é só um desastre urbanístico é uma catástrofe ecológica, em virtude de o fenómeno de erosão costeira instalado, nos indicar que só com obras de engenharia muito pesada será possível salvar não só as praias paradisíacas mas também a povoação. As obras necessárias à conservação da Costa da Caparica para defesa dos ataques dos ataques do Atlântico, serão a breve prazo semelhantes, às da Holanda para a proteger do Mar do Norte. Interessa ter noção do ponto de partida não muito distante, que nos é dado por uma gravura do século XVIII, à venda no Museu da Cidade de Lisboa, na qual se vê a ligação Cova do Vapor – Bugio e uma grande restinga oceânica que se desenvolve do Bugio até cerca da Lagoa de Albufeira.
4
Aeroporto do Bugio Esta restinga transformava a frente marítima da Costa numa amena enseada oceânica, salvaguardada das fúrias do Atlântico e da sua desenfreada erosão costeira. Tendo em conta a situação de partida ficamos com a noção de que quando foi tomada a decisão de não deixar fechar a Agolada por razões ambientais foi desferida uma forte machadada na estabilidade costeira de todas as praias da Caparica .
5
Aeroporto do Bugio A ARGOLADA do não fecho da Agolada (ligação da Cova do Vapor ao Bugio por um cordão de areia reforçado por um travessão) por chantagem e miopia ambiental tem forçosamente de ser corrigida. A construção deste travessão a ligar a Cova do Vapor ao Bugio sugere que o seu alargamento para sul seja transformado numa plataforma que poderá ser estudada como estrutura para a base do AEROPORTO DO BUGIO.
6
Aeroporto do Bugio Esta plataforma que tem possibilidade de expansão de acordo com as necessidades de tráfego aéreo, tem a vantagem de estar situada de modo a possibilitar uma mais fácil conservação do Canal Navegável do Porto de Lisboa, restabelecendo as condições para a Costa da Caparica se autoproteger do Atlântico após as obras marítimas de execução do Aeroporto e, não tem restrinções ambientais de tráfego aéreo por este se realizar sobre mar.
7
Aeroporto do Bugio A construção da plataforma possibilita que o seu lado norte seja um óptimo cais de cruzeiros, o compartilhar as infra-estruturas estes dois sectores do desenvolvimento nacional, o aéreo e o marítimo. A partir desta situação poderemos criar a ligação a Lisboa no enfiamento da CRIL à Trafaria e a ligação TGV à rede Europeia. Esta ideia arrasta a construção de uma marginal Trafaria – Almada e a construção de uma Cacilhas do Futuro nos terrenos da antiga Lisnave.
DISTÂNCIAS ATÉ LISBOA
OS LOCAIS POSSÍVEIS
Santa Cruz Ota Azambuja Alverca Granja Portela Tires Porto Alto Montijo Rio Frio Fonte da Telha Marateca Bugio
47 45 46 20 22 8 19 27 9 29 18 44 5
8
Aeroporto do Bugio Á semelhança da utopia do século XX, plano do Arq. Cassiano Branco para a Costa da Caparica, o Aeroporto do Bugio poderá ser considerado tema do século XXI para a mesma zona, no século XXII alguém poderá fazer o balanço das duas que se podem conjugar por um Aeroporto não ser só um lugar de chegada e partida de aviões, mas também o centro de uma grande urbe em desenvolvimento que neste caso será uma das grandes urbes de turismo de qualidade da Europa.
Este esquema Talvez valha a pena Para um futuro Menos escuro. Nunes dos Santos
9