Jornal do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre - Ano XXIII - Edição 269
EDITORIAL
Plano de carreira da TAP M&E Brasil frustra trabalhadores O clima na TAP M&E Brasil não está bom e isso é uma contradição enorme, pois a empresa conseguiu superar seus problemas com a Receita, o ,166RGp¿FLWRSHUDFLRQDOWHP FRQTXLVWDGRQRYDVFHUWL¿FDo}HVH clientes. Nada disso seria possível sem o apoio dos funcionários, que aceitaram durante vários meses reduzir sua jornada e seus salários, para que a empresa WLYHVVHFRQGLo}HVGHVDQDUVXD FULVH¿QDQFHLUD26LQGLFDWRD Fentac/CUT e a própria CUT também apoiaram a TAP Brasil junto ao governo, em prol de uma negociação que representasse a manutenção do seu contrato com a Força Aérea Brasileira e a renegociação de suas dívidas. O clima na TAP Brasil era para estar bom porque a empresa apresentou aos funcionários o tão esperado Plano de Carreira. Mas a TAP Brasil deve ter imaginado que agora trabalhadores e entidades sindicais não eram mais tão importantes e resolveu entornar o caldo, agindo de forma impositiva. Só isso para explicar um plano de carreira que, ao invés de constituir-se em um cenário estimulador para os funcionários, resulta em frustração, rebaixamentos, confusão inclusive das gerências, que ainda estão tentando decifrá-lo. Só a falta de sensibilidade dos gestores da TAP Brasil pode explicar esse clima de insatisfação, no qual o Café no Pátio não precisa ser nem
convocado. Ninguém está entendendo nada e todos querem uma satisfação. Querem respostas para o fato de, com o plano de carreira, os trabalhadores que atuam há décadas como mecânicos terem sido rebaixados DDUWt¿FHV(SDUDRIDWRGHTXH FRPUDUDVH[FHo}HVRSODQR prejudicou a todos(as). E ainda para a novidade de terem de ser revistados, junto com seus carros, todos os dias, desde terça-feira, ao entrar na TAP Brasil. 26LQGLFDWRUHÀHWLXVHR procedimento deve-se a uma tentativa de impedir a entrada de carro de som no pátio da empresa. Mas sendo essa a questão, o diálogo com a entidade não seria
Henri Rupp/Sindicato
uma alternativa melhor, ao invés de constranger funcionários, alguns com mais de vinte anos de casa? Como calar essa decepção? A vice-presidente Gláucia Loureiro veio à Porto Alegre e entrevistou individualmente uma parte dos funcionários para apurar as G~YLGDVHUHFODPDo}HV Os trabalhadores que ainda não foram ouvidos devem formalizar SRUHVFULWRVXDVFRQVLGHUDo}HVH descontentamentos e encaminhálos ao setor de Recursos Humanos da empresa. O Sindicato espera que as palavras dos trabalhadores sensibilizem a empresa e que ela reveja sua posição em relação ao plano de carreira.
Aposentados fazem vigília por decisão favorável do STF Aposentados, pensionistas e trabalhadores na ativa, com o apoio do Sindicato, realizaram ato nesta terça-feira (10/11), no aeroporto Salgado Filho. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que vota nesta quarta-feira (11/11) o caso Aerus, em prol dos benefícios dos participantes do fundo. Durante mais de duas horas, os manifestantes realizaram passeata e ato no aeroporto. Entoando palavras de ordem, eles foram recebidos com aceitação pelos passageiros e chegaram a deitar no chão do saguão de embarque em protesto e homenagem àqueles que faleceram sem que a Justiça chegasse a uma decisão. Os aposentados distribuíram folhetos aos passageiros explicando os motivos da intervenção no Aerus e alertando
TAM elege CIPA $VHOHLo}HVGD&,3$ (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na TAM em Porto Alegre serão realizadas nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Serão eleitos quatro titulares e quatro suplentes. O resultado será divulgado no dia 26 de novembro, e a posse da gestão 2009/2010, no dia 21 de dezembro.
VREUHRVHUURVGH¿VFDOL]DomR da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) nos fundos de pensão. A Comissão de Aposentados do RS organizou o ato. Cerca de dezoito mil exfuncionários da Varig e Transbrasil aguardam pela decisão do STF, sobre se o governo deve garantir 100% dos benefícios de aposentadoria e pensão. Cerca de trezentos inativos da Varig já morreram esperando esta decisão. O governo é responsabilizado na ação movida pelos sindicatos de trabalhadores por ser UHVSRQViYHOSHOD¿VFDOL]DomR dos fundos de previdência complementar no país. A Varig recolhia o dinheiro dos funcionários, mas não repassava para o Aerus, com o aval da SPC. )RUDPUHQHJRFLDo}HVLOHJDLV ressaltam os aposentados, até a liquidação dos fundos. RECADASTRAMENTO - O Aerus informa que concluiu 11.200 recadastramentos, que representam 52% do total de participantes. A maioria, contudo, foi rejeitada por problemas de informação, ou nos documentos. Os participantes devem acessar o site www.aerus.com.br, para efetivar seus cadastros, ou consultar a situação do seu processo. Quem não tiver seu recastramento aprovado até 30 de novembro terá seus pagamentos suspendidos a partir de dezembro.
SIPAT no Aeroporto Salgado Filho
EXPEDIENTE
O Sindicato convida a categoria a prestigiar a SIPAT 2009 - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que será realizada de 16 a 20 de novembro, no Espaço Cultural localizado no Pavilhão Térreo do TPS1 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. $RORQJRGRHYHQWRVHUmRUHDOL]DGRVVHPLQiULRVH[SRVLo}HVSHoDV WHDWUDLVHRXWUDVDSUHVHQWDo}HVDUWtVWLFDV'HVHJXQGDDTXLQWDIHLUDDV atividades da SIPAT acontecem das 9h30min às 11h30min. Na sextafeira (20/11), das 9 horas às 11h30min. O Sindicato participa da SIPAT.
Informes da campanha salarial Os sindicatos cutistas e a Fentac/CUT reúnem-se com o SNEA, que representa as empresas aéreas, no dia 18 de novembro. As entidades esperam que, na ocasião, as empresas apresentem sua proposta de reajuste para a renovação da Convenção Coletiva. No dia 10 de novembro, a direção do Sindicato esteve no Rio de Janeiro, para participar de reunião com representantes do SNETA (Táxi Aéreo), mas a agenda, que seria a primeira desta campanha, foi desmarcada pelo sindicato patronal, de última hora. Ainda não há agenda entre sindicatos de trabalhadores e a entidade que representa as empresas de serviços auxiliares.
Curtas METALÚRGICOS - O Sindicato acompanhou o processo eleitoral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande POA, realizado entre os dias 3 e 6 de novembro. A chapa única foi vitoriosa, obtendo aprovação de cerca de 97% dos votos válidos. Os metalúrgicos são parceiros de luta da nossa categoria em Porto Alegre, desde a fundação do nosso Sindicato. MARCHAS - O Sindicato participa, com uma delegação de quatro representantes, da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora. O ato, promovido pela CUT e outras cinco centrais sindicais, acontece no dia 11 de novembro, em Brasília, para defender as bandeiras dos trabalhadores. O Sindicato também participa, no dia 20, da Marcha dos Sem e da Marcha Zumbi dos Palmares, promovidas pelos movimentos sociais e CUT RS. 14 BIS - O espaço cultural estará aberto nesta sexta-feira (13/11), a partir das 17 horas. O Sindicato espera os associados, dependentes e convidados para curtir essa “sexta-feira 13”. Se beber, não dirija.
Aerofolha é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre Rua Augusto Severo, 82 - São João - Porto Alegre - RS - CEP 90240-480 - Fone/Fax: 51 3343-4302 www.aeroviarios.org.br -
[email protected] - Diretor de Imprensa: Henri Rupp (
[email protected]) 3URMHWRJUi¿FRHHGLWRUDomRAgência Virya (www.virya.net -
[email protected] - Tel.: 51 4062-9991). O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato. Editado em 11/11/2009. Tiragem: 1,5 mil exemplares.