Ano XXIII - Edição 244
Sindicato propõe consulta à AirSpecial
TAP e trabalhadores são recebidos na Fazenda Marcello Casal Jr./Abr
O Sindicato propôs à direção da AirSpecial que seja realizada uma pesquisa, coordenada por empresa e entidade, junto aos trabalhadores, para obter informações sobre o interesse dos funcionários em vender ou não parte de suas férias. O Sindicato aguarda uma resposta. O objetivo é evitar uma ação contra a empresa na Justiça, ou denúncia aos órgãos competentes. Segundo vários aeroviários, a empresa tem exigido que os trabalhadores abram mão de dez dias de férias, por estar com um quadro funcional reduzido. É direito do trabalhador gozar trinta dias, ou vender dez dias
de suas férias, e prerrogativa da empresa comprar esses dez dias, ou não. A negociação, contudo, não pode ser feita por coação, ou imposição da empresa. Oportunidade - A AirSpecial está com processo seletivo aberto para o Curso Básico em Segurança da Aviação Civil - AVSEC. Os interessados devem comparecer no escritório da empresa (antigo aeroporto, sala 296), a partir de segundafeira (4/5), das 14 às 17h30min. Com o curso, o Sindicato tem expectativa de que o número de funcionários na empresa será ampliado e, consequentemente, reduzida a sobrecarga de trabalho.
Mulheres sempre na luta Sindicato realiza atividade nesta quinta, em homenagem às mulheres
O Sindicato convida para coquetel em homenagem ao Dia Nacional das Mulheres, nesta quinta-feira (30), às 17 horas, no espaço 14 Bis. Os convites podem ser retirados na sede, ou com a direção da entidade. Além da confraternização, haverá palestra, às 18 horas, sobre drogas na adolescência. A palestra será ministrada pelo Dr. Carlos Alberto Santetti, psicanalista que realiza o tratamento de jovens e adultos na comunidade terapêutica Novos Rumos, que atua na recuperação de dependentes químicos.
Segundo Iolanda Pires, coordenadora da comunidade, o objetivo é informar aeroviárias(os) e convidados sobre os sintomas iniciais da dependência, visando a prevenção e recuperação de crianças e adolescentes. Ausência paterna, traumas e genética são fatores que ampliam as chances de abuso. Crianças a partir de doze anos já estão na mira deste problema. Mulheres e homens sofrem quando confrontados com essa situação, mas expressam-se diferente. A comunidade atende em duas unidades, há nove anos. Os telefones de contato são (51) 3228-9007 e 3225-0587.
A direção da TAP M&E Brasil foi recebida, no dia 27 de abril, pelo secretárioexecutivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado (foto). O presidente do Sindicato, Celso Klafke, representou os trabalhadores na reunião, ao lado do vice-presidente da CNTT/CUT, Eduardo Guterra. A vice-presidente de Finanças da TAP, Glaúcia Loureiro, defendeu a proposta de renegociação da dívida da empresa. Machado elencou dificuldades do governo em aceitar a proposta e sugeriu à TAP um estudo sobre o novo Refis. No dia 5 de maio, está prevista reunião com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, sobre o mesmo tema.
Liberdade tarifária é debatida com SNEA Nesta quarta-feira (29) há reunião, na sede do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), no Rio, com representantes dos sindicatos de trabalhadores e da Fentac/CUT. A agenda faz parte do cronograma de reuniões bimestrais entre as entidades. Serão debatidos eventuais problemas no cumprimento da CCT nos estados e a política de liberdade tarifária com Estados Unidos e Europa implementada pela Anac recentemente.
FSST marca dia mundial em memória às vítimas de doenças e acidentes no Trabalho cartazes, declinou. O apoio estava condicionado à inscrição, nos materiais de divulgação do evento, da logomarca do governo em destaque e da palavra “convida”, de forma a comunicar que a iniciativa era do governo, quando na realidade ela é do movimento sindical com o apoio de entidades de Saúde dos governos. O FSST não aceitou a mudança na arte e os recursos, oriundos de verbas estaduais destinadas à ações de formação e qualificação em prol da Saúde do Trabalhador, não foram repassados para o evento. Há quatro anos a data é lembrada com ações do FSST no Centro de Porto Alegre. O Sindicato integra o FSST desde 2003.
Em busca de novos cooperados
Sindicato comemora 24 anos em maio
A Cooptrans está em campanha para integrar novos sócios. Cerca de cem aeroviários e trezentos metroviários já participam do projeto de crédito solidário. Para se tornar um cooperado basta a aquisição de cotas junto à entidade, que remunera em 1% ao mês as suas aplicações. A Cooptrans também tem o importante papel de fortalecer práticas de sustentabilidade e solidariedade, como a poupança, junto aos trabalhadores. O posto da cooperativa no Sindicato atende às terças e quintas-feiras, das 12 às 18 horas. O telefone de contato é (51) 3343-8552 e 9895-4947, e o e-mail bianca.cooptrans@hotmail. com.
O Sindicato convida os associados(as) a participar, no dia 29 de maio, a partir das 20 horas, da festa em comemoração aos 24 anos de fundação da entidade. Os convites para o evento serão vendidos de forma antecipada, e não haverá compra no local. Na tradicional festa com pão, salsichão e chope à vontade, são esperados mais de 700 pessoas, entre sócios e convidados. Por medida de segurança, não é permitida entrada com canecos. O encerramento da comemoração é previsto para às 2 horas da manhã. Os ingressos estarão disponíveis nos próximos dias. Os valores serão os mesmos do ano passado.
EXPEDIENTE
O Sindicato participou, no dia 28, das atividades em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao Trabalho, realizadas pelo Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST), no dia internacional que marca a data. A ação contou com rádio comunitária, lançamentos de publicações do SES e SRTE/RS, divulgação da campanha pelo banimento do amianto, discussão sobre o Fator Previdenciário e orientações jurídicas. O evento foi realizado no Largo Glênio Peres, pela manhã, em parceria com o Ministério da Saúde e CEVS/RS. A Secretaria da Saúde do governo Yeda, que iria apoiar a atividade na confecção das camisetas e
Má-fé persiste no grupo Aeromot/Fibraer O grupo Aeromot/Fibraer segue demitindo funcionários, agendando e não comparecendo à homologação das rescisões na sede do Sindicato. A direção das empresas também insiste em boatos, imputando no Sindicato a culpa pelas demissões, e induzindo os trabalhadores a erro ao dar instruções sobre os processos de cobrança das verbas rescisórias. O Sindicato reafirma que está do lado do trabalhador e que não pode ser responsabilizado por demissões, quando a prerrogativa deste ato cabe exclusivamente às empresas. O comportamento da direção do grupo Aeromot/Fibraer é de má-fé e já foi denunciado aos órgãos competentes. A assessoria jurídica do Sindicato está à disposição dos aeroviários interessados em ingressar com ações individuais contra as empresas.
Assembléia irá eleger delegados O Sindicato convoca os associados para assembléia geral extraordinária no dia 7 de maio, às 17 horas, na sede da entidade. O objetivo é a escolha dos delegados que irão representar os aeroviários gaúchos no 12º Congresso Estadual da CUT (CECUT) e no 10º Congresso Nacional da CUT (CONCUT).
Aerofolha é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre
1º de Maio Internacional dos Trabalhadores A CUT convida para a 12ª Romaria dos Trabalhadores(as), no Parque de Eventos Ireno Michel (RS 118 - Gravataí), das 8 às 16h.
Rua Augusto Severo, 82 - São João - Porto Alegre - RS - CEP 90240-480 - Fone/Fax: 51 3343-4302 www.aeroviarios.org.br -
[email protected] - Diretor de Imprensa: Henri Rupp (
[email protected]) Projeto gráfico e editoração: Agência Virya (www.virya.net -
[email protected] - Tel.: 51 4062-9991). O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato. Editado em 29/04/2009. Tiragem: 1,5 mil exemplares.