Aerofolha 231

  • Uploaded by: Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aerofolha 231 as PDF for free.

More details

  • Words: 894
  • Pages: 2
Ano XXII - Edição 231

CAMPANHA SALARIAL 2008/2009

Aeroviários conquistam reajuste superior à inflação Êxito é fruto da tenacidade da categoria e da unidade dos trabalhadores na campanha salarial Os aeroviários de Porto Alegre aprovaram, nesta segunda-feira (22/12), em assembléia geral realizada na frente da VEM, o índice de 8% de reajuste, dando fim a campanha salarial deste ano. O aumento será aplicado sobre todos os itens econômicos da Convenção Coletiva de Trabalho assinada junto ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Os itens sociais foram renovados por dois anos. A campanha salarial deste ano teve início em setembro, com a aprovação da pauta de reivindicações da categoria, que foi unificada em todo país, incluindo também os aeronautas. Durante o mês de novembro, os sindicatos de trabalhadores reuniram-se com a entidade patronal para negociar a assinatura do acordo. Os sindicatos defenderam 13% de reajuste, enquanto as

empresas ofereceram 5%. Ao longo das negociações, o índice avançou até chegar ao percentual estimado de inflação deste ano. Contudo, os trabalhadores, que reduziram a proposta para 10%, não aceitaram os 7,2% oferecidos pelas companhias e iniciaram mobilizações visando uma greve no setor. Frente à negativa, o SNEA, de forma unilateral, cancelou a reunião de negociação que estava prevista. Criado o impasse, com o objetivo de resguardar o interesse público, no dia 19 de dezembro, a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo, Dra. Laura Martins de Andrade, reuniu sindicatos de trabalhadores e o SNEA para mediar um acordo que evitasse a greve. O SNEA apresentou na manhã desta segunda-feira uma nova contraproposta, aceitando o índice de 8% sugerido pela

procuradora, que foi aprovado pelos trabalhadores à tarde. Para o Sindicato, o aumento alcançado demonstra a importância da união dos aeroviários em torno de um objetivo comum. O descontentamento dos funcionários dentro das empresas, os atos nos aeroportos, a cobertura da imprensa, a unidade ao longo das negociações e a rejeição de qualquer proposta que não representasse ganho real nos salários foram fundamentais para esse resultado. Quanto mais unidos e mobilizados estivermos, mais chances temos de reverter irregularidades nas companhias, defender os interesses dos trabalhadores, a segurança no trabalho, condições dignas e respeito dos patrões. A campanha terminou, mas a luta se dá todo o dia, o ano inteiro.

EDITORIAL

Prazer, 2009, aeroviários(as) O ano de 2008 foi um período de muitas lutas em defesa dos trabalhadores aeroviários. Um ano em que o país demonstrou que, mesmo frente a maior crise financeira mundial desde o crash de 1929, a economia brasileira tornou-se forte e estável. Na aviação, grandes desafios são esperados para 2009. O governo acena para a hipótese de privatização dos aeroportos, rechaçada duramente pelos trabalhadores aeroportuários, e caminha para a abertura da concorrência das empresas nacionais com as estrangeiras. O Sindicato está atento e à frente do movimento sindical, junto com as demais entidades sindicais cutistas do setor, em defesa dos interesses dos trabalhadores. Tanto nestas sérias questões de âmbito nacional, incluindo a luta dos aposentados da Varig, Vasp e Transbrasil, quanto nos temas locais, representando a categoria junto as empresas, que insistem em desrespeitar as leis trabalhistas. Você, aeroviário(a), é o que dá sentido a nossa entidade e, por isso, o centro de todas as nossas ações. A direção do Sindicato deseja a todos os colegas no Rio Grande do Sul um grande Natal e um Ano Novo repleto de novas conquistas e de muita força para vencer os desafios. Daqueles que irão se aposentar aos que estão ingressando na carreira, nossa boa sorte e o convite a participar deste espaço de construção coletiva e afirmação da nossa identidade como categoria. Feliz 2009!

23 anos em defesa dos aeroviários gaúchos O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre é uma entidade com base de atuação no território do Rio Grande do Sul, reconhecida por lei como representante dos trabalhadores aeroviários. Nosso Sindicato foi fundado em 27 de maio de 1985, em meio à redemocratização do Brasil. Ao longo desses 23 anos, a entidade tem atuado exclusivamente em prol dos interesses da categoria e da unidade dos trabalhadores, ao lado da CUT, da Fentac, da CNTT, dos sindicatos do setor aéreo e das entidades do ramo dos Transportes. Desde a sua criação, o Sindicato tem pautado-se por lutar de forma coerente e franca, em busca de melhores condições de trabalho e vida para os aeroviários gaúchos. Nossos maiores investimentos são voltados à defesa dos direitos dos trabalhadores e à assistência aos associados. Por isso, temos orgulho de te convidar a filiar-se. Faça parte dessa luta!

Fique sócio Para associar-se ao Sindicato, encaminhe sua filiação na Secretaria da entidade, ou contate um de nossos diretores. Una-se a essa luta! Quanto mais representativo for nosso Sindicato, mais forte será nossa categoria.

Maiores informações pelo fone (51) 3343.4302

www.aeroviarios.org.br Acesse o novo site do Sindicato Notícias Álbum de fotos Vídeos no Youtube Convênios RSS

Expediente

Cadastre-se na nossa newsletter para receber informações no seu e-mail

Aerofolha é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre

Rua Augusto Severo, 82 - São João - Porto Alegre - RS - CEP 90240-480 - Fone/Fax: 51 3343-4302 www.aeroviarios.org.br - [email protected] - Diretor de Imprensa: Henri Rupp ([email protected]) Projeto gráfico e editoração: Agência Virya (www.virya.net - [email protected] - Tel.: 51 4062-9991). O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato. Editado em 22/12/2008. Tiragem: 1,5 mil exemplares.

Related Documents

Aerofolha 231
December 2019 16
231
June 2020 23
231
May 2020 46
231
May 2020 25
231
November 2019 34
231.docx
May 2020 9

More Documents from "Victor Jesus Damian Quispe"

May 2020 40
May 2020 30
May 2020 25
May 2020 34