Ano XXII - Edição 224
CAMPANHA SALARIAL
Empresas não apresentam proposta O representante do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) Odilon Junqueira participou, nesta terçafeira (4/11) de reunião com os sindicatos de trabalhadores do setor aéreo e com a Fentac/ CUT. O objetivo foi dar seqüência às negociações da campanha salarial dos aeroviários e aeronautas, cuja data base é 1º de dezembro deste ano. Acompanhado pela advogada Glória Brasil, assessora jurídica da entidade patronal, Junqueira frustrou a expectativa dos sindicatos cutistas de receber nesta data a contraproposta das empresas do setor para o aumento dos itens econômicos das convenções coletivas de trabalho. Além de não apresentar um documento com essas propostas, Junqueira informou que as empresas e companhias estudam oferecer um reajuste inferior à inflação do último
período. Segundo ele, elas temem os reflexos da crise financeira mundial no mercado do setor aéreo brasileiro. Os representantes dos trabalhadores rechaçaram a hipótese e afirmaram que os trabalhadores, ao contrário das empresas, não tem a quem repassar as diferenças de custos geradas pela perda inflacionárias. “A produtividade e rentabilidade das companhias aéreas foi expressiva, em 2008. E, sempre que as empresas sofrem dificuldades financeiras, seja pelo aumento dos combustíveis, ou de outros custos, elas repassam isso nas tarifas” ponderou o assessor econômico do Sindicato dos Aeronautas Cláudio
Toledo. Segundo os sindicalistas, o argumento do SNEA é inaceitável para os trabalhadores. Os sindicalistas ressaltaram também que, a pior expectativa econômica, prevê um crescimento de cerca de 4% na economia brasileira para o próximo ano, “mesmo com a crise mundial”, ressaltaram. Junqueira comprometeu-se a apresentar a contraproposta das empresas filiadas ao SNEA na próxima reunião da rodada de negociações, no dia 18. O presidente do Sindicato, Celso Klafke, reafirmou que essa proposta precisa contemplar a inflação do período, reposição de perdas e aumento nos valores tanto dos salários, quanto da cesta básica e pisos das categorias. PRÓXIMAS AGENDAS: 12/11 – SNETA 18/11 - SNEA
Assembléia dos Trabalhadores da
Dia: 13/11/2008 Hora: 17h30min Na sede do Sindicato Vamos debater um PLR justo para todos
Solução para o Aerus fica mais próxima Nesta terça-feira (4/11), uma comissão de senadores teve audiência com a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Participaram os parlamentares Álvaro Dias (PSDB-PR), Paulo Paim (PT-RS), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Flávio Arns (PTPR), o advogado do Aerus, Dr. Eduardo Paes, e o advogado previdenciário da Fentac/CUT, Dr. Castaña Maia. A reunião foi fruto das ações da Fentac/CUT na semana passada, buscando agendar essa audiência com a ministra, dentre outros encaminhamentos. Na audiência, a ministra
Agenda O jantar beneficente do projeto Barriga Cheia, previsto para o dia 07/11 foi cancelado. 7 e 8/11 - Seminário da Anapar sobre os fundos de pensão, no Sesc, em Porto Alegre 19/11 - Seminário “Desvendando o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário”, do INST/CUT e Fentac/CUT, no Rio de Janeiro 20/11 - oficina do projeto Vida Viva e da Fentac/CUT, no Rio de Janeiro 21/11 - Abertura do Espaço Cultural 14 Bis, na sede do Sindicato (convites para sócios, no Sindicato - quant. limitada)
Sata não cumpre CCT
informou que a ação movida pela Varig contra a União (referente à defasagem tarifária) será levada a julgamento antes do fim do ano. A decisão será dada em plenário, ou seja, não será monocrática (decidida por apenas um dos ministros do STF), nem em turma. A ministra disse também que irá anunciar seu voto aos demais ministros antecipadamente, a fim de permitir que o tema seja julgado com celeridade, evitando pedidos de vistas após a sessão. Após a audiência, o senador Paim contatou, por telefone, um representante da comissão de aposentados para relatar a audiência.
O Sindicato dialoga com a Sata visando o cumprimento integral dos direitos dos trabalhadores demitidos pela empresa. Os dirigentes sindicais dispensados já foram readmitidos, mas outros funcionários com direito à estabilidade ainda não, de modo que o Sindicato segue sua luta para reintegrá-los. A intenção da entidade é minimizar ao máximo a crise, revertendo, se possível, as demissões realizadas. Salão de festas - Temporariamente, não estão sendo realizadas reservas no salão de festas grande. O espaço está fechado para reformas. O salão pequeno segue disponível.
PLR da TAM mantém-se aquém do esperado A TAM apresentou, nos últimos dias, uma nova proposta de plano de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2008. Nela, o lucro bruto (EBIT) passa a representar 70% do cálculo do PLR; e o Índice de Satisfação do Cliente (NPS), 30%. Na proposta anterior, o cálculo seria feito sobre esses resultados na proporção de 50% cada. Os sindicatos convocam os trabalhadores da TAM para assembléia no dia 13 de novembro, a fim de deliberar sobre a proposta. O valor mínimo de EBIT a ser atingido para o repasse do PLR da companhia é de R$ 217 milhões. O repasse será, neste caso, equivalente a 4,6% do lucro, distribuído entre os trabalhadores. Em relação ao NPS, a meta foi estabelecida em 25 pontos. Se alcançada ou superada essa pontuação, a TAM propõe pagar entre 2% a 2,38% do EBIT. Ou seja, pela proposta, o máximo a ser distribuído será 6,98% do EBIT. Para o trabalhador receber um salário, esse lucro deverá ser de R$ 622 milhões, e o NPS de 28 pontos. Em um cenário com resultados mínimos, o PLR fica equivalente a 34,9% do salário. Os sindicatos cutistas defendem um PLR de, no mínimo, um salário. Para as entidades, “a nova proposta da TAM continua essencialmente igual a anterior, muito distante da vontade dos trabalhadores”.
Expediente
A direção da VEM tem reunião hoje (5/11) com a Unimed, para negociar a renovação do contrato do convênio de saúde dos funcionários. O Sindicato irá procurar os representantes da empresa, tão logo termine a reunião, para obter informações sobre a negociação que interessem aos trabalhadores.
Aerofolha é uma publicação do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre
Rua Augusto Severo, 82 - São João - Porto Alegre - RS - CEP 90240-480 - Fone/Fax: 51 3343-4302 www.aeroviarios.org.br -
[email protected] - Diretor de Imprensa: Henri Rupp (
[email protected]) Projeto gráfico e editoração: Agência Virya (www.virya.net -
[email protected] - Tel.: 51 4062-9991). O conteúdo deste veículo é de inteira responsabilidade da direção do Sindicato. Editado em 05/11/2008. Tiragem: 2,5 mil exemplares.