TÁVOLA REDONDA (Dr.Jorge Adoum – Mago Jefa)
Ao redor da Távola redonda devem se reunir sete ou mais membros, cada um com seu nome místico ou simbólico. Na Távola redonda não existem nomes pessoais. Quando numa reunião faltar algum irmão, deve-se deixar sua cadeira vazia; e os presentes pensam no irmão que faltou e este irmão, onde estiver, deverá estar pensando na reunião. Constam a reunião de 2 partes: 1ª Parte - deve ser de uma leitura ou palestra sobre assunto espiritual, com comentários dos irmãos que quiserem fazê-los. 2ª Parte - consta do seguinte: a - Começar com a grande invocação que todos devem fazê-la em uma só voz comandada pelo dirigente. Em cada reunião, cada irmão assumirá a direção do trabalho, começando na direção dos ponteiros do relógio. b - focalizar o motivo da reunião que deve ser para o bem geral do mundo, de uma coletividade. Os irmãos escolhem o assunto. Depois de escolhido, o dirigente deve começar por ele mesmo a: 1ª Ronda: na qual deve ser abordado o “Panorama” do assunto escolhido. Em seguida o irmão da esquerda continuará também abordando o assunto; em seguida ao outro irmão, até terminar a 1ª Ronda. Cada um dos irmãos deve emitir sua opinião, sua idéia e a explicará durante até cinco minutos. Nesta 1ª Ronda, deve-se tratar apenas o “Panorama” do assunto, isto é, o que se está vendo, e presenciando, sem atacar nem discriminar quem quer que seja. Se o irmão não quiser expor sua opinião poderá comentar ou concordar com que o irmão o anterior disse. 2ª Ronda: devem ser comentar as “CAUSAS”, também sem ataques. O dirigente detalhará as causas do assunto tratado. Em seguida o irmão da esquerda. Cada irmão emitirá sua opinião até terminar a 2ª Ronda. 3ª Ronda: constará do “REMÉDIO”, ou em que se pode ajudar. O dirigente começará por explicar quais as providências que se pode tomar para ajudar. Em seguida falará o irmão da esquerda e os demais até terminar a 3ª Ronda. Em seguida o dirigente deverá formular uma AFIRMAÇÃO SÍNTESE do REMÉDIO ou PROVIDÊNCIA. Esta afirmação deve ser dita pelo dirigente e repetida em voz alta por todos irmãos,3 vezes. ATENÇÃO: É muito importante ter um papel e anotar sumariamente tudo o que foi dito pelos irmãos e como ficou resolvido. É sempre o dirigente que faz as anotações à medida que os irmãos vão apresentando as suas opiniões sobre o assunto tratado.
Uma vez terminados os apontamentos, procede-se ao fechamento do trabalho, que consiste na invocação menor. E ao terminar a invocação cada irmão volta-se para o exterior (de costas para a mesa) e BENDIZ O MUNDO TRAÇANDO A ESTRELA MICROCÓSMICA DE CIMA PARA BAIXO. Depois o dirigente queima o papel, legando os desejos e ordens aos elementais ... e agradecendo. URGENTE, MUITO URGENTE E IMPORTANTE: uma vez fora da reunião, NUNCA, JAMAIS, comentar - nem mesmo entre os próprios irmãos, o que foi tratado na reunião. Durante o intervalo de uma reunião à outra, deve cada irmão repetir silenciosamente, sempre que possível a afirmação feita na reunião. NÃO SE DEVE CRITICAR OU MENOSPREZAR A NINGUÉM, À COISA ALGUMA DURANTE A EMISSÃO DAS OPINIÕES DE CADA IRMÃO. Esta reunião pode ser realizada uma vez por mês ou por semana ou de quinze em quinze dias, segundo o desejo de SERVIR. Os irmãos neste trabalho se convertem em instigadores ou salvadores impessoais.O TRABALHO DEVE SER INCÓGNITO E IMPESSOAL que, “nem a mão direita saiba o que a esquerda fez”. Esta é a lei do triunfo, não do triunfo pessoal, e sim do triunfo final do bem para todos. GRANDE INVOCAÇÃO Oh, Tu poder supremo sustentador do universo de quem tudo procede e a quem tudo há de voltar, mostra-nos a verdadeira face do sol espiritual, agora oculto sobre áureo disco, para que possa amos conhecer livremente a verdade e realizar completamente a obra que tu nos a assinalaste desde o princípio! Oh, Tu saber supremo e realizador dotado de toda perfeição, que moras em nosso coração, que o universo goze sempre de paz e prosperidade! Torna-nos hábeis e experimentados em todas as coisas e bendize-nos o Dom da tua infinita sabedoria, assim como uma longa vida a teu serviço e imaculada pureza de coração, saúde e fortaleza abundante invencível, para que possamos realizar a tarefa que tu nos assinalaste! Desperta nosso ouvido interno para que possamos permanentemente ouvir a voz interior, a fim de que nossas decisões sejam acertadas e frutíferas, e para que possamos derramar a verdadeira sabedoria pelo mundo! E que todos os homens santos e perfeitos da terra que se esforçam em derramar pelo mundo a eterna luz e a eterna sabedoria, bendigam nossos esforços! Oh, Tu amor supremo, presta-nos teu auxílio e a tua presença para se fazerem eficientes nosso humildes trabalhos! que as força Que as forças da grande fraternidade branca do amor triunfem sobre os inimigos da luz, e que o amor de Cristo nosso senhor, se acenda inextinguível em todos os corações! Amem. Assim Seja!
INVOCAÇÃO MENOR Impetramos o infinito poder do altíssimo e o auxílio das invisíveis presenças aqui congregadas e o de todos os irmãos da fraternidade branca, para que sua divina sabedoria, seu infinito amor e sua energia inefável ilumine a todos os governantes, para que seus atos se inspirem na mais estrita justiça, na mais completa retidão e no mais completo desinteresse, buscando impessoalmente só o bem dos demais e seguindo os mais elevados preceitos da moral e da virtude. Que o divino construtor do universo guie seus corações e os guie pelo reto caminho do dever, afim de que a boa vontade pura e suprema entre governantes e governados se converta em bem universal! Invocamos o supremo auxílio do altíssimo e a cooperação de suas invisíveis hostes aqui congregadas, para que todos os nossos irmãos gozem sempre de paz, prosperidade, felicidade abundância, e para que desfrutem da saúde, da fortaleza e da harmonia necessárias, afim de que todos possamos realizar eficientemente todo trabalho para que o reino do céu se manifeste na terra! Amem. Assim Seja! Terminada todos se voltam para o exterior, e com a mão direita traça o signo da estrela microcósmica, bendizendo mundo; completa com uma pequena cruz no centro da Estrela.