REDAÇÃO Professora Rosane Reis
MÓDULO 1 A Arte de Escrever – Parte 1
A ARTE DE ESCREVER
REDAÇÃO
TÉCNICA TALENTO
COMO ESCREVER BEM NO CONCURSO?
Substituindo criatividade por técnica
Por que a necessidade de boa composição? Escrever é uma atividade social indispensável.
A linguagem escrita é bem menos eficiente que a oral.
Logo, escrever bem é resultado de uma técnica elaborada que precisa ser adquirida com muito treino. O desaparecimento dos gestos e das variações ou inflexões do tom da voz nos atos de fala precisa ser suprido por vários recursos na escrita. As pausas, a entonação e o ritmo da fala, por exemplo, precisam ser substituídos pelos sinais de pontuação Escrever um saber linguístico que extrapola o domínio verbal do uso cotidiano e exige o conhecimento das regras gramaticais.
É o conjunto de regras de um dado idioma relativas aos sons da fala, às formas dos vocábulos e a combinação e posição destes nos enunciados. A gramática se subdivide nos seguintes tópicos: Fonologia Ortografia Morfologia Sintaxe
DISTRIBUIÇÃO METÓDICA E COMPREENSÍVEL DE IDEIAS
IMPORTANTE LEMBRAR A prova de redação é uma situação de comunicação artificial. O texto nos é imposto por uma banca Somos incitados a escrever sobre um tema de que talvez nem tenhamos tanto conhecimento Expomos o assunto num lugar e vamos ser lidos em outro O ambiente não está integrado em nossas palavras como elemento funcional A comunicação linguística está desligada da ocasião e do espaço de interlocução, o que faz com que tenhamos uma experiência de linguagem a que devemos nos adaptar.
Logo,
devemos nos desligar daquele ambiente e tentar nos imaginar na situação comunicativa que a banca propôs.
SITUAÇÕES A QUE VOCÊ TEM DE SE ADAPTAR A exposição escrita faz ressaltar certos defeitos do texto que numa situação de comunicação oral não aconteceriam, como: A LETRA A ORTOGRAFIA AS MARGENS DO TEXTO A ESTRUTURA DE PARÁGRAFOS
As frases têm de ser mais logicamente construídas, porque não contamos com a ajuda do ambiente, dos gestos e da entonação.
Um homem pede a mão em casamento de sua namorada. Na sequência dos dias, ela faz todo tipo de serviço doméstico: lava roupa no tanque, passa roupa numa tábua e faz comida. Então, encostada no fogão, mexendo uma panela, ela pensa que havia entendido o motivo de o namorado ter pedido sua mão, afinal, sem ela nenhum serviço de casa seria feito. Ele, é ckaro, na concepção dela, quer uma mulher que cuide dos afazeres do lar que eles vão constituir.