A Testemunha Fiel e Verdadeira Rev. William Soto Santiago, Ph.D. Domingo, 04 de dezembro de 2005 Goiânia-GO, Brasil
NOTA AO LEITOR: Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem tal como foi pregada. Portanto, qualquer erro neste livreto é estritamente erro de transcrição e impressão; e não deve ser interpretado como erro da Mensagem. Este livreto só deve ser usado para estudos pessoais até que seja editado e publicado formalmente. O texto contido nesta Conferência pode ser verificado com as gravações do áudio ou vídeo no site: www.missaoapocaliptica.com.br
26
William Soto Santiago
E pessoas que lhes ajudarão? Também há pessoas que lhes ajudarão e cuidarão de vossas roupas. Há ministros também que lhes batizarão? Há ministros também que lhes batizarão. Portanto, bem podem ser batizados em água no Nome do Senhor Jesus Cristo. E que Jesus Cristo lhes batize com Espírito Santo e Fogo, e produza em vocês o novo nascimento. No Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. E continuaremos nos vendo nestes corpos; e quando tenhamos o novo corpo, nos continuaremos vendo também por toda a eternidade no Reino de Jesus Cristo nosso Salvador. Que Deus continue abençoando a todos. No Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém e amém. Conosco novamente o Reverendo Salomão Cunha para lhes indicar para onde caminhar para colocar as roupas batismais e serem batizados em água no Nome do Senhor Jesus Cristo. Muito obrigado por vosso amável atenção e continuem passando um dia cheio das bênçãos de Jesus Cristo nosso Salvador. Os que estão em outras nações também podem ser batizados em água, onde vocês se encontram, pois há batistérios e ministros que lhes batizarão, e roupas batismais também. E que Cristo lhes batize com Espírito Santo e Fogo, a vocês também, que estão em outras nações. No Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. Conosco o reverendo Salomão Cunha para continuar. “A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA”.
A Testemunha Fiel e Verdadeira Rev. William Soto Santiago, Ph.D. Domingo, 04 de dezembro de 2005 Goiânia-GO, Brasil Muito bom dia, amados amigos e irmãos presentes, e os que estão através da internet ou do satélite, lá em Porto Rico, no México, e nas demais nações da América Latina e do Caribe; e também na América do Norte, na África e demais nações. É uma grande bênção estar com vocês nesta ocasião, para compartilhar com vocês uns momentos de companheirismo em torno da Palavra de Deus e Seu Programa correspondente a este tempo final. Para esta ocasião leiamos no livro do Apocalipse, capítulo 3, versículo 14 em diante, onde diz: “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. Que Deus abençoe nossas almas com Sua Palavra e nos permita entendê-la. Nosso tema é: “A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA”. Através de todo o livro do Apocalipse encontramos a um personagem falando. Esse personagem que fala é o Espírito Santo de era em era. Ele se identifica como a Testemunha fiel e verdadeira. Ele se identifica em Apocalipse, capítulo 2, versículo 1, como o que tem as sete estrelas em Sua Direita. Apocalipse 2, versículo 1, diz: “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro” E depois no versículo 7, diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
4
William Soto Santiago
E agora, tudo o que disse aqui em Apocalipse capítulo 2, versículo 1, onde se identifica como o que tem as sete estrelas em Sua Destra e fala todas estas coisas, depois diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. É Cristo em Espírito Santo no meio da Sua Igreja, falando-lhe a Sua Igreja de era em era. No meio de Sua Igreja Cristo tem estado velado e revelado no Anjo Mensageiro correspondente a cada era, e conseqüentemente, tem estado também em Sua Igreja de era em era. Agora, vejamos o que nos diz em São Mateus, capítulo 28, versículo 18 ao 20: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Amém. E agora, Jesus Cristo prometeu estar com Sua Igreja e conseqüentemente, no meio de Sua Igreja todos os dias até o fim do mundo. Ele também disse: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. [São Mateus 18:20]. E agora, Jesus Cristo, a Testemunha fiel e verdadeira estaria no meio da Sua Igreja em Espírito Santo, falando-lhe a Sua Igreja e guiando a Sua Igreja. Vejamos também em São Marcos, capítulo 13, versículo 9 ao 11, diz: “Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho”. E agora, para testemunho aos governadores e reis, os discípulos do Senhor Jesus Cristo, os crentes em Cristo serão levados ante reis e governadores. “Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações. Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.”
A Testemunha Fiel e Verdadeira
25
nho público de sua fé em Cristo, aceitando-o como seu único e suficiente Salvador. Repitam comigo esta oração: Senhor Jesus Cristo venho a Ti dando testemunho público de minha fé em Ti, nasceu Tua fé em mim, à medida que escutava Tua Palavra sendo pregada, Teu Evangelho; creio em Ti de todo coração, creio em Tua morte na Cruz do Calvário, como o Sacrifício da Expiação por meus pecados, e dou testemunho público da minha fé em Ti e Te aceito como meu único e suficiente Salvador. Reconheço que sou pecador, Rogo-te me perdoes e com Teu Sangue me limpa de tudo pecado, e me batiza com Espírito Santo e Fogo, e produza em mim o novo nascimento. Em Tuas Mãos encomendo minha alma; depois que seja batizado em água em Teu Nome, Senhor, batiza-me com Espírito Santo e Fogo. Em Tuas Mãos encomendo minha alma. Salva minha alma, eu Te rogo em Teu Nome eterno e glorioso, Senhor Jesus Cristo. Amém e amém. E agora com nossas mãos levantadas ao Céu, todos dizemos: O Sangue do Senhor Jesus Cristo me limpou de todo pecado! O Sangue do Senhor Jesus Cristo me limpou de todo pecado! O Sangue do Senhor Jesus Cristo me limpou de todo pecado! Amém e amém. E agora que vocês aceitaram a Cristo como Salvador, e deram testemunho público de vossa fé em Cristo, me dirão: “Escutei a pregação do Evangelho, nasceu a fé de Cristo em minha alma, e dei testemunho público de minha fé em Cristo, aceitando-o como meu único e suficiente Salvador. Ele disse: ‘O que crer,’ eu já cri, ‘e for batizado, será salvo.’ Me falta ser batizado em água em Seu Nome, e quero ser batizado o mais rápido possível, quando me podem batizar?” É a pergunta desde o profundo de vossa alma. Porquanto vocês creram em Cristo de todo coração e o receberam como Salvador, bem podem ser batizados em água em Seu Nome nestes momentos. E que Jesus Cristo lhes batize com Espírito Santo e Fogo, e produza em vocês o novo nascimento. No Nome do Senhor Jesus Cristo. E a vossos familiares, Cristo os traga a Seus Pés e lhes dê a salvação e Vida eterna. No Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. Para que estejam com vocês eternamente no Reino de Cristo. E agora, pergunto ao reverendo Salomão Cunha se há água: Há água, há batistérios. Há roupas batismais? Há roupas batismais também. Há vestiários, lugar onde se colocar roupas batismais? Também há.
24
William Soto Santiago
32 ao 33. “Mas o que me negar diante dos homens, eu lhe negarei diante de meu Pai que está nos Céus”. Se quisermos que Cristo nos confesse diante do Pai Celestial, temos que o confessar publicamente diante dos homens, dando testemunho público de nossa fé em Cristo, aceitando-o como nosso único e suficiente Salvador. Para o qual você tem a oportunidade nesta ocasião, se ainda não recebeu a Cristo como Salvador. Os que estão em outras nações também têm a mesma oportunidade. Vamos ficar em pé para orar. Se faltar alguma pessoa por vir, pode vir. Cristo não se envergonhou de nós para morrer na Cruz do Calvário. Portanto, nós não podemos nos envergonhar de Cristo para aceitá-lo como nosso Salvador. É Vida eterna o que Cristo dá a toda pessoa que o aceite como seu único e suficiente Salvador. Vimos aos Pés de Cristo e entregamos nossa vida a Cristo, em alma, espírito e corpo, para que Ele nos dê a salvação e Vida eterna, para que Ele salve nossa alma. Já estamos para orar pelas pessoas que vieram aos Pés de Cristo. Se faltar alguém para vir aqui presente ou em alguma outra nação que está através da internet ou do satélite, pode vir. Os que estejam em Porto Rico também podem continuar vindo aos Pés de Cristo, na República Mexicana também, em todo o Brasil também, na Colômbia também, e no Peru também, na Bolívia também, no Equador também, no Chile também, no Paraguai também, na Argentina também, no Uruguai também, na América do Norte também, na África também, e em todas as demais nações, na República Dominicana também, em todo o Caribe também; em todos os países que estão escutando nestes momentos, podem vir aos Pés de Cristo para aceitá-lo como vosso único e suficiente Salvador, para que Cristo lhes dê a Salvação e Vida eterna. Deus nos deu Vida eterna, e esta Vida está em Seu Filho, em Jesus Cristo, para o qual aceitamos a Cristo e Ele nos dá a Vida eterna. Vamos já orar por todos. Se faltar alguém por vir, pode vir. Vamos já orar, vamos levantar nossas mãos ao Céu a Cristo, e repitam comigo esta oração, nossos olhos fechados. Também os que estão em outras nações com suas mãos levantadas ao Céu, repitam comigo esta oração os que vieram aos Pés de Cristo para dar testemu-
A Testemunha Fiel e Verdadeira
5
E agora, sendo que Jesus Cristo estaria no meio da Sua Igreja todos os dias até o fim do mundo, Ele seria o que falaria por meio de pessoas aos reis, aos governantes, e também nas sinagogas, aos sacerdotes das sinagogas, falaria quem? Jesus Cristo em Espírito Santo através dos Apóstolos e demais Mensageiros que Ele enviaria à Sua Igreja, e por meio deles se manifestaria. Diferentes Anjos Mensageiros, Ele teria em Sua Igreja de era em era; bem como no Antigo Testamento Deus por meio de Seu Espírito Santo falou ao povo hebreu através dos Profetas, e os Profetas vieram a ser o véu de carne, no qual estava Deus por meio de Seu Espírito Santo falando. Portanto, a Testemunha fiel e verdadeira no Velho Testamento falou através dos Profetas. E agora, em Hebreus, capítulo 1, e também em Zacarias, capítulo 7, nos diz da seguinte maneira... Zacarias, capítulo 7, versículos 11 ao 12, diz: “Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito...” Deus envia Sua Palavra ao Seu povo, por meio de Seu Espírito, que é o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto, Cristo em Seu corpo angelical, o qual é a Testemunha fiel e verdadeira. Diz: “... mediante os profetas que nos precederam (ou seja, que o Espírito Santo falava por meio dos Profetas primeiros); veio a grande ira do Senhor dos Exércitos”. Para todos aqueles que não querem escutar a Voz de Deus por meio de Seu Espírito Santo através de Seus Profetas, o que vêm? A ira de Deus. Mas para os que escutam a Voz de Deus, a Voz da Testemunha fiel e verdadeira, o que vêm? A bênção de Deus. Tão simples assim. E agora, encontramos em Hebreus, capítulo 1, as palavras de São Paulo com relação a este tema, nos diz: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas...”
6
William Soto Santiago
Como Deus falou ao povo hebreu? Por meio dos Profetas. Foi Deus por meio de Seu Espírito Santo falando ao povo hebreu através de Profetas, através de homens onde Ele colocou Seu Espírito e colocou Sua Palavra na boca desses Profetas “... nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo...”. E agora, encontramos que São Paulo nos diz que nestes Últimos Dias nos falou pelo Filho, ou seja, por Jesus Cristo. Nos dias de Jesus começaram os Dias Últimos. E por isso São Paulo diz: “Nestes Últimos Dias”. Um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. Portanto, os Últimos Dias diante de Deus para os seres humanos são os milênios últimos que começaram no tempo de Jesus Cristo. E ainda estamos vivendo nos Últimos Dias diante de Deus, que para os seres humanos são os últimos milênios. E em qual dos Últimos Dias estamos vivendo diante de Deus? No último, no Último Dia, que para os seres humanos é o último milênio. E agora, encontramos que o Deus criador dos Céus e da Terra, falou por meio de Seu Espírito Santo, o qual é o Anjo do Senhor. Um espírito é um corpo angelical de outra dimensão, é um corpo parecido com o nosso corpo, mas de outra dimensão. Vejam o que diz dos Anjos aqui: Hebreus, capítulo 1, versículo 7, diz: “Certamente dos anjos diz: inda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo”. Os Anjos são Espíritos e Seus ministros são chama de fogo. Por isso o Anjo do Senhor, o qual ministrou a Moisés, e conseqüentemente ao povo hebreu, aparecia em chama de fogo; porque faz a Seus ministros chama de fogo: Esses Anjos ministradores que vêm à Terra para ministrar. O versículo 14, diz (deste mesmo capítulo 1 de Hebreus): “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” De era em era Deus envia um Espírito ministrador, o qual se encontra no Céu e é manifestado na Terra em carne humana, e esse ministro ou Anjo ministrador é o Mensageiro a essa etapa da Igre-
A Testemunha Fiel e Verdadeira
23
de Cristo nestes momentos, para que Cristo lhes receba em Seu Reino. Se ouvires hoje Sua Voz, não endureças vossos corações, se ouves hoje a Voz da Testemunha fiel e verdadeira, a Voz do Espírito Santo, não endureças teu coração, Ele te está chamando para te abençoar, para te dar a salvação e Vida eterna. Podem continuar vindo aos Pés de Cristo para dar testemunho público de vossa fé em Cristo. Os que estão em outras nações também podem continuar vindo aos Pés de Cristo. Podem continuar vindo aos Pés de Cristo em outras nações também, que estão através da internet ou do satélite nestes momentos, para dar testemunho público de vossa fé em Cristo, para que Cristo lhe receba em Seu Reino, perdoe-lhes e com Seu Sangue lhes limpe de tudo pecado, e sejam batizados em água em Seu Nome, e Cristo lhes batize com Espírito Santo e Fogo, e produza em vocês o novo nascimento; e assim lhes dê a salvação e Vida eterna. É a Testemunha fiel e verdadeira, o Espírito Santo, o Espírito de Cristo, o que está te chamando, porque Ele está chamando e reunindo a todas as ovelhas que o Pai deu a Cristo para que lhes dê Vida eterna. Cristo disse em São João, capítulo 14, e também capítulo 10. Capítulo 10, diz (versículo 14 ao 18): “Eu sou o bom pastor (e segue dizendo); e conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.” Ele veio à Terra já com o mandamento de pôr Sua vida por mim. E por quem mais? Por cada um de vocês também. “O que me confessar diante dos homens, Eu lhe confessarei diante de meu Pai que está nos Céus”. Disse Cristo em São Mateus, capítulo 10, versículos
22
William Soto Santiago
testemunho de todas estas coisas que devem suceder breve; e assim é como estaremos vendo à Testemunha fiel e verdadeira, ao Espírito Santo, a Cristo em Espírito Santo manifestado no meio de Sua Igreja, e depois no meio do povo hebreu. Esse é o que está esperando o povo hebreu: um homem com o Espírito de Deus manifestado, operando o ministério de Elias. “A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA”. Vimos como é que estará o Espírito Santo, o Anjo Forte que desce do Céu manifestado no Último Dia na Igreja do Senhor Jesus Cristo, na Era da Pedra Angular, e depois no meio do povo hebreu; terá um véu de carne, um Profeta dispensacional, no qual o Espírito Santo estará velado e revelado, e esse Mensageiro será o único que conhecerá o mistério de Nome de Deus, Nome da Cidade de nosso Deus e Nome Novo do Senhor Jesus Cristo. Esse será o único homem que conhecerá o mistério do Nome na pedrinha branca, porque esse será o que receberá essa pedrinha branca, e sobre o qual Cristo escreverá Seu Nome Novo, o Nome de Deus e da cidade de nosso Deus. Portanto, sendo que Cristo é o que tem a exclusividade destas coisas, Ele manterá Sua exclusividade, e será Cristo velado e revelado em carne humana em um homem, no último Mensageiro da Igreja do Senhor Jesus Cristo, que será um Profeta dispensacional, para poder o Espírito Santo operar através dele, e para trazer o povo hebreu à uma nova dispensação: a Dispensação do Reino. “A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA”. Breve Cristo completará Sua Igreja e então se revelará ao povo hebreu. Se tem alguma pessoa que recebeu a Cristo como Salvador, e arrependido de seus pecados, pediu-lhe perdão a Cristo por seus pecados, e foi batizado em água em Seu Nome, e Cristo o batizou com Espírito Santo e Fogo, essa pessoa obteve o novo nascimento, e foi colocado no Reino de Cristo; é um membro da Igreja do Senhor Jesus Cristo. E quem são essas pessoas? Aqui estamos presentes. Se tem alguém que ainda não recebeu a Cristo como Salvador, não deu testemunho público de sua fé em Cristo, e nasceu a fé de Cristo em sua alma nestes momentos, vocês que estão aqui presentes e os que estão através da internet, podem vir aos Pés
A Testemunha Fiel e Verdadeira
7
ja; e nesse Mensageiro vem o Espírito Santo, a Testemunha fiel e verdadeira dando testemunho à Igreja e à humanidade. E a Igreja dá testemunho, o mesmo testemunho que o Espírito Santo está dando através desse Mensageiro, dá a Igreja também. Em palavras mais claras: o Espírito Santo, através do Mensageiro, traz uma Mensagem, e depois a Igreja que recebe essa Mensagem, toma essa Mensagem e o leva ao povo. Leva-o ao povo, a sua cidade e a seu país: impresso em folhetos, em vídeos, e assim pelo estilo; a mesma Mensagem, não pode levar outra, tem que levar a Mensagem que está dando a Testemunha fiel e verdadeira, que é o Espírito Santo, o qual fala de era em era por meio do Mensageiro correspondente a cada era. Essa é a ordem divina. E agora, temos visto que a Testemunha fiel e verdadeira é Cristo, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, é nada menos que Cristo em Seu corpo angelical, o qual foi chamado no Antigo Testamento o Anjo do Senhor; e do qual Deus disse a Moisés no Êxodo, capítulo 23, versículo 20 ao 23: “Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho...” As nações dizem que têm um anjo guardião, algumas nações dizem que seu anjo é tal ou tal; o povo hebreu tem um Anjo guardião: o Arcanjo Miguel; e assim por diante encontramos um Anjo de outra dimensão encarregado de uma nação, e também encontramos ao Anjo do Senhor que é Cristo encarregago do povo hebreu. Ele também é o Anjo da Sua Igreja. Agora, Ele sendo o Anjo do Senhor, tem muitos Anjos a seu encargo; e de era em era envia um; e nessa manifestação aparece o Anjo do Senhor, a Testemunha fiel e verdadeira manifestando-se por meio desse Mensageiro enviado para essa era em carne humana. E essa é a revelação de Jesus Cristo para essa era: é Cristo em Sua manifestação correspondente a essa era da Igreja; como foi de etapa em etapa no meio do povo hebreu. Nós temos o plano ou padrão do que Deus faria em Sua Igreja, o temos no povo hebreu representado, tipificado. E agora, a Testemunha fiel e verdadeira, vamos vê-la mais amplamente em São João, porque essa é a forma que Cristo estaria no meio de Sua Igreja, e estaria em Sua Igreja todos os dias, até o fim
8
William Soto Santiago
do mundo; estaria onde estiverem dois ou três reunidos em Seu Nome. Recordem que o Nome é muito importante. A Casa de Deus é identificada pelo Nome. Por exemplo, em alguns lares na entrada diz: “Família...” e põe o nome da família, o nome do esposo; algumas vezes lhe colocam o nome do esposo e lhe adicionam: “... e família”. E Deus disse ao povo hebreu através do Profeta Moisés que Ele escolheria o lugar onde Ele colocaria Seu Nome; a cidade foi Jerusalém, e o lugar nessa cidade que estaria o Nome, foi o templo; e assim por diante. Isso foi no pacto que Deus estabeleceu com o povo hebreu. E agora, no Novo Pacto o Nome de Deus estaria em Seu Templo Espiritual, que é Sua Igreja. E agora, a Igreja do Senhor Jesus Cristo faria como São Paulo disse. São Paulo disse: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” [Colossenses 3:17]. Essas são as palavras de São Paulo. Disse: “Ou de Jesus Cristo”, para que vocês procurem para ver se diz: “Jesus Cristo”, ou se diz: “Senhor Jesus Cristo”. Mas o Nome é: o Nome do Senhor Jesus Cristo, e esse Nome está onde? Em Sua Casa, que é Sua Igreja, que é Sua Família. Vejam aqui em Hebreus, capítulo 3, o que nos diz São Paulo, versículo 5 em diante (5 ao 6): “E Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas; Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós...” Qual é a Casa de Deus ou Casa de Jesus Cristo? Sua Igreja, da qual eu sou membro. E quem mais? Cada um de vocês também. E agora, nessa Casa está o Nome do Senhor Jesus Cristo, porque é Sua Casa, e esse é o Nome então que tem que estar na Casa ou Corpo religioso. Do budismo ou de Buda, que nome tem que estar ali? O de Buda, porque essa é a casa espiritual de Buda, e assim por diante. Cada grupo religioso, cada religião, leva o nome do senhor dessa religião. E agora, na Casa de Deus, que é a Igreja de Jesus Cristo, está o Nome do Senhor Jesus Cristo, porque essa é Sua Casa; e os membros dessa Casa são Sua Família, Seus filhos.
A Testemunha Fiel e Verdadeira
21
Quem é o que convence ao mundo de pecado? O Espírito Santo e traz essa convicção de pecado à alma, ao coração do ser humano. “do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade...” Por que o Espírito da verdade? Porque esse é a Testemunha fiel e verdadeira; portanto, estará falando a verdade. “... ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”. É o Espírito Santo, a Testemunha fiel e verdadeira, o que anuncia as coisas que têm de vir. “Ele me glorificará; porque tomará do meu, e vo-lo comunicará. Tudo o que tem o Pai é meu; por isso disse que tomará do meu, e volo comunicará”. E agora, vimos aqui quem é o que guiará à Igreja de Jesus Cristo a toda justiça e a toda verdade, e lhe mostrará todas as coisas que têm de suceder. É o Espírito de Cristo, é o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto no meio da Igreja do Senhor Jesus Cristo, esse é a Testemunha fiel e verdadeira, o qual teve diferentes manifestações em diferentes Mensageiros no meio do povo hebreu, e depois no meio da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Com a manifestação final que Ele terá no meio da Sua Igreja, depois passará ao povo hebreu, com essa mesma manifestação que terá em carne humana no Último Dia em um homem, em um Profeta dispensacional, o qual será o Elias prometido com a quinta manifestação de Elias, conforme a Malaquias, capítulo 4, versículo 1 ao 6. Com essa quinta manifestação de Elias que o Espírito Santo, Cristo, o Anjo do Pacto, terá em um homem do Último Dia no meio de Sua Igreja com essa manifestação, depois passará ao povo hebreu. E esse será o único que poderá tratar com o povo hebreu; os demais tratarão de fazer algo, mas não poderão. O único que terá êxito será esse, no qual Cristo, o Anjo do Pacto, o Espírito Santo, estará manifestado no Último Dia no meio de Sua Igreja, dando
20
William Soto Santiago
estará manifestado falando-nos todas estas coisas que devem suceder cedo. Vimos este mistério da Testemunha fiel e verdadeira, vimos que é Cristo, o Espírito Santo, no meio de Sua Igreja. Por isso no livro do Apocalipse, capítulo 2 e capítulo 3, começa se identificando e depois ao final diz: “O que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. É o Espírito Santo a Testemunha fiel e verdadeira, Cristo em Espírito Santo no meio de Sua Igreja falando por meio de cada Mensageiro que Ele envia de era em era. “A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA”. Vimos que tudo é simples, tão simples que as crianças o podem compreender. A Testemunha fiel e verdadeira, Cristo em Espírito Santo no meio de Sua Igreja tem chamado e juntado Seus escolhidos de etapa em etapa. Ele tem dado testemunho de Cristo, tem estado dando testemunho da Primeira Vinda de Cristo e Sua morte na Cruz do Calvário como o Sacrifício de Expiação por nossos pecados. Vejam aqui em São João, capítulo 15, versículo 26 ao 27, diz: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim”. E o Espírito Santo veio o Dia de Pentecostes e esteve no meio da Igreja de Jesus Cristo, e tem dado testemunho de Cristo, tem revelado o mistério da Primeira Vinda de Cristo e Sua morte na Cruz do Calvário como o Sacrifício da Expiação por nossos pecados. Esse é o Testemunho que tem dado o Espírito Santo a respeito de Cristo. E Cristo diz: “E vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. E agora, os Apóstolos e conseqüentemente toda a Igreja estará dando testemunho de Cristo, estará dizendo o mesmo que o Espírito Santo estará falando por meio de Seus diferentes Mensageiros. Também nos diz em São João, capítulo 16, versículo 7 em diante: “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu volo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: ”
A Testemunha Fiel e Verdadeira
9
Vejamos isto mais claro em Hebreus, capítulo 12, versículo 22 em diante: “... Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia; e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.” E agora, chegamos, não ao Monte Sinai, chegamos ao Monte de Sião, à Cidade do Deus vivo, Jerusalém a Celestial; e por isso é que nossa cidadania está nos Céus, onde? Na Jerusalém Celestial, de onde também esperamos ao Salvador, Jesus Cristo, para que? Para que transforme o corpo da nossa humilhação, para que seja semelhante ao corpo da sua glória; ou seja, para que tenhamos um corpo eterno, imortal, incorruptível e glorificado, como o corpo glorificado de Jesus Cristo, e jovem para toda a eternidade. Agora, vejamos também, isso está em Filipenses, capítulo 3, versículo 20 ao 21. E agora, vejamos Gálatas, capítulo 4, versículo 22 em diante, diz: “Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. (ou seja, um de Agar e outro de Sara. O filho de Agar é Ismael, o filho de Sara é Isaque. Diz: Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar; Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual (ou seja, à Jerusalém terrenal), que está em escravidão com seus filhos. Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe; porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido. Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora.”
10
William Soto Santiago
Por isso o Judaísmo perseguiu o Cristianismo em seu começo. O filho da escrava perseguindo ao filho da livre. Isso é o São Paulo que mostra. “Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre. E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.” (ou seja, da Jerusalém celestial). Os membros da Igreja de Jesus Cristo são os filhos da Jerusalém Celestial, é a Família Celestial de Deus. Em Efésios, capítulo 2, versículo 19 em diante, diz: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor.” Igreja do Senhor Jesus Cristo é o Templo Espiritual de Cristo, e vai crescendo à medida que vão sendo acrescentados mais e mais filhos de Deus, à medida que vão nascendo no Reino de Deus filhos e filhas de Deus. Assim como, à medida em que as crianças vão comendo, e mais células vão sendo acrescentadas a seu corpo, mais vai crescendo a criança até chegar a adulto. E a Igreja do Senhor Jesus Cristo que nasceu em Jerusalém, no Dia de Pentecostes, foi crescendo de etapa em etapa; e neste Último Dia chegará a sua perfeição, chegará a sua estatura completa; e depois, porquanto essa Igreja vai crescendo para ser um Templo Santo ao Senhor, diz: “... no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”. E assim como cada crente espiritualmente vai crescendo, e é o Templo Espiritual, um Templo Espiritual como indivíduo, para morar o Espírito Santo na pessoa, assim a Igreja como um Corpo Místico de crentes vai crescendo para morada de Deus em Espírito Santo no meio de Sua Igreja, para ter a Testemunha fiel e verdadeira, o Espírito Santo, Cristo, o Anjo do Pacto, no meio dela de era em era. E no Último Dia chegará à Era Perfeita, que é a Era da Pedra Angular, a Era de Ouro em onde a Testemunha fiel e verdadeira, o
A Testemunha Fiel e Verdadeira
19
Será o Espírito Santo, Cristo, o Anjo do Pacto, o Espírito Santo vindo no meio de Sua Igreja em Sua manifestação final; e isso é o que estaremos vendo neste tempo final, na Era da Pedra Angular, que é a Era de Ouro da Igreja do Senhor Jesus Cristo; e o vamo conhecer porque estará falando-nos de todas estas coisas que devem suceder neste tempo final. O único que conhece todas as coisas é Cristo por meio de Seu Espírito Santo no meio de Sua Igreja. Portanto, será Cristo, o Anjo Forte que desce do Céu, que é o Anjo do Pacto, que é o Espírito Santo no meio de Sua Igreja. Esse é a Testemunha fiel e verdadeira. E quando fala por meio de algum de Seus Mensageiros na era ou dispensação que seja, está falando palavras fiéis e verdadeiras. Por isso no livro de Apocalipse as palavras que fala o Espírito Santo, por meio de Seu Anjo Mensageiro no meio de Sua Igreja, são palavras fiéis e verdadeiras. Aqui o diz no livro do Apocalipse, capítulo 22, versículo 6, diz: “Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”. E agora, Deus por meio de Seu Anjo é que nos fala estas palavras fiéis e verdadeiras, porque Deus por meio de Seu Espírito Santo estará falando-nos neste tempo final; o mesmo que falou no Velho Testamento, o mesmo que falou através de Jesus, o mesmo que falou através dos Apóstolos, o mesmo que falou através de cada Anjo Mensageiro, estará falando-nos neste tempo final por meio de Seu Mensageiro correspondente ao Último Dia na Era da Pedra Angular; e essas serão palavras fiéis e verdadeiras da Testemunha fiel e verdadeira, Palavras fiéis e verdadeiras do Espírito Santo, de Cristo, do Anjo do Pacto. Segue dizendo em Apocalipse 22, versículo 16: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas”. “Eu Jesus envie meu anjo para dar-vos testemunho destas coisas nas igrejas”. É através de Seu Anjo que Cristo estará manifestado no Último Dia, esse será o instrumento através do qual a Testemunha fiel e verdadeira, Cristo, o Anjo do Pacto, o Espírito Santo,
18
William Soto Santiago
“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” E aí temos a promessa a Abraão: “Aos que te abençoem, os abençoarei; aos que te amaldiçoem, os amaldiçoarei”. Ou seja, que voltará à pessoa o que diga e faça contra Abraão e sua descendência, que são os que escutam a Voz de Cristo. Essa é a descendência de Abraão. E agora, a descendência de Abraão tem uma grande bênção, está com uma bênção; e o que os abençoe, recebe bênção; o que os amaldiçoe, recebe maldição. Cristo disse: “O que der um copo de água fresca a um desses meus pequeninos, não perderá sua recompensa”. [São Mateus 10:42]. A recompensa é bênção, Vida eterna. Também disse numa ocasião: “Porquanto o fizestes a um destes, meus irmãos menores, a mim o fizeste” [São Mateus 25:40]. E a bênção foi: “Entrem ao Reino preparado para vocês desde a fundação”. E agora, vimos aqui a bênção que há em escutar a Voz do Anjo do Senhor, que é a Voz de Cristo, a Voz do Espírito Santo no meio do povo hebreu, e depois no meio da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Para este tempo final a Voz que estremecerá os Céus e a Terra conforme Hebreus, capítulo 12, será a Voz da Testemunha fiel e verdadeira, a Voz de Cristo, a Voz do Espírito Santo em Sua manifestação final, onde estará operando os ministérios das duas Oliveiras, os ministérios de Moisés e Elias; a Mensagem que estarão trazendo será a Voz de Cristo, do Espírito Santo, falando ao povo hebreu. Mas primeiro estará o Espírito Santo manifestado no meio de Sua Igreja operando esses ministérios e depois no meio do povo hebreu; ou seja, que é a Testemunha fiel e verdadeira, Cristo, o Espírito Santo, o único que tem ministérios e o qual estava no meio do povo hebreu, e depois tem estado no meio da Igreja falando-lhe; e vai regressar ao povo hebreu, para falar ao povo hebreu.
A Testemunha Fiel e Verdadeira
11
Espírito Santo, estará manifestado no último Mensageiro que Jesus Cristo terá em Sua Igreja; e por isso toda manifestação de Cristo prometida a Sua Igreja para o tempo final, a veremos realizada pela Testemunha fiel e verdadeira, pelo Espírito Santo em Sua manifestação final no meio de Sua Igreja, no Mensageiro correspondente ao Último Dia, ao Sétimo Milênio, correspondente à Era da Pedra Angular. Se lermos o que disse o reverendo William Branham, a respeito da Testemunha fiel e verdadeira, teremos um quadro mais claro do que estará acontecendo neste tempo final. Vamos ver alguns detalhes para que tenhamos um quadro claro. Diz no livro das Sete Eras da Igreja, página 373 em espanhol, diz: “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas dizem o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: [Apocalipse 3:14]. Não é essa a mais formosa descrição dos atributos de nosso benigno Senhor e Salvador, Jesus Cristo? (E segue falando aqui e diz) Estas palavras me dão vontades de gritar. Trazem a meu coração um espírito de realidade. Somente lendo-as, ainda sem esperar uma completa revelação do Espírito, encantam-me sem medida. Jesus nos está dando esta descrição de Si próprio em relação à última era. Os dias de graça estão por terminar. Ele olhou desde o primeiro século até o presente século vinte, e nos disse todas as coisas concernentes a estas eras. Antes de que Ele nos revele as características da última era, dá-nos uma descrição final de Sua própria Deidade, benigna e suprema. Esta é a revelação final de Si próprio.” A revelação final de Jesus Cristo mesmo é esta, onde Ele se apresenta como o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da Criação de Deus. Segue dizendo: “Assim diz o ‘Amém’ Jesus é o Amém de Deus. Jesus é o ‘Assim seja’ de Deus. Amém significa o final, significa aprovação, significa promessa prevalecente, significa promessa que não muda, significa o selo de Deus. Quero que observem bem agora, para que veja algo muito precioso e formoso. Disse que esta é a revelação do tempo do fim, a revelação de Si mesmo. Quando o dia da graça termine, então dentro de pouco tempo começará o Milênio.”
12
William Soto Santiago
Aí temos o que disse o reverendo William Branham com relação ao Amém, que é Cristo. E agora, vejamos o que segue dizendo na página 376 e 377 do livro das Eras, em espanhol. Diz: “Nós agora conhecemos a Deus até o limite de nossos sentidos. Mas algum dia será cara a cara. Isso é para esta era. Ele vem ao fim desta era (ou seja, ao fim da era de Laodicéia e também ao fim da Dispensação da Graça). Realização parcial será feita REALIZAÇÃO PERFEITA...” O repito: “Realização parcial será feita REALIZAÇÃO PERFEITA, REALIZAÇÃO COMPLETA. Aleluia! Temos olhado através de um espelho escuro, mas muito em breve será cara a cara. Temos caminhado de glória em glória, mas muito em breve será diretamente à glória, e em Sua Glória brilharemos. Seremos semelhantes a Ele, maravilhosamente como Ele: Jesus nosso Divino Salvador! Não é maravilhoso? Somos completos Nele. Isso é correto. Ele não nos mente quanto a isso. Mas um dia seremos mudados nos átomos (ou seja, os átomos de nossos corpos vão ser mudados). Nos vestiremos de imortalidade. Seremos consumidos em vida. Então experimentaremos REALIZAÇÃO”. Depois na página 377, diz: “Jesus foi um mártir fiel. O Espírito Santo é testemunha disso. O Espírito dá testemunho disso”. E agora, mais abaixo diz: “A presença do Espírito Santo em lugar de Jesus neste mundo, prova que Jesus foi justo e que foi ao Pai. Mas a Bíblia também diz em João, capítulo 14, versículo18: ‘Não vos deixarei órfãos: virei a vocês.’ Ele mandou ao Consolador. Ele foi o Consolador. Ele voltou em forma de Espírito sobre a Igreja. Ele é a testemunha fiel e verdadeira no meio da Igreja (Cristo em Espírito Santo é a Testemunha fiel e verdadeira no meio de Sua Igreja); mas algum dia voltará outra vez em forma de carne. Então provará que Ele é o Único Poderoso Sábio, Cristo Jesus é o Senhor da Glória, a Testemunha Fiel e Verdadeira, Criador e Sustentador, Realização perfeita, o Amém de Deus.” E aqui temos a descrição de quem é a Testemunha fiel e verdadeira: é o Amém de Deus, é Jesus Cristo, o qual estaria em Sua Igreja em Espírito Santo, todos os dias até o fim do mundo.
A Testemunha Fiel e Verdadeira
17
Que Voz é a que temos que escutar? A Voz do Anjo do Senhor. Esse Anjo do Senhor é Cristo em Seu corpo angelical, é o Espírito Santo. Essa é a única Voz que o povo de Deus tem que escutar; as demais vozes são opiniões religiosas. Mas a única Voz verdadeira é a Voz do Anjo do Senhor, a Voz do Espírito Santo, a Voz da Testemunha fiel e verdadeira. Por isso as palavras que fala Cristo, o Anjo do Pacto, o Espírito Santo, são palavras fiéis e verdadeiras. “... para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome.” Onde está o Nome de Deus? Em Seu Anjo, o Anjo do Senhor. “Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá diante de ti...” E continua aí dizendo todas as coisas que vai fazer, vai-os introduzir na terra prometida. E agora, encontramos que toda pessoa que escuta a Voz do Anjo do Senhor, a Voz de Cristo, a Voz do Espírito Santo no tempo que lhe corresponde viver, assim como foi lá naquele tempo, tem a bênção de Deus; e a todos os que se levantem contra essas pessoas, Deus diz que os afligirá, afligirá os seus inimigos; ou seja, vem-lhe o juízo divino a toda pessoa que se levante contra aqueles que escutem a Voz de Deus, a Voz de Cristo, a Voz do Anjo do Pacto, a Voz do Anjo do Senhor, a Voz do Espírito Santo, a Voz da Testemunha fiel e verdadeira, o qual esteve falando no Velho Testamento através de Seus Profetas. E depois no Novo Testamento encontramos falando através de Jesus, e depois através dos Apóstolos, e depois através de cada Anjo Mensageiro enviado de era em era; os que escutaram a Voz de Cristo, do Espírito Santo, foram abençoados; os que se levantaram contra essa Voz, dessa Mensagem que traz o Espírito Santo foram amaldiçoados. Vejam aqui em Gênesis, capítulo 12: porquanto a bênção de Abraão passou aos gentios e conseqüentemente à Igreja de Jesus Cristo, agora vejam Gênesis, capítulo 12, versículo 1 ao 3, diz:
16
William Soto Santiago
estas coisas; e se Ele diz que ao Vencedor o fará Coluna no Templo de Seu Deus, Ele o vai fazer; e se diz que vai escrever sobre Ele o Nome de Seu Deus, Ele o vai escrever; e se diz que vai escrever o Nome da Cidade de Seu Deus, a Nova Jerusalém, pois o vai escrever sobre o Vencedor; e se diz que vai escrever Seu Nome Novo sobre o Vencedor, o vai escrever. Há pessoas que não sabem que Cristo tem um Nome Novo, o qual recebeu quando ascendeu ao Céu. Esse é o Nome que será revelado no Último Dia, na manifestação final de Cristo em Espírito Santo no meio de Sua Igreja, vindo o Espírito Santo encarnado. Diz que o Espírito Santo virá encarnado num homem. Se conseguirmos esse homem, ele nos poderá dizer muito sobre estas coisas que Cristo estará fazendo através dele neste tempo final. Esse homem será o único que conhecerá esse mistério. Vejam aqui também em Apocalipse, capítulo 2, versículo 17. Há muitos estudiosos da Bíblia que dizem ou que pensam que eles sabem qual é o Nome. Mas vamos ver que diz Cristo por meio de Seu Espírito Santo, Ele vai dizer-nos se realmente sabem ou não sabem qual é o Nome. Cristo vai dizer por meio de Seu Espírito Santo se eles realmente estão dizendo a verdade ao dizer que eles sabem. Apocalipse, capítulo 2, versículo 17, diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. Vêem? Somente um: aquele que receberá esse Nome será o que o conhecerá. Não importa quantos digam que conhecem esse mistério, somente um o conhecerá. E não importa quantas pessoas digam que ninguém poderá conhecer esse mistério, Jesus Cristo diz que um vai-o conhecer: aquele que o vai receber; e esse é o que o tem que conhecer. Isso será assim como no Velho Testamento Deus disse do Anjo do Senhor em Êxodo, capítulo 23, versículo 20 ao 23: “Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz...”
A Testemunha Fiel e Verdadeira
13
E agora, já tendo o conhecimento de quem é a Testemunha fiel e verdadeira, poderemos ver outras coisas muito importantes que têm que suceder neste tempo final. Escutamos na leitura das palavras que falou Deus por meio do reverendo William Branham que a Testemunha fiel e verdadeira é Cristo, que é Cristo em Espírito Santo no meio de Sua Igreja; mas que algum dia virá em carne. Vamos ler aqui de novo: “... mas algum dia voltará outra vez em forma de carne”. O corpo de carne que Ele teve aqui na Terra, morreu, ressuscitou, está glorificado e está no Céu. Mas Seu Espírito, Seu corpo angelical, está no meio de Sua Igreja o tempo todo. E agora, vejamos aqui algo mais, que tem que ver com a promessa dada da Vinda da Testemunha fiel e verdadeira, do Anjo do Pacto, do Espírito Santo. Na página 120 e 121 em espanhol, do livro dos Sete Selos, pregado pelo reverendo William Branham, diz: “E vi outro anjo forte descer do céu, cercado de uma nuvem, e o arco celeste sobre sua cabeça; e seu rosto era como o sol, e seus pés como colunas de fogo (está lendo Apocalipse, capítulo 10, versículo 1 em diante). E diz: “Agora nós vimos a mesma coisa, a qual é Cristo; e sabemos que Cristo sempre é o Mensageiro à Igreja. Ele é chamado ‘Coluna de Fogo,’ ‘O Anjo do Pacto,’ e assim por diante. ‘E tinha em sua mão um livrinho aberto...” E agora, este Anjo com o livrinho aberto é Cristo, o Mensageiro à Igreja; é Cristo, a Coluna de Fogo; é Cristo, o Anjo do Pacto. E agora, vejamos o que nos diz na página 57 e página 59 deste mesmo livro dos Sete Selos, que ele pregou. Diz: “E vi outro anjo forte descer do céu, cercado de uma nuvem, e o arco celeste sobre sua cabeça...’ Agora, se você observar bem, notará que esta pessoa é Cristo, porque mesmo no Antigo Testamento Ele foi chamado o Anjo do Pacto (é o mesmo Anjo do Pacto, o mesmo Anjo do Senhor do Velho Testamento); e Ele agora vem diretamente aos Judeus porque a igreja chegou a seu fim.” E agora, tínhamos lido que Ele é o Mensageiro à Igreja, e agora Ele diz que vem diretamente aos Judeus, ou seja, que vai ter uma
14
William Soto Santiago
relação ministerial com o povo hebreu e com a Igreja do Senhor Jesus Cristo; Ele sabe como se mover com os hebreus e como se mover com a Igreja (mover-se em termos escriturísticos). “...e seu rosto era como o sol, e seus pés como colunas de fogo. Recordem o anjo de Apocalipse capítulo um? Este é o mesmo. Um anjo é um mensageiro, e ele é um mensageiro a Israel. Vê você? A igreja está a ponto de ser raptada, Ele vem por Sua igreja.” E agora, o Mensageiro a Israel, o Anjo do Pacto, Cristo, vem por Israel, é o Mensageiro a Israel; mas porquanto a Igreja está a ponto de ser raptada, vem por Sua Igreja. Na página 59, diz: “Quando os selos sejam abertos e o mistério de Deus seja revelado, depois ali baixa o Anjo, o Mensageiro, Cristo, colocando um pé sobre a terra e o outro sobre o mar, com um arco íris sobre Sua cabeça”. E aqui temos que Cristo, o Anjo do Pacto, é esse Anjo Forte de Apocalipse, capítulo 10. Agora, vamos ler outro lugar: em Apocalipse o vimos no capítulo 10. E agora, vamos ver o que nos diz o reverendo William Branham na página 134 do livro dos Selos: “E notem vocês: Quando este Espírito Santo que temos chegue a encarnar-se, o que está em nosso meio agora mesmo na forma do Espírito Santo (vêem?), quando Ele chegue a ser encarnado na Pessoa de Jesus Cristo, então nós lhe coroaremos como ‘Rei de reis e Senhor de senhores”. Quem vai coroar a Cristo, ao Espírito Santo como Rei de reis e Senhor de senhores, para se sentar no Trono de Davi? Sua Igreja, os crentes nele, Seu povo. Quem coroou ao rei Davi e quem coroou ao rei Salomão? Seu povo. Não foi coroado por um povo pagão, senão seu próprio povo. E agora, temos a promessa que o Espírito Santo virá a Sua Igreja encarnado, vai-se encarnar. E agora, vamos ver página 146, o último parágrafo diz: “E ao mesmo tempo em que o diabo cai do Céu e se encarna num homem, o Espírito Santo sobe e vem encarnado num homem”. Essa é a promessa para o Último Dia, onde a Testemunha fiel e verdadeira, o Espírito Santo, o Anjo do Senhor, Cristo em Espírito Santo, o qual tem estado no meio de Sua Igreja, no Último Dia terá uma manifestação plena no meio de Sua Igreja, e o teremos encarnado no meio de Sua Igreja.
A Testemunha Fiel e Verdadeira
15
Na página 352 do livro dos Selos, diz o Espírito Santo através do reverendo William Branham: “E sucederá que ao tempo quando o anticristo venha em sua plenitude, Deus também virá em Sua plenitude para nos redimir (ou seja, para transformar-nos, porque essa é a Redenção do corpo, essa é nossa transformação, essa é a Adoção)”. Diz: “... Deus também virá em Sua plenitude para nos redimir”. E agora, vamos ver na página 277, o reverendo William Branham orando diz: “... pedimos que o Espírito Santo venha agora mesmo, o Cavaleiro do verdadeiro cavalo branco, enquanto Seu Espírito, o Espírito de Cristo, entre em confrontação com o anticristo, e Ele chame os Seus”. E agora, encontramos que o Cavaleiro do Cavalo Branco de Apocalipse 19 é o Espírito Santo, o Anjo do Pacto, Cristo. E agora, vamos continuar. Não nos podemos ficar sem terminar de dar a conhecer tudo isto que está aqui prometido. Na página 131, do livro dos Selos, em espanhol, diz o Espírito Santo por meio do reverendo William Branham: “E agora Jesus: Seu Nome sobre a terra foi Jesus, o Redentor, porque foi o Redentor quando esteve sobre a terra; mas quando conquistou o inferno e a morte; venceu-os e ascendeu, então recebeu um novo Nome”. Quando Ele subiu ao Céu, recebeu um Novo Nome. Ele ascendeu ao Céu e se sentou no Trono de Deus e recebeu um Nome Novo, assim como José, o filho de Jacó quando subiu para ser o segundo no reino do faraó, recebeu um nome novo. Aí está tipificado ou refletido o que sucederia com Cristo o Messias quando subisse ao Céu vitorioso e se sentasse no Trono de Deus. Por isso Cristo diz: “Ao que vencer, Eu farei coluna no Templo de meu Deus; e nunca mais sairá fora (ou seja, nunca mais sairá dali do Templo); e nunca mais sairá fora”. Vamos lê-lo tal e como o diz: capítulo 3, versículo 12 do Apocalipse: “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”. É Cristo, o Anjo do Pacto, falando à Sua Igreja. Cristo em Espírito Santo, a Testemunha fiel e verdadeira falando à Sua Igreja