A Prima De Um Amigo Meu

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A Prima De Um Amigo Meu as PDF for free.

More details

  • Words: 2,063
  • Pages: 8
Um livro muito chato? Renato, tinha que ler o livro “O Primo Basílio”, a primeira coisa que ele fez foi olhar a grossura do livro, que tinha exatamente 326 páginas com as letras bem pequenas. Bateu logo o desânimo para ler o romance. Para piorar, naquela tarde fazia um calor danado, e ele preferia estar à beira de uma piscina com uma garota. Ajeitou – se o melhor que pôde no sofá, e começou a ler. Logo se irritou, pois não gostou do jeito que o autor descrevia o livro. Por fim, se irritou e jogou o livro no chão, com raiva de Maria Luíza.

Um garoto chamado Renato Renato era um garoto de dezesseis anos, quem o visse achava que ele tinha um pouco mas, mas ao conhece – lo percebia seu jeito de moleque. Tinha uma cunhada, Alice, na qual confiava. Renato tinha duas faces, uma na qual curtia com a galera, e a outra que era a dele mesmo. Renato não tinha problemas em relação as garotas sempre ficava com uma e outra, mas lhe faltava realmente um amor de verdade.

Mas que gata! No final das férias de Janeiro, Renato foi ao aniversário de Mary, ao chegar viu logo uma desconhecida com quem Betão conversava, ele logo pensou: “que gata”! E foi falar com Mary, depois de cumprimenta- lá, perguntou logo sobre a tal gata, que se chamava Cláudia. Renato queria a ajuda de Mary para com Cláudia, mas ela negou ajuda. Mais uma conquista Renato queria conhecer Cláudia, mas Betão que era conhecido como “o Grandão Bobo”, não dava espaço. Betão era um bobo mentiroso, e ele não tinha muita afinidade com Renato, que por tudo disputavam principalmente por garotas. Renato estava disposto a tentar ganhar mais uma. Betão deu uma saída, e Renato aproveitou e foi falar com Cláudia, e Betão ao voltar ficou furioso vendo que Cláudia já estava “amiga” de Renato. 1

Como o salão estava cheio, foram até o jardim para conversarem melhor mais Cláudia falava de um assunto que nada agradava o Renato. Ele chegou a conclusão de que a garota era linda, mais muito chata!

Que grude! Pela insistência de Cláudia, Renato passou seu número de telefone, e logo no domingo de manhã ela ligou para lhe encher. E por muita insistência, ele foi encontra – lá na segunda, na terça, na quarta, na sexta e no sábado. Ele não a agüentava mais ela, a via como chata e burra.

Garota nova na escola Enquanto Renato estava num enrosco com Cláudia, começava o ano letivo, e no meio de muita zueira, ele viu entrar uma garota nova em sua escola. Era Maria Luísa. Ela era prima de seu melhor amigo, Felipe.

Uma cê- de – efe? No outro dia, Renato foi logo para a escola, e encontrou Maria Luísa, ele percebeu que ela era uma cê- de-efe. Na saída ao tentar alcançar Maria Luísa, ele esbarrou em Betão, e eles se estranharam.

Começando a gamar Naquele dia, Renato voltou para casa, ele estava diferente. No caminho encontrou Felipe, e eles combinaram de vir a uma festa na casa da Vânia, na qual ele foi acompanhado de Cláudia. Ao chegarem, a atenção se voltou toda para eles, mas havia um problema, Maria Luísa estava lá. Renato olhava constantemente para Maria Luísa e só pensava nela, Cláudia percebeu e eles brigaram.

2

Na fossa No outro dia logo pela manhã, Cláudia ligou para o Renato, que mandou dizer que não estava. Renato se levantou, e foi tomar banho, depois ligou para Felipe, estava disposto a pedir o telefone de sua prima. Ele tomou coragem e ligou , mas ela já disse logo que não estava afim, e ele ficou com muita raiva.

Um trabalho em grupo O clima depois do telefonema, ficou meio estranho, logo na aula, a professora de português começou a dividir a sala em grupos, para um seminário sobre livros do bimestre. Renato sem pensar muito, foi logo para o grupo de Maria Luisa, eles deveriam ler o livro “O Primo Basílio”.

Frustação Maria Luísa, logo marcou uma reunião em sua casa para o grupo planejar o seminário. Renato achou em sua gaveta um resumo do livro, mas Maria Luísa logo aceitou a idéia de lerem apenas a apostila. Renato ficou furioso por tudo o que estava acontecendo.

Um amor de cunhada Como já dito, Alice era cunhada de Renato, eles se adoravam, ele sempre contava de suas várias garotas, e ela se divertia com as suas histórias.

Pedindo socorro Como Renato estava se sentindo muito angustiado com aqueles sentimentos, foi procurar Alice e começou a contar-lhe sobre Maria Luísa. Depois de desabafar e até chorar ele a contou sobre o livro na qual eles leriam juntos!

3

Voltando à leitura Renato chegou em casa e foi logo ler o livro, e terminou o primeiro capítulo, por isso, ele ficou satisfeito. Depois foi se aprontar para jantar

O primeiro papo com Alice No outro dia, logo após o almoço, Renato correu até a casa da Alice, e eles discutiram sobre o capítulo lido por Renato.

Uma doença inoportuna Na quinta-feira, Renato, antes de se levantar, recapitulou tudo o que iria dizer sobre o livro na reunião daquele dia. Mas, Maria Luisa pegou um resfriado muito forte e ficou de cama, portanto a reunião seria na casa de Selma. Mas Renato inventou uma descupa e foi jogar bola, mas não teve muito sucesso e voltou para casa, retomando a leitura do livro começou a ler o capítulo em que o casal tinha uma reunião com amigos. Ao terminar,ficou pensando na festa de sábado, na casa do Fefa.

Balada Renato foi à casa do Fefa, mesmo sem vontade. Ao chegar, ficou sabendo pela Selma que Maria Luisa ainda estava doente. Logo depois a Cláudia chegou acompanhada de Betão. Betão exibia a todos sua conquista. O pouco tempo em que Renato ficou na festa, a Cláudia não tirava os olhos dele. Renato sabia que mesmo na frente de Betão, se dissesse que queria ficar com ela, ela não pensava duas vezes. Mas, permaneceu em seu canto. Ao caminho de casa, refletiu no quanto havia mudado em tão pouco tempo, e tudo por causa de Maria Luísa. Então, começou a refletir várias coisas será que amar era isso? E várias outras coisas. Não conseguia dormir, pois só pensava em Maria Luísa.

Loiras Na segunda-feira, Maria Luísa faltou novamente, o que acabou deixando Renato ainda mais chateado. O grupo foi pedir a professora Mara para adiar o seminário. Renato, logo depois do almoço, foi até a casa de Alice.

4

Então, Renato falou que Maria Luísa estava doente, e Alice disse que ela logo sararia e ele teria que monstrar serviço, Renato concordou e logo começou a contar o segunda capítulo a Alice. Os dois ficaram um bom tempo discurtindo sobre o livro, e depois foram fazer um lanche.

Em casa de Maria Luísa Na quarta-feira Maria Luísa voltou para escola, mas ela ainda não estava completamente bem. Logo depois o grupo se reuniu, e decidiram se reunir à tarde para montar o seminário. Ao comentarem sobre o seminário, Renato não tirava os olhos de Maria Luísa. Ficaram horas programando tudo, dividiram tarefas, tomaram lance, até que a mãe da Maria Luísa pediu para que a garota se repousa-se. Renato se sentiu aliviado, pois foi a primeira vez que falou de um assunto com segurança em um trabalho em grupo. Achou que assim provocaria admiração a Maria Luísa.

O coração de Maria Luísa Maria Luísa de fato havia ficado admirada com a exposição de Renato no trabalho. Ao contrário, do que ele achava, ele havia mexido muito com ela. Mas, Maria Luísa era muito diferente das garotas que o Renato costumava ficar. Maria Luísa havia namorando um garoto que tenha a decepcionado muito, por isso tinha medo de se aproximar de Renato. A garota ficou por um bom tempo pensando em Renato.

Alice, cadê você? Renato foi até a casa de Alice em busca de socorro, ele vivia mais um momento de intensa tristeza e aflição. Conversaram por muito tempo, Alice deu vários conselhos a Renato, disse que ele deveria monstrar que não é o que aparenta ser, para ler o livro até o final e arrasar.

Uma firme decisão 5

Decidiu ler o livro, monstrar que era capaz. Chegando em casa, pegou o romance e começou a ler. Durante a leitura parava e refletia como escrevia bem o Eça de Queirós. Leu durante muito tempo, e nem viu a hora passar, reconheceu que estava achando a história cada vez mais interessante.

Sem rumo Na sexta. Ao chegar à escola, Renato encontrou o Felipe. Felipe não reconhecia mais o Renato. Entrou na sala, passou por Maria Luísa e disse “Oi”, ela o respondeu sem mesmo olhar para ele, o que fez com que ele ficasse triste. Sentiu-se, mas não conseguiu prestar atenção à aula, em instante e instante olhava para a garota.

Plano de ação Naquela sexta-feira, Renato voltou para casa com um plano na cabeça, iria ler “O Primo Basílio” até o fim, e com a ajuda de Alice, fazer a melhor análise possível do romance. Mas, na próxima reunião na casa da Maria Luísa ficaria calado; e depois no seminário arrasaria. Depois do almoço, começou a ler o capítulo IV.

Um luau, outras leituras No sábado, Renato resolveu ir ao luau com Felipe. Renato se distraiu ouvindo música. No domingo, pela manhã, foi jogar futebol de salão. Porém à tarde, deitou-se e retomou a leitura.

Mais um papo com a cunhada Na segunda-feira, Renato evitou de todas as maneiras encontrar-se com Maria Luísa, o que foi muito difícil para ele, porque a coisa que ele mais desejava era conversar com ela. À tarde, rumou para a casa de Alice, para conversar com ela sobre os últimos capítulos. Ela estava muito feliz com o progresso de Renato. Alice e Renato conversaram to animadamente sobre o romance naquela tarde. 6

Cada um na sua Na reunião de quinta-feira na casa da Maria Luísa, cumprindo a promessa que havia feito a si mesmo, permaneceu calado o tempo inteiro. Ao encerrar a reunião, Mara Luísa fico intrigada com o comportamento de Renato. Preparando o seminário Renato passou o resto dos dias muito agitado. O seminário aconteceria na terçafeira da outra semana, e ele tinha ainda que preparar sua parte. À tarde, Renato sentou-se no sofá de costume e voltou a ler o romance.

Nem heróis nem vilões Renato interrompeu sua leitura para jantar mas logo que acabou voltou a leitura. Ao terminar o livro ficou se perguntando porque Eça de Queirós terminava a história daquela maneira. Confuso, o jovem não sabia a resposta para a sua dúvida. E tinha o seminário pela frente...Mas do que nunca, precisava conversar com Alice.

O grande dia Na segunda-feira, logo depois da aula, Renato foi até a casa da cunhada. Estava ancioso, com as idéias fervilhando em sua cabeça. Alice ficou surpresa com a quantidade de anotações que Renato havia feito. E orientou que ele colocasse tudo em ordem.

O seminário Renato passou quase a noite toda em claro,preparando sua parte para o seminário. Maria Luísa foi a primeira a falar, depois veio Renato, que fez de tudo para não monstrar que estava nervoso Renato foi ganhando cada vez mais confiança, falava tudo com enorme convicção, e com muita certeza. 7

Maria Luísa ficou encantada com a apresentação de Renato.

Sucesso em equipe Selma, o Fefa e a Vânia apresentaram sua parte do seminário, não se saíram tão bem como Maria Luísa e Renato, mas não fizeram feio. Quando Vânia terminou de falar, a professora Mara bateu palmas e disse que não tinha o que comentar. Ao terminar a aula, a turma foi dar os parabéns ao grupo do Renato. Renato saiu correndo atrás de Maria Luísa que havia saído sem ele perceber.

E quem não gosta de final feliz? Ao encontrar a garota, Renato demorou mais começou a contar tudo o que sentia por ela. Ela olhou bem para Renato e disse que gostava muito dele. Desceram então a rua, lado a lado, Renato pegou na mão dela, ela naturalmente, encostou a cabeça em seu ombro. Ele sentiu algo que nunca havia sentido. Tomado daquela emoção que o impedia de falar, abraçou-a. e, seguiram ligados por aquele sentimento que faz que as pessoas se tornem muito mais humanas, muito melhores.

8

Related Documents

A Prima De Um Amigo Meu
October 2019 13
Meu Pai Meu Amigo
October 2019 33
Meu Amigo
November 2019 40
Carta A Um Amigo
August 2019 51
Despedida De Um Amigo
November 2019 34