Aliança Bíblica Universitária do Brasil Estudo Bíblico
A opção por Jesus Cristo “É verdade que se seguíssemos os ensinamentos de Jesus Cristo estaríamos vivendo num mundo bem mais feliz. Não é necessário nem mesmo ir até Cristo. Se fizéssemos tudo o que Platão, Aristóteles ou Confúcio nos ensinaram, viveríamos muitíssimo melhor. E daí? Nunca praticamos os ensinamentos dos grandes mestres. (...) Se o cristianismo significa apenas um apanhado de bons conselhos, então o cristianismo não tem importância nenhuma. Não tem faltado bons conselhos nestes últimos quatro mil anos. Um pouco mais não faz diferença nenhuma.” (C.S.Lewis) “Surge repentinamente no cenário um homem falando a todos como se fosse Deus. Ele garatnte que pode perdoar pecados, ele diz que sempre existiu,. Ele diz que virá para julgar o munod no fim dos tempos. Vamos deixar tudo bem claro... Estou auqi tentantdo prevenir qualquer um de dizer a tolice que as pessoas costumam dizer sobre Ele: “Estou pronto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito sua reivindicação de ser Deus. Está aí alguma coisa que diz ser um ovo cozido – ou então o Demônio do inferno. Faça sua escolha. Ou este homem era, e é o Filho de Deus , ou um louco ou algo pior. Você pode confinálo como um louco, pode cuspir nele ou matá-lo como um demônio; ou pode cair a seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não vamos com essa tolice de apoiá-lo como um grande mestre humano. Ele não pretendeu deixarnos essa opção.” (C.S.Lewis)
1 - Qual a importância da vida de Jesus? Mestre qual o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus, cap. 22 vers. 36-40)
2 - Que importante relação é colocada por Jesus entre o amor a Deus e o amor ao próximo? Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio filho do homem não veio para servir mas para dar a sua vida em resgate por muitos. (Marcos, cap. 10, vers. 42-45)
3 - Que proposta de vida está expressa nesse trecho? Qual a sua relação com que observamos diariamente para a maioria das pessoas? Como Jesus se apresenta nesse texto? Seu final traz um ponto que difere Jesus das demais pessoas ditas “grandes mestres”. Qual é?