Aliança Bíblica Universitária do Brasil Estudo Bíblico
A “ilógica” de Cristo Parte 1 O igualitarismo gerou, principalmente na Pós-modernidade, a falta de um referencial hierárquico valorativo e, por ausência deste, a convicção de que a verdade e o erro são a mesma coisa. Não existe mais um fundo ontológico nos valores, pois a realidade é uma ilusão, ou como dizem, é o "Maya" (ilusão). (http://www.lepanto.org.br/) “Cada um na sua. Você crê em ‘Florais de Bach’? Pratica swing com sua mulher? Fuma? É naturalista? Tudo bem, se lhe faz feliz... O pós-modernismo prometeu a liberdade, contudo, homens e mulheres que creram nessa promessa encontram-se presos na pior das escravidões: a solidão.” (Ricardo Gondim)
1 - De acordo com os textos acima, como a verdade pode ser caracterizada? 2 - Esta idéia de verdade é presente na sociedade? E no nosso dia-a-dia? “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6) “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abrão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:31-32)
3 - Re-caracterize verdade a partir do que Jesus disse. Parte 2 “E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se, porque, pelo caminho, tinham disputado entre si qual deles era o maior.” (Marcos 9:3334)
4 - O que denota a discussão entre os discípulos? Discussões deste gênero são comuns? Por que? “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, pôs água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (João 13:3-5)
5 - Alguém já “lavou teus pés” desta forma? 6 - Considerando que a Bíblia afirma Jesus ser Filho de Deus, qual a lógica da atitude de Jesus? Parte 3
“E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e pagalhes o salário, começando pelos derradeiros até aos primeiros. E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um; vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas, do mesmo modo, receberam um dinheiro cada um. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Assim, os derradeiros serão os primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.” (Mateus 20:8-16)
7 - Resuma a parábola.Como você se sentiria no lugar dos primeiros trabalhadores? 8 - Os últimos serão os primeiros? 9 - Qual o sentido, o que Cristo quer nos fazer entender?
“Três bilhões de vontades não mudarão um milímetro de lugar a verdade de um fato ou de um teorema. (...) Spinoza mostra-o bem, contra Descartes: Deus não tem de criar a verdade, porque Ele é a verdade, eterna e incriada. A verdade está por inteiro no campo do ser. A ignorância não a atinge, nem a mentira. É por isso que os céticos não lhe subtraem nada: dizer que a ignoram é reconhecer que ela existe; negar que ela existe é confessar que a ignoram. Podemos mudar o mundo, a sociedade, mudar os homens talvez ou mudar-se a si mesmo, mas não mudar a verdade.” (André Comte-Sponville) “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, pois está escrito: Ele surpreende os sábios na sua própria astúcia. (Coríntios 3:18-19 ) “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)