Determinante: palavra que antecede o nome, especificando-lhe o sentido. O determinante ao especificar o sentido do nome dá informações: •
sobre o carácter definido ou indefinido do objecto designado pelo nome (artigos definidos e indefinidos);
•
sobre os possuidores do objecto designado pelo nome (determinantes possessivos);
•
sobre a localização do objecto designado pelo nome em relação à pessoa que fala (determinantes demonstrativos).
O determinante concorda em género e número com o nome que especifica.
Essa moça 'tá diferente
Essa moça 'tá diferente Já não me conhece mais Está p'ra lá de p'ra frente Está me passando p'ra trás Essa moça 'tá decidida A se super-modernizar Ela só samba escondida Que é p'ra ninguém reparar (...)
Essa moça é a tal da janela Que eu me cansei de cantar E agora está só na dela Botando só p'ra quebrar (...)
Chico Buarque (cantor e compositor brasileiro)
1. Sublinha todos os determinantes no texto apresentado e indica as suas subclasses.
Havia numa vila um homem, com dinheiro e algum poder, que tinha um bom filho: solícito, gentil, amigo do seu amigo. O único problema do rapaz é que era muito mentiroso. O pai, Deus o perdoe, com aquele desgosto, até chegou a desejar que o rapaz fosse mudo. De cada vez que abria aquela sua boca causava embaraço quer junto dos seus familiares, quer junto de quem o ouvia. Um dia, num jantar com o cónego, lembrou-se de contar que: - O meu tio, que era caçador de caça grossa em África, correu atrás de um leão à volta de uma árvore e correu tão depressa que lhe deu três voltas de avanço! Num outro dia, num beberete de uma exposição fotográfica que houve lá na terra, saiu-se a dizer que o Mar Morto era muito salgado porque os portugueses, quando andavam a descobrir mundo, acamparam nas suas margens e puseram nessas águas, então doces, os seus bacalhauzinhos de molho. Coisas assim. Uma noite jantou lá em casa um importante doutor de leis e, ao serão, depois de ouvir aquelas patranhas exclamou: - Este seu filho é uma verdadeira fonte de hipérboles. Filho meu que assim falasse entrava logo numa escola de histriões! Apesar de não saber o significado de "hipérboles" nem de "histriões", aquele pai ficou mais descansado.
1.1. Com base na tarefa realizada na questão 1., classifica como verdadeiras (V) ou falsas (F) as opções seguintes:
a. Um determinante artigo pode anteceder um determinante demonstrativo. b. Um determinante artigo pode anteceder um determinante possessivo. c. Um determinante artigo pode anteceder um determinante artigo. d. Um determinante artigo pode anteceder um determinante possessivo. e. Um determinante possessivo pode seguir-se a um nome. f. Um determinante demonstrativo pode anteceder um determinante possessivo. g. O determinante artigo pode aparecer sem o nome.