8) Arrumação

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 8) Arrumação as PDF for free.

More details

  • Words: 442
  • Pages: 2
8. Arrumação em estante. Regras para a arrumação e o acondicionamento dos documentos. Princípios básicos sobre conservação e protecção de documentos. A Arrumação em estante. Regras para a arrumação e o acondicionamento dos documentos. Depois de todo o tratamento do documento este deverá ser arrumado em local próprio, consoante o seu tipo, seguindo um critério temático de acordo com a classificação e com a organização do espaço físico da Biblioteca. Para o documento ser arrumado deve ter tido o tratamento técnico acima descrito: carimbagem, registo, catalogação, classificação, indexação e cotação. Como a atribuição da cota se baseou na notação C.D.U. (Classificação Universal Decimal), os documentos irão ser arrumados por assuntos.

Princípios básicos documentos.

sobre

conservação

e

protecção

de

Face à míngua de recursos financeiros devemos recorrer a uma preservação preventiva. Há três aspectos a considerar:

Climatização - É necessário o controle da temperatura – a estabelecer separadamente, tanto nas zonas de trabalho (e no depósito) como nas áreas de utilização pública – e a ventilação das áreas de maior concentração de público. A temperatura deve oscilar entre os 16 a 18 graus centígrados e a humidade relativa entre os 45 a 60% .

Iluminação - Para uma conservação perfeita dos documentos devem assegurarse boas condições de iluminação (que deverá ser predominantemente artificial). Não expor os livros ou unidades documentais à luz solar directa.

Segurança - Haverá que tomar medidas apropriadas contra roubo e incêndio. Procurar utilizar um sistema de segurança para unidades documentais fiável e seguro. A tecnologia RFID é a tecnologia mais avançada no momento actual. O sistema RFID permite: a) Que cada livro seja etiquetado previamente, estando associado a um código único e unívoco, que relacione a etiqueta com uma base de dados de informações relacionadas com o livro, incluindo data e hora de requisição, data prevista de devolução, bem como informações acerca do utilizador que se encontra a requisitar o livro; b) Que o controlo dos livros que transitam para o exterior da biblioteca seja realizado mediante um sistema de leitores RFID instalados no balcão de atendimento. No momento em que a requisição é efectuada, pousando o livro em cima de leitor, o sistema de alarme é “informado” para não ser accionado quando detectar a passagem do livro (etiqueta) à saída da biblioteca. Caso um livro seja detectado, e não tenha sido efectuada uma

requisição válida do mesmo, será automaticamente accionado o sistema de alarme, evitando-se assim a utilização abusiva ou roubo de qualquer exemplar existente no espaço; d) Facilidade e rapidez de leitura e identificação das etiquetas; e) Rapidez de registo; f) Aumento da rastreabilidade dos Livros; g) Maior Rapidez de Inventário; h) Aumento dos Níveis de Segurança.

Related Documents

8-8
October 2019 85
8 8
August 2019 108
8
October 2019 33
8
June 2020 17
8
May 2020 27
8
November 2019 34