8. Arrumação em estante. Regras para a arrumação e o acondicionamento dos documentos. Princípios básicos sobre conservação e protecção de documentos. A Arrumação em estante. Regras para a arrumação e o acondicionamento dos documentos. Depois de todo o tratamento do documento este deverá ser arrumado em local próprio, consoante o seu tipo, seguindo um critério temático de acordo com a classificação e com a organização do espaço físico da Biblioteca. Para o documento ser arrumado deve ter tido o tratamento técnico acima descrito: carimbagem, registo, catalogação, classificação, indexação e cotação. Como a atribuição da cota se baseou na notação C.D.U. (Classificação Universal Decimal), os documentos irão ser arrumados por assuntos.
Princípios básicos documentos.
sobre
conservação
e
protecção
de
Face à míngua de recursos financeiros devemos recorrer a uma preservação preventiva. Há três aspectos a considerar:
Climatização - É necessário o controle da temperatura – a estabelecer separadamente, tanto nas zonas de trabalho (e no depósito) como nas áreas de utilização pública – e a ventilação das áreas de maior concentração de público. A temperatura deve oscilar entre os 16 a 18 graus centígrados e a humidade relativa entre os 45 a 60% .
Iluminação - Para uma conservação perfeita dos documentos devem assegurarse boas condições de iluminação (que deverá ser predominantemente artificial). Não expor os livros ou unidades documentais à luz solar directa.
Segurança - Haverá que tomar medidas apropriadas contra roubo e incêndio. Procurar utilizar um sistema de segurança para unidades documentais fiável e seguro. A tecnologia RFID é a tecnologia mais avançada no momento actual. O sistema RFID permite: a) Que cada livro seja etiquetado previamente, estando associado a um código único e unívoco, que relacione a etiqueta com uma base de dados de informações relacionadas com o livro, incluindo data e hora de requisição, data prevista de devolução, bem como informações acerca do utilizador que se encontra a requisitar o livro; b) Que o controlo dos livros que transitam para o exterior da biblioteca seja realizado mediante um sistema de leitores RFID instalados no balcão de atendimento. No momento em que a requisição é efectuada, pousando o livro em cima de leitor, o sistema de alarme é “informado” para não ser accionado quando detectar a passagem do livro (etiqueta) à saída da biblioteca. Caso um livro seja detectado, e não tenha sido efectuada uma
requisição válida do mesmo, será automaticamente accionado o sistema de alarme, evitando-se assim a utilização abusiva ou roubo de qualquer exemplar existente no espaço; d) Facilidade e rapidez de leitura e identificação das etiquetas; e) Rapidez de registo; f) Aumento da rastreabilidade dos Livros; g) Maior Rapidez de Inventário; h) Aumento dos Níveis de Segurança.