FOLHA DOMINICAL 30º Domingo do Tempo Comum, ano A
O maior mandamento da Lei
O Evangelho diz-nos, de forma clara e inquestionável, que toda a revelação de Deus se resume no amor – amor a Deus e amor aos irmãos. Os dois mandamentos não podem separar-se: “amar a Deus” é cumprir a sua vontade e estabelecer com os irmãos relações de amor, de solidariedade, de partilha, de serviço, até ao dom total da vida. Tudo o resto é explicação, desenvolvimento, aplicação à vida prática dessas duas coordenadas fundamentais da vida cristã.
26-10-2008; Folha n.º 316; Ano VIII Paróquia de S. Pedro de Avintes
[email protected] http://avintes.blogspot.com Telefone e Fax: 227870159 (3ª - 6ª, das 17h-19h)
LEITURA I – Ex 22, 20-26 Leitura do Livro do Êxodo Eis o que diz o Senhor: «Não prejudicarás o estrangeiro, nem o oprimirás, porque vós próprios fostes estrangeiros na terra do Egipto. Não maltratarás a viúva nem o órfão. Se lhes fizeres algum mal e eles clamarem por Mim, escutarei o seu clamor; inflamar-se-á a minha indignação e matarvos-ei ao fio da espada. As vossas mulheres ficarão viúvas, e órfãos os vossos filhos. Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao pobre que vive junto de ti, não procederás com ele como um usurário, sobrecarregando-o com juros. Se receberes como penhor a capa do teu próximo, terás de lha devolver até ao pôr-do-sol, pois é tudo o que ele tem para se cobrir, é o vestuário com que cobre o seu corpo. Com que dormiria ele? Se ele Me invocar, escutá-lo-ei, porque sou misericordioso».
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 17 Eu Vos amo, Senhor: Vós sois a minha força. Eu Vos amo, Senhor, minha força, minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador. Meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança, meu protector, minha defesa e meu salvador. Na minha aflição invoquei o Senhor e clamei pelo meu Deus. Do seu templo Ele ouviu a minha voz e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. Viva o Senhor, bendito seja o meu protector; exaltado seja Deus, meu salvador. O Senhor dá ao Rei grandes vitórias e usa de bondade para com o seu Ungido.
LEITURA II – 1 Tes 1, 5c-10 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses Irmãos: Vós sabeis como procedemos no meio de vós, para vosso bem. Tornastes-vos imitadores nossos e do Senhor, recebendo a palavra no meio de muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo; e assim vos tornastes exemplo para todos os crentes da Macedónia e da Acaia. Porque, partindo de vós, a palavra de Deus ressoou não só na Macedónia e na Acaia, mas em toda a parte se divulgou a vossa fé em Deus, de modo que não precisamos de falar sobre ela. De facto, são eles próprios que relatam o acolhimento que tivemos junto de vós e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos Céus o seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livrará da ira que há-de vir.
EVANGELHO – Mt 22, 34-40 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Jesus respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».
ORAÇÃO UNIVERSAL Irmãos e irmãs: Oremos para que os discípulos de Jesus ponham em prática o duplo mandamento do amor, inscrito no coração de todo o homem, dizendo, com fé e humildade: Lembrai-Vos, Senhor, do vosso povo. 1. Pelo Papa Bento XVI, pelos bispos e presbíteros, pelos diáconos e fiéis, para que se entreguem, com ardor e sem descanso, ao serviço do Deus vivo e da sua Palavra, oremos ao Senhor. 2. Pelos povos onde a guerra parece não ter fim e pelas famílias onde já não há amor, para que Deus lhes renove a esperança, oremos ao Senhor. 3. Pelos pobres, os explorados e os órfãos e por aqueles que a sociedade põe de lado, para que encontrem quem os acolha e os ame, oremos ao Senhor. 4. Pelos homens e mulheres não violentos, para que Deus seja a sua força nos combates que tiverem de travar, oremos ao Senhor. 5. Pela nossa assembleia dominical, para que a Palavra que nela escutámos nos leve a falar e a viver como Jesus, oremos ao Senhor. Senhor, Pai santo, que sabeis amar e perdoar sempre, concedei a estes vossos filhos, que escutaram a vossa Palavra, a graça de Vos imitar no amor e no perdão. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
PRÓXIMO DOMINGO Fiéis Defuntos ACLAMAÇÃO (Jo 14, 23) Se alguém Me ama, guardará a minha palavra, diz o Senhor; meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada.
Neste dia há 3 missas diferentes. A 1ª será às 8:30h, a 2ª às 9:30h e a 3ª às 11h. Por falta de espaço colocamos apenas os Evangelhos. 1ª missa Ev. – Mt 11, 25-30 2ª missa Ev. – Jo 11, 21-27 3ª missa Ev. – Jo 6, 51-58
INTENÇÕES DO PAPA PARA NOVEMBRO DE 2008
Intenção geral: Entrega a Deus e ao próximo. Que o testemunho de amor oferecido pelos Santos fortifique os cristãos na entrega a Deus e ao próximo, imitando Cristo que veio para servir e não para ser servido. Intenção missionária: Comunidades cristãs da Ásia. Que todas as Comunidades cristãs da Ásia, contemplando o rosto de Cristo, saibam encontrar os caminhos mais aptos para anunciá-Lo, em plena fidelidade ao Evangelho, às populações daquele vasto Continente, rico em culturas e antigas formas de espiritualidade.
֠
AVISOS:
01. Ministros da Comunhão. Teremos reunião com os Ministros Extraordinários da Comunhão. Será na próxima 3ª, às 21:30h, na Igreja, na sala de Nª Sª. 02. Ano Paulino. Neste ano Paulino teremos alguns encontros para conhecermos melhor a figura de S. Paulo. O 1º será na próxima 4ª, às 21:30h, na sala de Nª Sª. Vamos adoptar o livro proposto pela conferência episcopal que custa 4 euros e estará disponível na reunião. 03. Encontro com o Sr Bispo. Os jovens e adultos que vão receber o crisma terão um encontro com o Sr Bispo auxiliar, D. João. Este encontro é obrigatório. Será na próxima 5ª, as 21:30h, na paróquia de Mafamude. 04. Dia de Todos os Santos. Este ano, o dia 1 de Novembro calha a um Sábado. Não há catequese. Nesse dia, de manhã as missas em honra de Todos os Santos serão às mesmas horas de Domingo. 05. Dia de Féis Defuntos. No dia 1 de tarde (Sábado) teremos missa vespertina de Fiéis Defuntos no cemitério, às 16h. Precisamos de ajuda na procissão. No dia 2 de manhã (Domingo), teremos as habituais missas dominicais por alma dos Fiéis Defuntos. 06. Curso de iniciação. Teremos mais um curso de iniciação para catequistas. Começa dia 3 (2ª), às 21h, em Mafamude. 07. Palheirinho. No mês de Novembro a missa mensal na capela do Palheirinho será dia 21 (6ª), às 19h. Agradeço às pessoas que contribuíram para as obras (o telhado novo, a casa de banho nova e o chão da sacristia) que já estão prontas.
SANTOS E MEMÓRIAS DA SEMANA 28 (3ª) – S. Simão e S. Judas, apóstolos 01 (Sáb.) – Solenidade de Todos os Santos 02 (Dom.) – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
AGENDA PAROQUIAL 2008/2009: (Em construção) OUTUBRO 30 - Encontro dos crismandos com o Sr Bispo (21:30h, Mafamude) NOVEMBRO 01 - Não há catequese 03 - Começa curso de iniciação de catequistas (21h, Mafamude) 14 - Confissões para crismandos (21:30h, Sto Ovídio) 16 - Dia dos seminários diocesanos. Crisma vicarial (16h, Sé do Porto) 26 - Termina curso de iniciação de catequistas (21h, Mafamude) 30 - 1º Domingo do Advento DEZEMBRO 01 - Feriado. Encontro vicarial de catequistas. (Local?, das 9h-17h) 06 - Confissões Adv crianças do 3º ao 6º ano. (10h-11h, Igreja). Vários Pes. 13 - Missa e convívio (Gradouro). Termina catequese.
16 - Confissões Advento jovens e adultos (21:30h, Igreja). Vários Pes. 22 - Ceia de catequistas e troca de prendas (Gradouro, 20h) 2009 JANEIRO 03 - Recomeça catequese e missa com crianças MARÇO 29 - Procissão dos Passos (16h, Igreja) ABRIL 04 - Termina catequese 12 - Páscoa 18 - Recomeça catequese e missa com crianças
MAIO 30 - Termina catequese (missa campal) JUNHO
Confissões para crismandos. Os que vão receber o crisma têm confissões no dia 14 de Novembro (6ª), às 21:30h, na Igreja nova de Santo Ovídio. Jantar de S. Martinho. Teremos um jantar de S. Martinho para ajudar à festa do padroeiro. Será dia 15/11, na Quinta de Gradouro, às 20h. Crisma vicarial. O Crisma das paróquias da vigararia de Gaia Norte terão a celebração do Crisma no dia 16 de Novembro (Domingo), às 16h, na Sé Catedral do Porto. Os crismandos e padrinhos terão que estar 1 hora antes para a distribuição dos lugares.