26-04-2009

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 26-04-2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,459
  • Pages: 2
Actos 3, 13-15.17-19 «Matastes o autor da vida; mas Deus ressuscitou-o dos mortos » Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro disse ao povo: «O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou o seu Servo Jesus, que vós entregastes e negastes na presença de Pilatos, estando ele resolvido a soltá-l’O. Negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação dum assassino; matastes o autor da vida, mas Deus ressuscitou-O dos mortos, e nós somos testemunhas disso. Agora, irmãos, eu sei que agistes por ignorância, como também os vossos chefes. Foi assim que Deus cumpriu o que de antemão tinha anunciado pela boca de todos os Profetas: que o seu Messias havia de padecer. Portanto, arrependei-vos e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam perdoados».

Salmo 4 Erguei, Senhor, sobre nós, a luz do vosso rosto. Quando Vos invocar, ouvi-me, ó Deus de justiça. Vós que na tribulação me tendes protegido, compadecei-Vos de mim e ouvi a minha súplica. Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos, o Senhor me atende quando O invoco. Muitos dizem: «Quem nos fará felizes?» Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face. Em paz me deito e adormeço tranquilo, porque só Vós, Senhor, me fazeis repousar em segurança.

1 Jo 2, 1-5a «Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados e também pelos do mundo inteiro» Leitura da Primeira Epístola de São João Meus filhos, escrevo-vos isto, para que não pequeis. Mas se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, o Justo, como advogado junto do Pai. Ele é a vítima de propiciação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro. E nós sabemos que O conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-l’O e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Mas se alguém guardar a sua palavra, nesse o amor de Deus é perfeito.

ACLAMAÇÃO Senhor Jesus, abri-nos as Escrituras, falai-nos e inflamai o nosso coração. (Lc 24, 32) Lc 24, 35-48 «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia» Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostroulhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?». Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriulhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

ORAÇÃO UNIVERSAL

Irmãs e irmãos: A Cristo ressuscitado, que intercede pelos pecadores junto do Pai, peçamos que os seus fiéis sejam testemunhas do perdão, dizendo, com alegria: Cristo ressuscitado, ouvi-nos. 1. Pelos que encontram Jesus Cristo nas Escrituras, pelos que O reconhecem ao partir do pão e por aqueles a quem Ele perdoa os pecados, oremos ao Senhor. 2. Pelos que trabalham pela paz e pela justiça, pelos que exercem grandes responsabilidades e pelos povos do mundo inteiro e seus governos, oremos ao Senhor. 3. Pelas vítimas das injustiças deste mundo, pelos inocentes perseguidos e condenados e por aqueles de quem Jesus Se fez igual, oremos ao Senhor. 4. Pelos que não ousam crer na Ressurreição de Jesus, pelos que, por vergonha, negam o Santo e o Justo e pelos que agem contra Ele por ignorância, oremos ao Senhor. 5. Por todos nós aqui presentes neste dia, pelos que celebraram connosco a santa Páscoa e pelos que esperam celebrá-la na glória eterna, oremos ao Senhor.

SANTOS E MEMÓRIAS DA SEMANA 29 (4ª) - Santa Catarina de Sena 02 (Sáb.) - Santo Atanásio

PRÓXIMO DOMINGO Domingo do Bom Pastor 4º Domingo do Tempo Pascal, ano B 1ª leit. – Act 4, 8-12 2ª leit. – 1 Jo 3, 1-2 Ev. – Jo 10, 11-18

INTENÇÕES DO PAPA PARA MAIO DE 2009 Intenção geral: Promover vocações sacerdotais e religiosas. Que os leigos e as comunidades cristãs se tornem promotores responsáveis das vocações sacerdotais e religiosas. Intenção missionária: Participar na missão universal da Igreja. Que as Igrejas católicas de recente fundação, agradecidas pelo dom da fé, estejam disponíveis para participar na missão universal da Igreja, prontas para levar o Evangelho a todo o mundo.

AGENDA PAROQUIAL 2009 MAIO 01 - Peregrinação paroquial a Fátima. 02 - Festa da Palavra com o 4º ano. (16:15h, Igreja) 02 - Reunião de pais da 1ª comunhão (21:30h, Igreja) 08 - Reunião de pais da Profissão de Fé (21:30h, Igreja) 09 - Confissões 1ª comunhão (15h, Igreja) 12 - Procissão de velas (21h das capelas à Igreja, pelas 22:30h) 16 - Confissões 1ª comunhão (15h, Igreja) 23 - 10 Retiro da Comunhão Solene (Centro Oásis) 27 - Oração pelas Vocações (Igreja, 12h-13h) 30 - Termina a catequese (16h missa campal) 31 - Festa do Envio, com o 10º ano. (11h, Igreja). JUNHO 07 - 1ª Comunhão (11h Igreja, 1º grupo) 07 - Festa Nª Sª dos Prazeres (16h Missa na Capela) 11 - 1ª Comunhão (9:30h Cap Sta Isabel; 11h Igreja, 2º grupo) 14 - Profissão de Fé e Comunhão Solene (11h Igreja) 21 - Festa do Coração de Jesus (16h Missa, Adoração e Procissão) 28 - Festa do Padroeiro (Missa 11h, Procissão 17h) JULHO 05 - Festa de Sta Isabel 11 - Passeio de catequistas AGOSTO 02 - Festa do Bom Jesus do Palheirinho (Missa 16h, Procissão 17h) SETEMBRO 01 a 08 - Viagem ao Egipto 27 - Festa do Senhor dos Aflitos (Missa 16h, Procissão 17h)

AVISOS: 01. Vocações. Iniciamos este Domingo a semana de Oração pelas Vocações. Peçamos ao Senhor que não faltem à sua Igreja as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias de que tanto necessita. 02. Ano Paulino. Teremos mais um encontro do Ano Paulino. Será na próxima 4ª, às 21:30h, na Igreja, na sala de Nª Sª. 03. Peregrinação a Fátima. A peregrinação paroquial ao Santuário de Fátima será no dia 1, próxima 6ª. A partida será às 7h na Igreja e na Cimaca. Nos Bombeiros terá que ser 15 minutos mais cedo, às 6:45h, para não atrasar. 04. Festa da Palavra. Teremos a festa da Palavra, com os alunos do 4º ano, no próximo Sábado, às 16h, na Igreja. 05. Pais 1ª Comunhão. Teremos reunião com os pais das crianças que este ano fazem a 1ª comunhão. Será também no próximo Sábado, às 21:30h, na Igreja. 06. Matrículas Catequese. As matrículas na catequese para o ano 2009/2010 começam no mês de Maio. Os alunos que já frequentam, devem renovar a matrícula junto do respectivo catequista. Os que vêm pela primeira vez, devem matricular-se na secretaria paroquial no horário afixado. 07. Mês de Maria. Durante o mês de Maio recitaremos o Terço de 2ª a Sábado. Na Igreja será de tarde, às 17:15h. Nas capelas paroquiais será à noite, às 21:15h.

3º Domingo do Tempo Pascal Ano B

Canonização do Santo Condestável

Apresentou-se no meio deles.

Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Santarém (Portugal) a 24 de Junho de 1360. Como Condestável do reino de Portugal, foi militar invencível; mas, vencendo se a si mesmo, pediu a admissão, como irmão leigo, na Ordem do Carmelo. Tinha uma admirável piedade e confiança para com a Santíssima Virgem Maria. Sentia grande satisfação em pedir esmolas pelas portas, desempenhar os ofícios mais humildes na casa de Deus, e mostrou sempre grande compaixão e liberalidade para com os pobres. Morreu no domingo da Ressurreição do ano 1431 (1 de Abril).

Na sua catequese, S. Lucas procura deixar claro que a ressurreição de Jesus foi um facto real, incontornável que, contudo, os discípulos descobriram e experimentaram só após um caminho longo, difícil, penoso, carregado de dúvidas e de incertezas.

Paróquia de S. Pedro de Avintes Folha nº 341; Ano IX 26-04-2009 http://avintes.blogspot.com/

Related Documents

Local 26042009
April 2020 16
Etc 26042009
April 2020 10
Mpg - Ata02 - 26042009
April 2020 7