Job 38, 1.8-11 «Aqui se quebrará a altivez das tuas vagas»
2 Cor 5, 14-17 «Tudo foi renovado»
ORAÇÃO UNIVERSAL
Leitura do Livro de Job O Senhor respondeu a Job do meio da tempestade, dizendo: «Quem encerrou o mar entre dois batentes, quando ele irrompeu do seio do abismo, quando Eu o revesti de neblina e o envolvi com uma nuvem sombria, quando lhe fixei limites e lhe tranquei portas e ferrolhos? E disse-lhe: ‘Chegarás até aqui e não irás mais além, aqui se quebrará a altivez das tuas vagas’».
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios Irmãos: O amor de Cristo nos impele, ao pensarmos que um só morreu por todos e que todos, portanto, morreram. Cristo morreu por todos, para que os vivos deixem de viver para si próprios, mas vivam para Aquele que morreu e ressuscitou por eles. Assim, daqui em diante, já não conhecemos ninguém segundo a carne. Ainda que tenhamos conhecido a Cristo segundo a carne, agora já não O conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. As coisas antigas passaram: tudo foi renovado.
Irmãos e irmãs: A oração do humilde atravessa as nuvens. Cheios de fé invoquemos o Senhor, Pai justo e misericordioso, e imploremos humildemente: Senhor, nós temos confiança em Vós.
ACLAMAÇÃO Apareceu entre nós um grande profeta: Deus visitou o seu povo. (Lc 7, 16)
Salmo 106 Cantai ao Senhor, porque é eterno o seu amor. Os que se fizeram ao mar em seus navios, a fim de labutar na imensidão das águas, esses viram os prodígios do Senhor e as suas maravilhas no alto mar. À sua palavra, soprou um vento de tempestade, que fez encapelar as ondas: subiam até aos céus, desciam até ao abismo, lutavam entre a vida e a morte. Na sua angústia invocaram o Senhor e Ele salvou-os da aflição. Transformou o temporal em brisa suave e as ondas do mar amainaram. Alegraram-se ao vê-las acalmadas, e Ele conduziu-os ao porto desejado. Graças ao Senhor pela sua misericórdia, pelos seus prodígios em favor dos homens.
Mc 4, 35-41 «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?» Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações. Levantou-se então uma grande tormenta e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água. Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-n’O e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?». Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fezse grande bonança. Depois disse aos discípulos: «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?». Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?». Palavra da salvação.
1. Pela santa Igreja, barca dos Apóstolos sacudida pelos ventos, para que o Senhor desperte a sua fé e dissipe todos os seus temores, oremos irmãos. 2. Pelo mundo afligido por males sem conta, para que descubra em Jesus, Filho de Deus, o profeta que renova a vida dos homens, oremos, irmãos. 3. Pelos navegantes e pescadores em perigo, para que a presença invisível de Jesus acalme as tempestades e tormentas, oremos, irmãos. 4. Pelos que estão ao serviço do próximo, para que nem o fracasso nem a incompreensão os façam desistir de seus propósitos, oremos, irmãos. 5. Pelos membros da nossa comunidade, para que a Palavra e o Pão do Céu que Deus nos dá nos tornem novas criaturas, oremos, irmãos.
SANTOS E MEMÓRIAS DA SEMANA 24 (4ª) - Nascimento de S. João Baptista
PRÓXIMO DOMINGO Solenidade de S. Pedro e S. Paulo, Apóstolos Missa da Vigília 1ª leit. – Actos 3, 1-10 2ª leit. – Gal 1, 11-20 Ev. – Jo 21, 15-19
INTENÇÕES DO PAPA PARA JUNHO DE 2009 Intenção geral: Ajuda aos Países mais pobres. Que a solicitude internacional para com os Países mais pobres suscite ajudas concretas, especialmente para os aliviar do peso opressor da dívida externa. Intenção missionária: Apoio às Igrejas que sofrem violência. Que as Igrejas particulares que vivem em contextos onde reina a violência sejam apoiadas pela solicitude dos católicos de todo o mundo.
AVISOS: 01. Coração de Jesus. Teremos a festa do Sagrado Coração de Jesus este Domingo, às 16h, na Igreja com o seguinte programa: Eucaristia, Adoração e Procissão. 02. Ano Sacerdotal. Na passada sexta-feira, dia litúrgico do Coração de Jesus, o Santo Padre inaugurou o «Ano da Vocação Sacerdotal», a propósito dos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars, padroeiro dos párocos. Na folha dominical vai um apontamento sobre a sua vida. 03. Missas de S. João. Na próxima 4ª a Igreja celebra a Festa do Nascimento de S. João Baptista. Teremos missa no dia e também na Véspera (3ª), ambas às 18h. 04. Livro sobre Avintes. Teremos a apresentação do novo livro sobre Avintes na próxima 6ª, às 21:15h, na Igreja, na sala de Nª Sª. 05. Oração pelas Vocações. Continuamos a participar na cadeia diocesana de oração pelas vocações. Este mês a nossa paróquia está responsável pelo dia 28 (Dom.) das 8h-9h. Como temos missa às 8:30h, começamos às 8h e depois na missa teremos presente esta intenção. 06. S. Pedro e S. Paulo. Deste Domingo a oito, dia 28, teremos a Festa de S. Pedro e S. Paulo. Seguiremos os textos da vigília. A missa solene será às 11h e o pregador o Sr Pe Jesus, sacerdote da Opus Dei. A Procissão será às 17h. Convidamos as crianças que fizeram a 1ª comunhão e a comunhão solene a participar na procissão. Na 2ª, dia 29, teremos missa às 19h.
12º Domingo do Tempo Comum Ano B
Fez-se grande Bonança
S. João Maria Vianney (ou Santo Cura d’Ars)
AGENDA PAROQUIAL 2009 JUNHO 28 - Festa do Padroeiro (Missa 11h, Procissão 17h) JULHO 05 - Festa de Sta Isabel 11 - Passeio de catequistas AGOSTO 02 - Festa do Bom Jesus do Palheirinho (Missa 16h, Procissão 17h) SETEMBRO 01 a 08 - Viagem ao Egipto 27 - Festa do Senhor dos Aflitos (Missa 16h, Procissão 17h)
Nasceu em Lyon no ano 1786, em França. Depois de superar muitas dificuldades, pôde ser ordenado sacerdote. Tendolhe sido confiada a paróquia de Ars, na diocese de Belley, o santo promoveu nela admiravelmente a vida cristã, por meio duma eficaz pregação, com a mortificação, a oração e a caridade. Revelou especiais qualidades na administração do sacramento da Penitência e na direcção espiritual, e por isso acorriam fiéis de todas as partes para escutar os seus santos conselhos. Morreu em 1859. O seu dia celebra-se a 4 de Agosto. É padroeiro dos párocos.
O Evangelho deste Domingo garante-nos que os discípulos nunca estão sozinhos a enfrentar as tempestades que todos os dias se levantam no mar da vida… Os discípulos nada têm a temer, porque Cristo vai com eles, ajudando-os a vencer a oposição das forças que se opõe à vida e à salvação dos homens.
Paróquia de S. Pedro de Avintes Folha nº 349; Ano IX 21-06-2009 http://avintes.blogspot.com/