Arquitectura Organizacional do Sector Hoteleiro em Portugal: Arquitectura de Processos e Arquitectura de Sistemas de Informação Resumo Este projecto visa ajudar os grupos hoteleiros de pequena dimensão, que sofrem de problemas estruturais ao nível da gestão que impedem o seu desenvolvimento e crescimento no mercado actual. A análise pormenorizada de cada processo, actividade, tarefa e operação, e das necessidades de informação que lhes estão associadas, constituiu um passo importante para a definição de uma arquitectura de sistemas de informação uniforme, coesa e forte, capaz de satisfazer as necessidades organizacionais e ajudar na realização da estratégia de negócio.
Modelo de Competências Organizacionais
Processo “Gerir Reservas”
Actividade “Validar Reserva”
Tarefa “Verificar dados do pedido” N1: Possibilidade de criar novas reservas; N2: Notificação automática de dados em falta; N3: Impossibilidade de criar reservas sem Nome, Data Entrada e Tipo de Quarto. Necessidades de Informação da tarefa “Verificar dados do pedido”
Objectivos Realizar um estudo de caso em 5 hotéis, usando a metodologia MLearn®, a fim de definir uma arquitectura de processos, que se constitua como uma referência para o sector hoteleiro português. Através das Necessidades de Informação, propor uma arquitectura de Sistema de Informação que suporte os processos de negócio modelados. Definir pontos de controlo e monitorização nos processos de negócio que ajudem a gestão de topo.
Resultados Esperados Arquitectura de Processos Modelo
Caderno de Encargos
MEGSI, Universidade do Minho, 2008/2008 Orientador: Prof. Dr. Rui Dinis Sousa; Aluno de Mestrado: Vitor Manuel Oliveira Marques; Empresa: Associação da Hotelaria de Portugal Email de Contacto:
[email protected]