XVIII GOVERNO X O CONSTITTUCIO ONALL
eiro-ministrro Prime José Sócrates S meiro primeiro o-ministro co om dois nom mes próprios da d história de Portugal to omará posse ea O prim 26 de Outubro, um ma segunda-ffeira. É que aos a domingo os José Sócra ates só gosta a de concluir as coisas,, nunca de as começar.
Ministtro de Estad do e dos Ne egócios Esttrangeiros Luís Am mado ndigitação qu ue provocou grandes festtejos e enorm mes manifesstações de júbilo, gerando o Uma in mesmo o um clima de d euforia ge eneralizada muito m pouco habitual para a um ministrro. Claro que não foi em Portugal que tudo isto aconteceu, a mas m na Líbia e na Venezue ela anda tud do maluco de e ação. satisfa Ministtro de Estad do e das Fin nanças Fernan ndo Teixeira dos Santos m ministro – primeiro p ape enas das Fina anças e depo ois, em acum mulação, tamb bém da Foi um Econom mia e da Ino ovação – com m uma acção o governativa a sóbria, interventiva, detterminada, flexíve el, serena e competente. c Não há outra a forma de o dizer: para malta como nós, que go osta de circco, foi um miinistro chato como o cara aças. Ministtro da Pres sidência Pedro Silva Pereira a o tínhamos esscrito sobre o Sócrates? Hein, este é o Silva Pereira? Ah, pron nto, está Já não explica ado. É consid derado o delffim do prime eiro-ministro mas a verda ade é que subiu na vida por p mérito o próprio: trabalhou muito o para mereccer os 20% que q lhe coub beram na neg gociata do Freepo ort.
Ministtro da Defe esa Naciona al Augustto Santos Sillva o Portas a Fra ancisco Louççã, já treme: agora que A Augusto Santtos Silva vai A Direita, de Paulo o fácil e direccto a granad das, minas e metralhadorras, é que a malhação m vai passarr a ter acesso mesmo o começar.
Ministtro da Adm ministração Interna I Rui Pe ereira nduzindo e cu ujo maior mé érito terá sid do o de, apessar de manda ar Um miinistro que é agora recon nas po olícias e de estar num Go overno com a ‘cultura Sóccrates’, ter re esistido à ten ntação de manda ar prender e arrancar a lííngua aos seus muitos críticos.
Ministtro da Justiiça Alberto o Martins c co omo o estuda ante de Coim mbra que, ao pedir a pala avra, foi man ndado calar por p Ficou conhecido Américco Thomaz. Sem S dúvida uma experiência muito útil ú para um m ministro que terá de lidarr com António A Marin nho Pinto.
Ministtro da Econ nomia, da In novação e do d Desenvo olvimento José Vieira V da Silva a ectativa nas empresas: se lhes der be enefícios com m o mesmo empenho e com m Causa grande expe e min nistro do Trabalho, retirou direitos ao os trabalhado ores, será lev vado em omb bros; que, enquanto se atribuir esses be enefícios com m a mesma arbitrariedad a e com que, e enquanto ministro da al, distribuiu o Rendimen nto Social de Inserção, te erá direito a uma u estátua. Solidarriedade Socia cultura, do Desenvolvimento Rurral e das Pe escas Ministtro da Agric Antóniio Serrano dministrador hospitalar e foi escolhido o para a pastta da Agriculttura precisam mente por issso, Era ad dado o estado com matoso em qu ue Jaime Silv va deixa o se ector. Muitos analistas co onsideram, porém m, que é algo fraco em termos físicos e que terá de d ‘ganhar co orpo’ para ag guentar os sopapo os que Paulo o Portas e Nu uno Melo não o deixarão de e lhe mandarr.
Ministtro das Obrras Públicas s, Transporrtes e Comu unicações Antóniio Mendonça u ministro com c futuro garantido nass obras públiccas, mesmo que a sua accção resulte num Será um desasttre. É que, se endo indepen ndente, o PS S não terá qu ualquer probllema em mandá-lo dar serven ntia a pedreirro nas obras do novo aerroporto ou do o TGV.
biente e do Ordenamen nto do Terrritório Ministtra do Amb Dulce Pássaro esidente do Instituto de Resíduos, o que a recom menda claram mente para um ma pasta cujja Era pre influên ncia na acção o governativa a nunca foi mais m do que residual. Ah,, nós aperceb bemo-nos do o potenccial cómico de d existir uma a ministra do o Ambiente que q se chama a Pássaro, mas m o Gato Fedore ento antecipo ou-se... Ministtra do Trab balho e da Solidariedad S de Social Maria Helena Andrré É espe ecialista em políticas p socia ais da União Europeia, o que pode vir a dar jeito,, uma vez qu ue o seu an ntecessor aca abou com tod das as que existiam e em Portugal. P Na Confederaçã ão Europeia de Sindica atos é respon nsável pelo Diálogo D Socia al Europeu, o que faz dessconfiar que José Sócrate es só a convvidou para po oder utilizar mais uma ve ez a palavra ‘diálogo’ ‘ no sseu discurso de posse.
Ministtra da Saúd de Ana Jo orge Depoiss de entrar a meio da antterior legislattura e de terr obtido um cconsiderável índice de popula aridade, vere emos se será durante os próximos quatro anos qu ue será finalm mente revela ado que An na Jorge é, na n verdade, Correia C de Ca ampos disfarrçado com um ma máscara de mulher.
cação Ministtra da Educ Isabel Alçada É uma das criadora as, enquanto o co-autora da d colecção de d livros infantis “Uma Av ventura”, da nagem do cão Faial. No entanto, e só agora a irá descobrir o que é mesmo um m cão raivoso o, person quando tiver Mário o Nogueira a morder-lhe nas canelas.
Ministtro da Ciência, Tecnolo ogia e Ensino Superior Marian no Gago duzido no En nsino Superio or, é conheciido por detesstar os prime eiros dias de governação,, por Recond ter de aturar os no ovos ministro os a gritarem m que são «um ma malta do o car****». Se S lhes conse eguir aplicarr umas multa as jeitosas, deve d poder finalmente tra ansferir dinhe eiro suficientte para as universidades.
ura Ministtra da Cultu Maria Gabriela Can navilhas dar de instrum mento pois vai v ocupar um ma pasta com mplexa, da qual Pianistta, vai ser forçada a mud se diz que obriga a ter unhas para p tocar gu uitarra. Sim, a piada é fra aquita, mas menos m de 1% % do ão dá para mais! m PIB nã
suntos Parla amentares Ministtro dos Ass Jorge Lacão gurar as rela ações do Govverno com a Assembleia da d República ae Vai serr o responsavel por asseg com oss grupos parrlamentares. Para tal, irá certamente usar a sua ffamosa tácticca de distrairr os oponentes através da exibição ostensiva da a sua verruga a facial.