Olá! Continuando a seção de artigos sobre vetorização de imagens, hoje explicarei sobre as camadas, cada qual com sua cor.
• • • •
Título: Vetorizando imagens e fotos (parte 4) - camadas a cores Versão: Photoshop 7 (PT-BR, idioma é despresível) Dificuldade: Média-alta Agradecimento especial: Rodolfo Takahashi (por ceder um espaço para o PSD deste artigo)
Nesta quarta parte da seção de tutoriais, vou explicar e demonstrar passo-a-passo a vetorização de uma imagem com mais de 1 cor, o que exige mais camadas. Então vamos ao trabalho!
1. 2. 3.
Desta vez usarei a imagem abaixo: Ela já está quase totalmente vetorizada, mas reparamos nas falhas diversas que ela tem, então vamos ao trabalho! Após copiar a imagem, abra um novo documento no Photoshop ou abra esta imagem, caso tenha salvo-a em algum lugar.
4.
Assim como em qualquer imagem vetorizada, vamos primeiro para as partes mais externas, ou seja, criamos demarcadores nos pontos-chave (economize o máximo, mas não a ponto de deixar impossível fazer algumas "curvas"), mas LEMBRE-SE que primeiro temos que criar um novo demarcador (na aba dos demarcadores) e depois com a ferramenta caneta criamos os demarcadores. Veja como ficou abaixo.
5.
Agora vamos criar as curvas. Retornando ao primeiro artigo da seção (Ferramenta Caneta), consulte-o se
6.
precisar, iremos usar a ferramenta de conversão de demarcador para criar estas curvas, tente por si mesmo, lembrando que nesta imagem nós temos que contornar a parte preta, pois é a borda e mais externa da figura. Feito isso, vamos agora distinguir as cores desta figura. Temos 6 cores, o amarelo claro, laranja escuro, laranja claro, azul, branco e vermelho.
7.
Ótimo, vamos criar as 6 camadas, além do background, crie as 6 camadas. Nesta hora é muito importante o uso do conta-gotas (Tecla I) para coletarmos a melhor cor que representará cada camada, Ex: #0063FF é o Azul do cap e da roupa (lembre-se que a parte mais escura será feita com as sombras (1 camada separada)). Vamos a ordem das camadas, veja a imagem abaixo.
8.
Lembrando que, todas devem estar com suas mascaras de camada já aplicadas e principalmente com as cores invertidas (BRANCO para PRETO)
9.
Agora vamos para as 'penas', criar os demarcadores das penas de Donald. Novamente criamos um novo demarcador, na aba dos demarcadores, e com a ferramenta caneta traçamos os pontos externos da cor branca. É importante economizar camadas e demarcadores, portanto veja que a cor branca no desenho está presente em 3 partes (cabeça braços e 'cintura') num mesmo demarcador iremos demarcar estas 3
partes. Veja abaixo: 10. Não poupe a LUPA (Tecla Z) ou (CTRL + e CTRL -)para criar e modificar (converter) os demarcadores, e principalmente nas partes mais detalhadas. Não se esqueça de salvar constantemente o arquivo no formato PSD, caso algum imprevisto aconteça, o arquivo estará a salvo.
11. Depois de vetorizarmos parte a parte a imagem ficará mais ou menos assim:
12. Mas ainda não terminamos, repare que faltam os detalhes em preto. Ótimo! Esta parte é muito interessante e mostra como as máscaras de camada são poderosos atributos no Photoshop. O que fazer para que os detalhes surjam, sem que seja preciso criar uma nova camada preta? Fácil!
13. Simples. Crie um novo demarcador e crie todos os detalhes com a caneta e os modele, conforme a figura
abaixo: 14. Primeiro, selecionamos a camada preta (que fez a borda, está por baixo de todas exceto background) e sua máscara de camada, para adicionarmos a parte onde sai o som da corneta. 1. Simples... na aba dos demarcadores, selecione o demarcador dos detalhes e segurando o CTRL clique sobre ele, marcando sua seleção. 2. Voltando a aba das camadas, já com a preta e sua máscara de camada selecionada pressione o DELETE, repare que surgirá o SOM da corneta no desenho. 15. Agora precisamos fazer o resto, ainda com a seleção do demarcador, selecione a camada branca (das penas) e sua máscara de camada, e em seguida selecione a ferramenta "Marca de seleção retangular" (Tecla M), com a tecla ALT pressionada faça uma seleção da parte dos detalhes da corneta e do Som da corneta, repare que ele irá ser "Des-selecionado", está é a função do ALT. 16. Agora que temos só a parte das penas selecionada, na máscara de camada tecle CTRL+I, pronto... Agora só faltam os detalhes da corneta.
17. Mesmo processo, mas desta vez des-selecione a parte das penas (branca) inves da corneta... Selecione a camada amarela (ponta da corneta) e pressione o CTRL+I (com a seleção ativada). Lembre-se de desselecionar a parte do "som da corneta", senão ele ficará da cor amarela.
18. Feito isso, só precisamos fazer as sombras. Simples, crie uma camada (pinte-a de preto) e adicione sua máscara de camada (preta CTRL+I). Altere sua posição para primeira, clicando e arrastando até acima.
Altere a opacidade da mesma para 20% e faça como na figura abaixo, seguida pela descrição.
19. Deve ser criado um demarcador para as sombras, faça isso. E como na imagem abaixo, demarque apenas as sombras, e modele-as. (Transformei a imagem em preto e branco somente para demonstrar que as partes coloridas são as sombras). Ok feito isso, com o CTRL precionado faça a marca de seleção deste demarcador, e aplique-o na 'máscara de camada' da camada das sombras (preta), usando o DELETE
(como já explicado). Pronto! A vetorização da imagem está pronta... Partindo de todos os artigos publicados sobre vetorização, nesta seção, já é possível tentar vetorizar fotos...