VERBOS – VOZES VERBAIS Parte 1 - Voz Passiva A voz passiva indica uma ação sofrida e recebida pelo sujeito que passa a se chamar sujeito paciente. Exemplo: A lição é estudada pelo aluno. – A lição = sujeito paciente. A pessoa ou coisa que pratica a ação se chama agente da passiva. Exemplo: A lição é estudada pelo aluno. – Pelo aluno: agente da passiva.
Como se forma a voz passiva 1 – Voz Passiva Analítica: Formada pelo verbo ser ou estar no tempo desejado e o particípio do verbo que pretende conjugar, sendo que o sujeito da voz ativa passa para agente da passiva com a preposição por, pelo (a) e o objeto direto passa para sujeito paciente. Exemplos: VOZ ATIVA: O mestre orienta os alunos. O mestre = sujeito. Os alunos = objeto direto. VOZ PASSIVA: Os alunos são orientados pelo mestre. Os alunos = sujeito paciente. Pelo mestre = agente da passiva.
VOZ ATIVA: Nós pedimos um favor. Nós = sujeito. Um favor = objeto direto. VOZ PASSIVA: Um favor foi pedido por nós.
Um favor = sujeito paciente. Por nós = agente da passiva. 2 – Voz Passiva Sintética A voz passiva é formada também com o pronome se, chamado pronome apassivador (ou partícula apassivadora). Este caso só acontece quando o sujeito é um ente inanimado incapaz de praticar a ação verbal, que no caso só acontece com verbos transitivos diretos e transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Aluga-se casa – Alugam-se casas. Vende-se loja – Vendem-se lojas. Transporta-se trigo – Transportam-se frutas.