FORMAS NOMINAIS As formas nominais do verbo são três: o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Essas formas são chamadas nominais porque podem assumir comportamento de nomes (substantivos, adjetivos e advérbios) em determinadas circunstâncias.
INFINITIVO apresenta o processo verbal em si mesmo, sem qualquer noção de tempo ou modo, sendo a forma pela qual se nomeiam os verbos. Terminação em: AR,ER,IR
Há duas formas de infinitivo em português: o pessoal (o processo verbal é relacionado a algum ser) e o impessoal (não há relação entre o processo verbal e qualquer ser). Exemplos: Perguntei se havia algo para fazer. (pessoal) Fazer algo ajuda a passar o tempo. (impessoal) O querer excessivo é prejudicial ao homem. (função nominal substantivo)
PARTICÍPIO – é empregado para enunciar a idéia de uma ação verbal já concluída. Na forma regular, possui terminação em IDO/ADO. Exemplos: Tinha resolvido o problema dos pais. (locução verbal) Maria teve papel destacado no filme. (função nominal adjetivo)
RELEMBRANDO... VERBOS ABUNDANTES: apresentam mais de uma forma para determinada flexão, o que ocorre sobretudo com o particípio. Além das formas regulares terminadas em – IDO ou – ADO, surgem as formas curtas, curtas irregulares. Deve-se usar a forma regular com os auxiliares ter e haver: Eles tinham imprimido o documento. A forma irregular com os auxiliares ser e estar: O documento foi impresso por eles.
Observações: CHEGAR só possui a forma regular: CHEGADO.
ABRIR, COBRIR e ESCREVER só têm a forma irregular: ABERTO, COBERTO e ESCRITO. GANHAR, GASTAR, PEGAR e PAGAR são preferencialmente usados na forma irregular, respectivamente: GANHO, GASTO, PEGO e PAGO.
INFINITIVO
PARTICÍPIO REGULAR (ter/haver)
PARTICÍPIO IRREGULAR (ser/estar)
aceitar
aceitado
aceito, aceite
entregar
entregado
entregue
expressar
expressado
expresso
expulsar
expulsado
expulso
soltar
soltado
solto
suspender
suspendido
suspenso
prender
prendido
preso
extinguir
extinguido
extinto
acender
acendido
aceso
GERÚNDIO – indica um processo contínuo ou prolongado. Possui terminação NDO. Exemplos:
Estou lendo o livro que você me emprestou. (locução verbal) Chorando, o menino procurava abraçar-se às pernas do pai. (função nominal – advérbio)
*gerundismo – nome dado à estrutura
“vou+estar+gerúndio”. Exemplo: Vou estar enviando os documentos em breve.
Observação: A terminação –ismo de palavras como gerundismo e denuncismo tem a função de ridicularizar o discurso do oponente.