Universidade Do Estado Da Bahia

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Universidade Do Estado Da Bahia as PDF for free.

More details

  • Words: 753
  • Pages: 9
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X PROGRAMA REDE UNEB 2000 DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa. PROFESSOR: Moisés Augusto. ALUNOS: Cintia Alves Conceição, Cristina Aparecida, Hellen Lima.

AVALIAÇÃO

Alcobaça – BA Abril 2009.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS X PROGRAMA REDE UNEB 2000 DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa. PROFESSOR: Moisés Augusto. ALUNOS: Cintia Alves Conceição, Cristina Aparecida, Hellen Lima.

AVALIAÇÃO

Trabalho orientado pelo professor Moisés Augusto, na disciplina de Metodologia da Pesquisa do 2º período do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia.

Alcobaça – BA Abril 2009.

Introdução

Este projeto propõe analisar a avaliação e os equívocos teóricos relacionados à mesma estabelecendo uma reflexão acerca dos instrumentos avaliativos utilizados pelos educadores do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da Escola Eunice Jerônimo de Oliveira e seus respectivos alunos, matutino, situada em Alcobaça - BA. Por avaliação entende-se de acordo com Jussara Hoffmann (2008. pag. 78). “Podemos pensar na Avaliação mediadora como um processo de permanente troca de mensagem e significados, um processo interativo, dialógico, espaço de encontros e de confronto de idéias entre educador e educando em busca de patamares qualitativamente superiores de saber”. Desta forma, os estudos aqui reunidos possibilitam tomados de decisões conscientes sobre o assunto em questão.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que avaliação é uma prática existente na educação e ao longo do tempo vem sendo alvo de discussões por parte dos educadores.Fato esse que Implica atitudes para o desenvolvimento do potencial das crianças. Discutir avaliação é imprescindível para educação porque as definições sobre as mesma são vagas e confusas, levando a procedimentos que resultam na aprovação ou reprovação por meio da medição do conhecimento. Nessa perspectiva se faz necessário estudá-la, afim de minimizar os julgamentos

e

exclusões

que

mascaram

educação,propondo análises e caminhos de ação.

a

verdadeiro

propósito

da

OBJETIVO GERAL:



Analisar a avaliação e os equívocos que a norteiam estabelecendo uma analise acerca dos instrumentos avaliativos utilizados pelos educadores.

OBJETIVO ESPECÍFICO: •

Identificar quais os instrumentos avaliativos são utilizados pelo corpo docente e como os mesmos os percebem.



Compreender o processo do conhecimento em sua própria diversidade.

APORTE TEÓRICO

A fundamentação teórica utilizada nesse projeto é norteadora. HOFFMANN (2008. pag. 40). “Avaliação, enquanto mediação significa encontro, abertura ao dialogo, interação. Uma trajetória de conhecimento percorrida num mesmo tempo e cenário por alunos e professores”. Nessa perspectiva, a autora ainda analisa a postura de educadores diante da avaliação. HOFFMANN (2000. pag. 50). “Considero que o reducionismo da avaliação a concepção de medida denuncia uma consciência ingênua do educador no tratamento desse fenômeno, pois ele não se profunda nas causas e conseqüências de tais fatos cometendo equívocos de maneira simplista”. Ao pensar avaliação Garcia ressalta (2006, pag. 33). “Avaliar o aluno deixa de significar fazer um julgamento sobre aprendizagem do aluno, para servir como momento capaz de revelar o que o aluno já sabe os caminhos que percorre para alcançar o conhecimento demonstrado (...)”. No seu livro Avaliação Da Aprendizagem Escolar, Luckesi (2000, pag. 172), nos mostra uma perspectiva diferente sobre avaliação.

“Defino a avaliação como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Para compreender isso, importa distinguir avaliação de julgamento. O julgamento é um ato que distingue o certo do errado, incluindo o primeiro e excluindo o segundo. A avaliação tem por base acolher uma situação para, então (e só então) ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário”. No meu entender o processo avaliativo não pode ser delimitado em etapas: inicio, meio e fim, pois, no seu sentido dialético se constitui por momentos contínuos e simultâneos de mobilização, experiência educativa e expressão do conhecimento por educadores e educandos. O presente projeto, ressalta as varias abordagens da avaliação escolar, propondo uma melhor abordagem que garanta a qualidade social da educação.

METODOLOGIA Com base na proposta de trabalho deste projeto serão estruturados estudos e discussões sobre avaliação acerca das teorias apresentadas por autores revisadas as literaturas, deverá ser explorados por meio de entrevistas semi-estruturadas a ótica instrumentos utilizados por seis educadores ao avaliar. De posse das entrevistas será feita uma seleção, e classificação das respostas para uma reflexão de conceitos e fundamentação para uma melhor abordagem que garante qualidade e o sucesso social da educação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HOFFMAN,Jussara(2008).Avaliar para promover:as setas do caminho,10ª ed.Porto

Alegre:Mediação. GARCIA,Leite Regina(org).(2006).Alfabetização dos alunos das classes populares.6ª Ed. São Paulo:Cortez HOFFMANN,Jussara(2000).Avaliação:mito ou desafio:uma prespectiva construtivista.29ªed. Porto Alegre:Mediação LUCKESI,Cipriano Carlos(2000).Avaliação da aprendizagem escolar.10ªed.São Paulo :Cortez.

Related Documents