Uma Pequena Radiografia Das Conquistas

  • Uploaded by: camilalpm
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Uma Pequena Radiografia Das Conquistas as PDF for free.

More details

  • Words: 1,320
  • Pages: 19
Uma pequena radiografia das conquistas

Biotecnologia e suas aplicações

Introdução 

As sociedades contemporâneas criaram a necessidade de entender e classificar os fenômenos da natureza, assim, o ser humano vem tentando dominar técnicas que permitam algum controle sobre esses fenômenos. Dessa forma, o homem, através da biotecnologia vem conquistando todos os espaços que relacionam essa tecnologia com a agricultura e a produção alimentar (principalmente com relação aos transgênicos) e com a medicina, em diversas áreas.

Biotecnologia     

A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega: bio significa vida tecnos representa o uso prático da ciência logos significa conhecimento De acordo com o dicionário, a palavra biotecnologia tem o seguinte significado: aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.

Biotecnologia 





A palavra biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela época, o homem já fabricava vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos que eram feitos por meio da fermentação. De lá pra cá, muitas técnicas foram desenvolvidas em várias áreas diferentes. Hoje em dia, a biotecnologia já abrange a agricultura, a medicina, as indústrias farmacêutica e têxtil, entre outras áreas. Foi depois dos anos 70, com cientistas americanos, que a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos. Depois de conseguir transferir genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos. Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenças.

Transgênicos  Os

organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.

Transgênicos  Como

se produz um transgênico?

Transgênicos      

Vantagens: Redução no uso dos agrotóxicos Mais alimentos Favoráveis ao meio ambiente Resistentes à seca Alimentos mais nutritivos

     

Desvantagens Risco de contaminação Menor variedade genética Integridade genética não assegurada Resultados inesperados Aumento de alergias

Agricultura e produção industrial 



Para o Brasil, o desenvolvimento da biotecnologia poderá ter impacto decisivo na intensificação e diversificação das cadeias e processos produtivos, por intermédio de inovações que garantam a sustentabilidade do agronegócio frente ao acirramento do mercado global. A biotecnologia moderna está possibilitando o desenvolvimento de imensa gama de produtos e processos, criando uma nova indústria e influenciando os rumos da economia mundial. As indústrias alimentar, farmacêutica, química, da saúde, da energia e da informação estão se agregando de forma nunca antes imaginada. As fronteiras entre negócios tradicionalmente distintos já estão se integrando e esta grande convergência está gerando o que promete ser a maior indústria do planeta - a bioindústria.

Agricultura e produção industrial 



Produção de energia renovável, de matérias primas e moléculas bioativas para os mais variados ramos industriais prometem ampliar o leque de utilidades de sistemas biológicos, criando oportunidades para que a agricultura ocupe cada vez mais espaço dentre as indústrias mais sofisticadas do mundo. A biotecnologia, conforme suas primeiras conquistas estão indicando, pode estabelecer uma base científica e tecnológica radicalmente nova, capaz de revolucionar o tratamento de muitos dos desafios impostos ao agronegócio, permitindo o rápido e preciso desenvolvimento de plantas, animais e microorganismos melhorados com grande diversidade de atributos, além de processos industriais mais eficientes e ambientalmente corretos.

Medicina 





A medicina utiliza muitos conhecimentos da biotecnologia. Graças a ela, hoje em dia já é possível tratar algumas doenças. Um grande avanço da medicina foi a produção de insulina humana utilizando bactérias. A insulina é essencial para os doentes de diabetes. Antigamente, ela era produzida apenas em animais e não tinha um efeito tão bom quanto a humana. Com a transferência de genes também é possível produzir hormônios humanos, como o do crescimento. Há também algumas técnicas para prevenir doenças. É o caso das vacinas, que, tanto para seres humanos como para animais, também contam com a biotecnologia.

Medicina 



As possibilidades que se abrem com o uso da biotecnologia na medicina são numerosas. Vão desde a criação de vacinas terapêuticas até o desenvolvimento de alimentos que funcionem como biofábricas, ou seja, determinadas frutas, verduras ou cereais com genes específicos que produzem proteínas capazes de evitar diarréia ou prevenir cegueira, por exemplo. A vacina contra a hepatite B é transgênica, fruto da fusão da biotecnologia com a medicina moderna, é feita da proteína da superfície do vírus, que, assim, imuniza e impede a replicação do microrganismo e a conseqüente infecção.

Medicina do futuro? É

possível obter diagnósticos precoces de determinadas doenças e a intervenção terapêutica imediata para evitar o surgimento da enfermidade.

Medicina do futuro?  Alimento-vacina

Medicina do futuro?  Terapia

gênica

Medicina do futuro?  





Clonagem A palavra clone (do grego klon, significa “broto”) é utilizada para designar um conjunto de indivíduos que deram origem a outros por reprodução assexuada. A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo (homem, animais, etc.), ou seja, a clonagem é o processo que formará um clone. O clone é basicamente um descendente de um conjunto de células, moléculas ou organismos geneticamente igual à de uma célula matriz.

Clonagem humana reprodutiva 

No caso da clonagem humana reprodutiva, a proposta seria retirarse o núcleo de uma célula somática, que teoricamente poderia ser de qualquer tecido de uma criança ou adulto, inserir este núcleo em um óvulo e implantá-lo em um útero (que funcionaria como uma barriga de aluguel). Se este óvulo se desenvolver teremos um novo ser com as mesmas características físicas da criança ou adulto de quem foi retirada a célula somática. Seria como um gêmeo idêntico nascido posteriormente.

Bioética  Originalmente,

o escopo do termo Bioética seria buscar a boa qualidade de vida, pela interação do ser humano com o meio ambiente, no entanto, tal conceito foi adaptado pelo Instituto Rose e Kennedy de Reprodução Humana e Bioética, tornando tal conceito voltado especificamente para as áreas da biomedicina e da biotecnologia.

Bioética  

 



A Bioética tradicional, originária dos Estados Unidos da América, é baseada em quatro princípios fundamentais, que são: Autonomia: direito do paciente de participar ativamente de seu tratamento, refutando, concordando, discutindo e decidindo junto com o médico a melhor conduta a ser tomada. Tal conceito é proveniente da filosofia, uma vez que, o termo supramencionado significa auto-governo. Entretanto, para que tal aconteça, o sujeito (paciente) deve receber informações claras e precisas sobre seu quadro clínico, diagnóstico, tratamento e prognóstico. Beneficência: pugna por sempre buscar o bem do paciente; Não-maleficência: determina que, existindo dúvida quanto ao bem a ser ofertado ao paciente e sobre os seus efeitos colaterais, ou seja, se estes forem maiores que aqueles, o médico não deve atuar, uma vez que a atuação médica deve sempre buscar o bem do paciente. O princípio da justiça prega o livre acesso de todos a um tratamento médico de qualidade, e a livre distribuição dos progressos da medicina para todos os seres humanos.

Conclusão É

possível concluir que a biotecnologia é fruto dos incansáveis esforços humanos para explicar a natureza. Ela veio para modificar a realidade científica que conhecemos, para inovar o mercado agroindustrial e garantir uma maior segurança no campo da medicina.

Related Documents


More Documents from "eric"