Área de Projecto do 8ºA
2008/2009
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
REINO UNIDO: UM PAÍS À DESCOBERTA… Introdução
Neste trabalho pretendemos fazer uma síntese sobre aspectos da história da formação e desenvolvimento do Reino Unido que cedo começou a dar sinais de poder vir a ser uma grande potência. O Reino Unido cedo percebeu que tinham um futuro promissor e que para isso teriam que se libertar do jugo colonialista. Passaram por várias guerras, incluindo a Segunda Guerra Mundial que dizimou milhares de vidas humanas, combateram pela abolição da escravatura, pela defesa dos direitos do Homem e sempre conseguiram ultrapassar as mais diversas dificuldades. Um novo desafio se coloca: será que nesta luta contra o terrorismo, à escala mundial, a democracia Inglesa vai levar a melhor?
2
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
Reino Unido O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), mais conhecido como Reino Unido, ou pela sigla em inglês UK, é um país insular soberano localizado na costa noroeste da Europa continental. O Reino Unido inclui a ilha da GrãBretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda e muitas ilhas pequenas. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, sendo feita com a República da Irlanda. Fora essa fronteira terrestre, o Reino Unido é cercado pelo Oceano Atlântico, o Mar do Norte, o Canal da Mancha e o Mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Euro túnel. O Reino Unido é uma união de quatro nações constituintes: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. O Reino Unido é governado por um sistema parlamentar com a sede do governo em Londres, a capital, e é uma monarquia constitucional com a Rainha Elizabeth II sendo a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e Ilha de Man, formalmente possessões da Coroa, não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele. O Reino Unido tem catorze territórios ultramarinos, todos remanescentes do Império Britânico, que no seu ápice, possuía quase um quarto da superfície terrestre mundial, fazendo desse o maior império da história. Como resultado do império, a influência britânica pode ser vista na língua, cultura e sistemas judiciários de muitos de suas ex-colónias como o Canadá, Austrália, Índia e os Estados Unidos. A Rainha Elizabeth II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada um das monarquias na Commonwealth.
3
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende O Reino Unido é um país desenvolvido, com a quinta (PIB nominal) ou sexta (PPP) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX, mas o custo económico de duas guerras mundiais e o declínio do seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos assuntos globais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência económica, cultural, militar e política e é uma potência nuclear, com o segundo ou terceiro (dependendo do método de cálculo) maior gasto em defesa do mundo. É um Estado membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, e é membro do G8, OTAN, OMC e da Comunidade das Nações.
4
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
História Em 1 de Maio de 1707 foi criado o Reino Unido da Grã-Bretanha, normalmente referido depois por Reino da Grã-Bretanha, criado pela união política do Reino da Inglaterra (que incluía o uma vez independente Principado de Gales) e o Reino da Escócia. Isso foi o resultado do Tratado de União assinado em 22 de Julho de 1706, e depois ratificado pelos parlamentares de Inglaterra e Escócia passando a um Acto de União em 1707. Quase um século depois, o Reino da Irlanda, que estava sob controlo inglês entre 1541 e 1691, uniu-se ao Reino da Grã-Bretanha no Acto de União de 1800. Embora a Inglaterra e a Escócia tivessem sido países separados antes de 1707, eles tinham uma união pessoal desde 1603, quando Jaime VI, Rei dos Escoceses, herdou o trono do Reino da Inglaterra, tornando-se Rei Jaime I da Inglaterra, e trocou Edimburgo por Londres.
Fig. 1 - O Império Britânico em 1897. Em 1920 ele tornou-se o maior império da história. No seu primeiro século, o Reino Unido participou activamente no desenvolvimento das ideias ocidentais sobre o sistema parlamentar assim como produziu significantes contribuições à literatura, às artes e à ciência. A Revolução Industrial transformou o pais e impulsionou o Império Britânico. Durante esse tempo, assim como outras grandes potências, o
5
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende Reino Unido esteve envolvido com a exploração colonial, incluindo o comércio de escravos no Atlântico, embora o Acto contra o Comércio de Escravos de 1807 fez o Reino Unido ser o primeiro país a proibir o tráfico de escravos. Depois da derrota de Napoleão nas Guerras Napoleónicas, o Reino Unido tornou-se a principal potência naval do século XIX. O Reino Unido permaneceu como um poder eminente até a metade do século XX, e o seu império atingiu o seu limite máximo em 1921, ganhando da Liga das Nações o domínio sobre as ex-colónias alemãs e otomanas depois da Primeira Guerra Mundial. Uma longa tensão na Irlanda levou à partição da ilha em 1920, prosseguindo à independência para um Estado Livre Irlandês em 1922. Seis dos noves condados da província de Ulster permaneceram no Reino Unido, que então mudou formalmente o seu nome, em 1927, para o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. O Reino Unido foi o único país aliado da Europa a permanecer livre da ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da Primeira Guerra Mundial, foi criada a primeira grande rede mundial de televisão e rádio, a BBC. A Grã-Bretanha foi uma das maiores potências das Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial, e o líder durante a guerra Winston Churchill e seu sucessor Clement Atlee ajudaram a planejar o mundo pós-guerra como parte dos “Três Grandes”. A Segunda Guerra Mundial deixou o Reino Unido financeiramente abalado. O crédito disponibilizado pelos Estados Unidos e pelo Canadá durante e depois da guerra era economicamente oneroso ao país, mas depois ao longo do Plano Marshall, o Reino Unido começou a recuperar. Os primeiros anos do pós-guerra observaram o estabelecimento do Estado do bem-estar social britânico, incluindo um dos primeiros e mais completos serviços públicos de saúde do mundo, enquanto a demanda de uma
6
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende economia em recuperação trouxe imigrantes de todo a Commonwealth para criar uma Grã-Bretanha multiétnica. Embora os novos limites do papel político da Grã-Bretanha foram confirmados na Crise do Suez de 1956, a disseminação internacional da língua inglesa confirmou o impacto de sua literatura e cultura pelo mundo, ao mesmo tempo, a partir da década de 1960 a cultura popular britânica também obteve influência no exterior. Após um período de recessão económica global e competição industrial na década de 1970, a década seguinte foi palco de lucros substanciais provindos do petróleo do Mar do Norte e forte crescimento económico. A passagem de Margaret Thatcher como primeira-ministra marcou uma mudança significativa na direcção político-económica tomada no pós-guerra; um caminho que foi seguido pelo governo dos Trabalhistas de Tony Blair em 1997. O Reino Unido foi um dos doze membros fundadores da União Europeia no seu lançamento em 1992 com a assinatura do Tratado de Maastricht. Antes disso, tinha sido membro da precursora da UE, a Comunidade Económica Europeia (CEE), a partir de 1973. A atitude do presente governo trabalhista no sentido de uma maior integração com essa organização é confusa, com a oposição oficial, o Partido Conservador, favorecendo o retorno de alguns poderes e competências para o Estado. O final do século XX viu uma mudança importante para o governo do Reino Unido com a criação de um Parlamento Escocês devolvido e da Assembleia Galesa seguindo da aprovação popular num referendo prélegislativo. Isso produziu uma perspectiva de um caminho legal para a independência da Escócia, quando o Partido Nacional Escocês venceu as eleições de 2007 e formou um governo minoritário na Escócia, com um
7
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende mandato para realizar um referendo em 2011 para saber se ele deve negociar a independência escocesa.
8
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
Governo e política
Fig. 2 - Rainha Elizabeth II. O Reino Unido é uma monarquia constitucional com a Rainha Elizabeth II como chefe de Estado; o monarca do Reino Unido também actua como chefe de Estado de outros quinze países da Commonwealth, colocando o Reino Unido numa união pessoal com aqueles outros países. A Coroa tem soberania sobre a Ilha de Man e os Bailiados de Jersey e Guernsey. Em conjunto, estes três territórios são conhecidos como as dependências da Coroa, terras pertencentes ao monarca britânico, mas que não fazem parte do Reino Unido. Elas também não fazem parte da União Europeia. No entanto, o Parlamento do Reino Unido tem autoridade para legislar sobre as dependências, e o governo britânico cuida das relações exteriores e da defesa das dependências. O Reino Unido tem catorze territórios ultramarinos em todo o mundo, os últimos territórios do Império Britânico. Os territórios ultramarinos, não são considerados parte do Reino Unido, mas, na maioria dos casos, as populações locais têm cidadania britânica e direito de morar no Reino Unido. Este tem sido o caso desde 2002. O Reino Unido tem um governo parlamentar baseado em fortes tradições: o Sistema de Westminster, foi copiado em todo o mundo - um legado do Império Britânico.
9
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende A Constituição do Reino Unido governa o quadro jurídico do país, e é composto
principalmente
de
fontes
escritas,
incluindo
estatutos,
jurisprudência, e tratados internacionais. Como não existe diferença técnica entre estatutos comuns e leis, considerados "Direito Constitucional", o Parlamento
britânico
pode
executar
"reformas
constitucionais"
simplesmente pela aprovação de Actos parlamentares e, portanto, tem o poder para alterar ou abolir quase qualquer elemento escrito ou não-escrito da Constituição. No entanto, o Parlamento não pode aprovar leis que os futuros parlamentares não possam mudar. O Reino Unido é um dos três países no mundo de hoje que não tem uma Constituição codificada (sendo os outros dois a Nova Zelândia e Israel).
Fig. 3 - Localização dos territórios britânicos ultramarinos.
A posição de Primeiro-ministro, chefe de governo do Reino Unido, pertence ao membro do Parlamento que consegue a confiança da maioria na Câmara dos Comuns, normalmente o actual líder do partido político com maior representação nessa câmara. O Primeiro-Ministro e o Gabinete são formalmente nomeados pelo monarca para formar o Governo de Sua Majestade. Entretanto o Primeiro-ministro é quem escolhe o Gabinete, e por convenção, a Rainha respeita a escolha do Primeiro-Ministro. O Gabinete é tradicionalmente formado por membros do partido do Primeiro-Ministro nas duas casas legislativas, mas principalmente da Câmara dos Comuns. O
10
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende poder executivo é exercido pelo Primeiro-Ministro e o seu Gabinete, os quais são empossados no Mais Honorável Conselho Privado de Sua Majestade, e tornam-se Ministros da Coroa. Gordon Brown, líder do Partido Trabalhista, tem sido o Primeiro-Ministro, Primeiro Lorde do Tesouro e Ministro do Serviço Público desde 27 de Junho de 2007. O Parlamento
do Reino
Unido, que
reúne-se
no
Palácio
de
Westminster é a autoridade legislativa máxima no Reino Unido. Ele é constituído por duas câmaras: uma Câmara dos Comuns, electiva, e uma Câmara dos Lordes, nomeada, e qualquer projecto de lei aprovado exige o parecer favorável da Rainha para tornar-se lei. O parlamento devolvido na Escócia e as assembleias devolvidas na Irlanda do Norte, e País de Gales foram criadas após a aprovação pública, expressa através de referendos, mas estas não são entidades soberanas e podem ainda serem suprimidas pelo parlamento britânico.
Fig. 4 - As Casas do Parlamento.
Nas eleições para a Câmara dos Comuns, o Reino Unido está actualmente dividido em 646 círculos eleitorais, com 529 na Inglaterra, 18 na Irlanda do Norte, 59 na Escócia e 40 no País de Gales, embora este número aumente para 650 nas próximas eleições gerais. Cada círculo eleitoral elege um membro do Parlamento por pluralidade simples. As eleições gerais são convocadas pelo monarca quando o Primeiro-Ministro assim aconselhar-lhe. Embora não haja um tempo mínimo para um
11
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende Parlamento, uma nova eleição deve ser convocada no prazo de cinco anos após a última eleição geral. Para as eleições do Parlamento Europeu, o Reino Unido tem 78 deputados, eleitos através de 12 círculos eleitorais pelo método de múltiplos vencedores. As questões sobre soberania têm sido apresentadas devido à adesão do Reino Unido à União Europeia. Os três maiores partidos políticos britânicos são: o Partido Trabalhista, o Partido Conservador, e os Liberais Democratas, conquistando entre eles 616 dos 646 lugares disponíveis na Câmara dos Comuns, nas Eleições Gerais de 2005. A maior parte dos lugares restantes foram ganhos por partidos que disputam as eleições em apenas uma parte do Reino Unido, tais como o Partido Nacional Escocês (apenas na Escócia), Plaid Cymru (apenas no País de Gales), e os Partido Unionista Democrático, Partido Trabalhista e Social Democrático, Partido Unionista do Ulster, e Sinn Féin (só na Irlanda do Norte, apesar de o Sinn Féin também disputar as eleições na Irlanda). De acordo com a política do partido, nenhum membro do Sinn Féin eleito para o Parlamento jamais foi à Câmara dos Comuns para discursar na Câmara em nome dos seus eleitores, porque os deputados do Parlamento são obrigados a fazer um juramento de fidelidade à rainha. No entanto, os actuais cinco deputados do Sinn Féin têm, desde 2002, usado os escritórios e outras instalações disponíveis em Westminster.
12
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
Geografia
Fig. 5 - Topografia do Reino Unido.
A área total do Reino Unido é de aproximadamente 245.000 quilómetros quadrados compreendendo a ilha da Grã-Bretanha, o nordeste da ilha da Irlanda (Irlanda do norte) e outras pequenas ilhas. É banhado pelo Oceano Atlântico Norte e o mar do Norte, e está a 35 quilómetros da costa noroeste da França, separados pelo Canal da Mancha. A Grã-Bretanha situa--se entre as latitudes 49° e 59°N (as Ilhas Shetland estão próximas do 61°N), e as longitudes 8°W e 2°E. O observatório real de Greenwich, próximo a Londres, é definido como o ponto do Meridiano Principal. Quando medido directamente de norte a sul, a Grã-Bretanha tem pouco mais de 1.100 quilómetros em comprimento e um pouco menos de 500 quilómetros de leste a oeste, mas a maior distância entre dois pontos da ilha é 1.350 quilómetros entre o Land’s End em Cornwall (próximo a Penzance) e John O’Groats em Caithness (próximo à Thurso). A Irlanda do Norte compartilha 360 quilómetros de fronteira com a Irlanda. O Reino Unido tem clima temperado, com grandes períodos de chuva pelo ano todo. A temperatura varia ao longo das estações, mas raramente fica abaixo de 10°C ou acima de 35°C. O vento sopra principalmente do
13
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende sudoeste, com frequentes brisas descontínuas que trazem o clima húmido do Oceano Atlântico. O leste é mais afectado por esse vento e é frequentemente o mais seco. Correntes atlânticas, esquentadas pela Corrente do Golfo, provocam invernos amenos, especialmente no oeste, onde os invernos são húmidos, especialmente nas terras mais altas. Os verões são quentes no sudeste da Inglaterra, sendo próximos aos presentes na Europa Continental, e mais frios no norte. A ocorrência de neve pode acontecer no inverno e no começo da primavera, mas é raramente vista com grande magnitude longe das terras altas. A Inglaterra corresponde a praticamente a metade da área total do Reino Unido, cobrindo 130.410 quilómetros quadrados. A maioria do país é consistirá de planícies, e terras montanhosas no noroeste da linha TeesExe. Cadeias de montanhas são encontradas no noroeste (Montanhas Cumbrianas do Lake District), no norte (o pântano dos Peninos e as colinas de calcário do Peak District) e no sudoeste (Exmoor e Dartmoor). Lugares mais baixos incluem as colinas de calcário da Ilha de Purbeck, Costwolds e Lincolshire Worlds, e crés da Formação de crés do sul da Inglaterra. Os principais rios e estuários são o Tamisa, o Severn e o Estuário de Humber. A maior montanha da Inglaterra é o Pico Scafell, localizado no Lake District com 978 metros. A Inglaterra tem um grande número de cidades grandes, e sob os termos de Grandes Conurbações Urbanas, tem 6 das 50 maiores conurbações da União Europeia.
14
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
Fig. 6 - Ben Nevis, nas Montanhas Grampian, é o ponto mais alto das Ilhas Britânicas.
A Escócia conta por um terço de toda a área do Reino Unido, cobrindo 78.772 quilómetros quadrados. A topografia da Escócia é distinguida pela Falha da Highland – uma falha geológica – que atravessa as planícies escocesas de Helensburgh à Stonehaven. A fractura separa duas regiões diferentes; as Highlands no norte e no oeste e as Lowlands no sul e no leste. A região das mais rochosas Highlands contém a maioria dos terrenos montanhosos da Escócia, incluindo o maior pico, Ben Nevis, com 1.344 metros. É nas terras baixas (lowlands), no sul da Escócia, onde se encontra a maioria da população, especialmente no cinturão estreito de terra entre o Firth de Clyde e o Firth de Forth conhecido como o Cinturão Central. Glasgow é a maior cidade da Escócia, embora Edimburgo seja a capital e o centro político do país. A Escócia também tem em torno de oitocentas ilhas, principalmente no oeste e no norte, notadamente as Hebrides, as Ilhas Orkney e as Ilhas Shetland. O País de Gales corresponde a menos de um décimo da área total do Reino Unido, cobrindo apenas 20.758 quilómetros quadrados. O país é na sua maioria montanhoso embora o sul seja menos montanhoso que o norte. As principais áreas industriais e populacionais estão em Gales do Sul, como as cidades de Cardiff, Swansea e Newport e os arredores dos Vales de Gales do Sul. As montanhas mais altas do País de Gales estão em Snowdonia, e inclue Snowdon (‘Wydfa’ em galês), que, com 1.085 metros, é o pico mais alto do País de Gales. As 14 montanhas galesas com mais de 3000 pés (914 metros) de altura são conhecidas colectivamente como o 3000 Galês. Gales
15
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende faz fronteira com a Inglaterra no leste, e no mar nas outras três direcções: o canal de Bristol no sul, o Canal de São Jorge no oeste, e o Mar da Irlanda no norte. Gales tem mais de 1.200 km de costa marítima. E, além disso, tem diversas ilhas, sendo a maior delas Anglesey (‘Ynys Môn’) no noroeste. A Irlanda do Norte conta por somente 14.160 quilómetros quadrados e é na maioria montanhosa. Ela inclue o Lough Neagh, com 388 quilómetros quadrados, o maior lago do Reino Unido e da Irlanda. O ponto mais alto é o Slieve Donard com 849 metros na província de Mourne Mountains.
16
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
Conclusão
Neste trabalho fizemos uma síntese sobre aspectos da formação e desenvolvimento do Reino Unido, momentos difíceis porque passaram os cidadãos que deram origem a uma grande potência mundial. A economia inglesa - agricultura, indústria e comércio – reanimou-se, as cidades cresceram com o aumento da população vinda dos quatro cantos do Mundo. Com o crescimento urbano e a expansão por todo o Mundo, os Ingleses afirmaram o verdadeiro sonho e fizeram com os outros acreditassem no sucesso. As medidas mais corajosas foram tomadas pelas instituições Inglesas e estiveram na base do verdadeiro sonho Inglês. Com uma economia liberal, espírito empreendedor herdado de vários povos europeus e convívio salutar entre cores e credos de várias origens, este país continua a ser a esperança do mundo civilizado no combate às dependências, ao terrorismo e às tentativas totalitárias. Este contacto com a história do Reino Unido foi para mim muito enriquecedor porque me deu a conhecer o passado de uns dos maiores e mais desenvolvidos países do Mundo.
17
Reino Unido: Um País à Descoberta
ES/3 D. Egas Moniz - Resende
Bibliografia → Livros:
OLIVIERI, António Carlos, A independência
dos
Estados
Unidos / 1997 Ática; KARNAL,
Leandro,
University of California Press, 1969.
Estados
colónia
à
independência,
Lewis.
20th
century
Reino
Unido,
type.
Laurence King Publishing, 1998.
Unidos: a formação da nação: da
BLACKWELL,
BLACKWELL, Lewis. G1. Subj:
puritanos, índios e negros, a
contemp. Design, graphic. Reino
ruptura e o novo país / 2001
Unido,
Contexto;
Publishers, 1996.
ARNHEIM, thinking.
Rudolf. Estados
Visual Unidos,
Lawrence
FLETCHER, Alan. The art of looking sideways. Reino Unido, Phaidon Press, 2001.
18
King
Reino Unido: Um País à Descoberta
→ Internet:
www.google.pt
http://www.professordehistoria.com/estadosuni dos.htm
https://woc.uc.pt/fluc/class/getpresentation.do ?idclass=5204&idyear=5
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/lincoln. html
Agradecimentos Queria agradecer ao nosso professor de Área de Projecto por me ter apoiado na escolha deste tema e por se ter disponibilizado a ajudar-me sempre que necessário.
Muito, mas muito
Obrigado !!! O aluno
O Aluno:
20
Reino Unido: Um País à Descoberta
____________________________________________________ (Manuel António Ferreira Veloso nº09 – 8º Ano – Turma A)
Apreciação:
_____________________ - ____% - Nível _____
21
Reino Unido: Um País à Descoberta