Tutorial Dvd Labpro

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tutorial Dvd Labpro as PDF for free.

More details

  • Words: 2,943
  • Pages: 12
TUTORIAL BÁSICO DO DVD-LAB EM 6 PASSOS Versão 1.0 - por FlavioMetal Introdução: Todo mundo já deve ter ouvido falar do DVD-Lab. Ele é um programa para quem procura autorar DVD s de uma forma rápida e relativamente fácil, além de ter uma interface excelente e de fácil assimilação. A versão PRO ainda suporta múltiplas faixas de áudio (até 8) e múltiplas legendas, além de algumas funções a mais. Para esse tutorial, vamos usar a versão PRO, mas se você tiver a versão Standard, não se preocupe, pois é basicamente idêntica à versão PRO. Passo 1: Preparando suas Fontes Se você está lendo esse tutorial, é por que já deve ter encodado seu filme e já ter criado seus arquivos de vídeo e áudio (mpv, m2v, mpa, m2a, ac3, dts, wav, aiff) ou seu MPEG2, usando o CCE, FreeEnc ou TMPGenc. O DVD-Lab não contém um encoder embutido, portanto você terá que encodar seus arquivos para os formatos apropriados, seja sua fonte AVI ou DVD. Resolvi não descrever sobre isso aqui pois esse é um tutorial básico apenas para o DVD-Lab. Sugiro que se você ainda não souber como criar seus arquivos, visite o Fórum KVCD e baixe os tutoriais. Vale lembrar que seus arquivos devem ser compatíveis com o formato DVD (resolução padrão de 352X480 ou 720X480 para NTSC e áudio em 48 KHz). Qualquer arquivo que não esteja nestes formatos podem fazer com que seu DVD não funcione direito (se bem que eu nunca tive problemas usando resoluções de vídeo de 480X480, mas o áudio deve estar em 48 KHz!). Sugiro que, se você quiser ganhar espaço no DVD, use o áudio em MP2, mas lembre-se que somente a versão PRo do DVD-Lab trabalha bem com áudio MP2 para projetos NTSC! DICA: Se você tiver a versão PRO, considere-se uma pessoa de sorte, pois com ela é possível misturar conteúdo NTSC e PAL. Passo 2: Criando um novo projeto e importando seus arquivos Vamos ao que realmente interessa. Execute o DVD-Lab. Um janela de Wizard se abrirá (Default Project). Selecione a opção Normal (VTS Menu + Movie) e clique em OK. Note que o DVD-Lab é basicamente dividido em 3 partes: do lado esquerdo temos a janela Project , onde estão todos os elementos do seu DVD (Connections, Movies, Menus e Slideshows). Mas abaixo, temos a janela Assets (que são os arquivos de vídeo, áudio e imagens que você importa e usa para autorar o DVD). Do Lado direito do Assets temos a janela Preview , cuja qual você usará para visualizar seus vídeos ou escolher uma cena para colocar nos menus. Ainda é possível ver a topologia do DVD (clique no menu View DVD Topology ). Assim você poderá ver quanto espaço está usando do DVD conforme for importando os arquivos. Vamos importar nossos arquivos. Há 2 maneiras de se fazer isto: na janela Assets , você pode importar os arquivos usando o navegador de arquivos (File Browser) ou simplesmente clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar desta área branca e escolher Import . Aqui, vamos usar o primeiro modo:

Clicando em File Browser, uma nova janela de navegação se abrirá...

...basta então selecionar o diretório onde se encontram seus arquivos e os arrastar para a janela Assets .

Sempre se lembrando que: 1. 2.

Seu áudio deverá estar em 48.kHz! Se por acaso não estiver, o DVD-Lab converte a freqüência para 48 Khz automaticamente (ou se quiser fazer manualmente, vá em Tools Transcode Áudio) Se seu vídeo estiver em 23.976 FPS (24 FPS), você precisará rodar o Pulldown nele antes (use o programa Pulldown ou deixe que o DVD-Lab faça isso por você, mas prefira o primeiro método!)

Quando importar os arquivos, o DVD-Lab fará uma checagem rápida nos mesmos e mostrará mensagens de erro se tiver alguma. Se você estiver importando algum MPEG2 diretamente, o DVD-Lab vai demultiplexar (separar o áudio e o vídeo) o arquivo, e isso é normal, pois ele sempre trabalha com áudio e vídeo separados. Se ele der algum erro, note que: - Se aparecer este símbolo, você não poderá continuar o projeto. Reveja o item que está com este símbolo e refaça o que for necessário; - Se aparecer esse símbolo, significa apenas que você pode continuar o projeto, mas talvez o DVD não toque em algum player. Pra falar a verdade, sempre que apareceu esse símbolo comigo, o DVD rodou normalmente. É apenas um símbolo de atenção . Ele também aparecerá se você estiver usando alguma resolução não padrão pra vídeo (ex.: 480X480), apenas ignore o aviso e siga em frente.

- Apenas uma nota ou dica. Agora, na janela Project (do lado direito), de 2 cliques em Movie 1 para abrir a janela principal do filme. Agora, arraste o arquivo MPV/M2V da janela Assets para a janela principal do filme. Faça o mesmo com o áudio (MP2/AC3/MPA/WAV).

Arraste seus arquivos de vídeo e de áudio para qualquer parte dessa janela.

Passo 3: Criando Capítulos Para adicionar os capítulos, você tem 2 opções: fazer automaticamente ou manualmente. Para o modo automático: Basta clicar no menu Movie A seguinte tela se abrirá:

Auto Chapters . (ou no botão Wizard do DVD-Lab e selecionar a opção Auto Chapters ).

Botão Wizard do DVD-Lab

Aqui você escolhe a sensibilidade que o DVD-Lab usará para criar seus capítulos...

...e aqui, quantos capítulos você quer colocar no filme. Em Find all possible chapters , você coloca o tempo mínimo de cada capítulo (mas não poderá definir quantos capítulos o filme terá)

Clique então em OK pra prosseguir. Simples, não?

Para o modo manual: Na janela Movie1 , basta você arrastar a barrinha vermelha pra onde quiser criar um capítulo e clicar no sinal de é necessário criar o primeiro capítulo, pois o DVD-Lab já faz isso automaticamente.

. Não

DICA: Se seu mouse for tipo Wheel , você pode navegar entre as cenas do filme usando a roda central do mouse.

Arrasta a barra vermelha pra onde você quer que o DVD-Lab crie um capítulo...

...e clique no sinal de para criar o capítulo no local desejado.

Cada sinal deste é um capítulo de seu filme. Se precisar remover algum capítulo, basta clicar com o botão direito do mouse em cima de um destes e escolher

Passo 4: Criando os Menus e Links Bem, como esse é um tutorial básico pro DVD-Lab, vou apenas mostrar como criar menus simples. Vale lembrar que vai muito da criatividade de cada um autorar um DVD que fique com cara de profissional. Primeiro, vamos à janela de menus. Você pode fazer isto através da janela Project (do lado direito) e clicando em Menu1 ou pela janela de conexões ( Connections , digite CTRL+Home no teclado) e dando 2 cliques na imagem do Menu1 Você verá uma tela simples, preta. Esse é o seu menu principal. Para colocar uma imagem (background) nessa tela, basta importar qualquer imagem para o projeto (como você fez com os arquivos de áudio e vídeo) e arrastá-la para a parte preta. Você pode usar os backgrounds que já vêm com o DVD-Lab clicando na aba Backgrounds da janela Assets . O problema é que a versão PRO do DVD-Lab não vem com nenhum background! Sendo assim, aí vai mais uma... ...DICA: Você pode copiar a pasta Backgrounds do DVD-Lab Standard para a pasta do DVD-Lab PRO. Aliás, você pode fazer isto também com os outros arquivos (Clips, Music, Styles, Objects), visto que o PRO não tem esses arquivos.

Vamos conhecer um pouco melhor essa parte. Para ficar de mais fácil entendimento, eu nomeei da seguinte forma:

BARRA SUPERIOR DO MENU

MENU PRINCIPAL BARRA PROPRIEDADES DO MENU BARRA FERRAMENTAS DO MENU

BARRA ÍTENS DE MENU (fica na janela Assets , em baixo.)

DICA: é possível colocar música e som em qualquer menu! Você pode, por exemplo, com algum editor de áudio, retirar a parte do áudio (música) dos créditos finais do filme ou usar a trilha sonora original para colocar no menu principal! Basta arrastar seu arquivo (WAV, MP2, MPA, AC3) para o menu desejado e pronto!

Vamos criar então nosso menu. Em Backgrounds na barra ítens de menu, selecione um background desejado e arraste-o para a parte preta do menu principal. DICA: Eu particularmente prefiro baixar wallpapers da Internet relacionados ao filme, importá-los para o projeto e usá-los como backgrounds em meus menus. Use sua imaginação! Agora, vamos criar os itens do menu e os links. Clicando no na barra lateral do menu, você poderá escrever o que desejar no menu principal (coisas do tipo Iniciar Filme ou Seleção de Cenas ). Você pode movimentar a escrita pra onde desejar. DICA: Instale fontes diferentes no seu Windows. (existem vários sites na net com milhares delas). Os menus ficarão bem melhores! Nosso menu ficou mais ou menos assim:

Para mudar a cor da fonte, selecione com o mouse a parte da escrita que deseja alterar a cor clique na aba Color da barra propriedades do menu (lado direito). Em Fill Color você seleciona a cor. Nessa mesma barra, você ainda pode alterar a sombra dos itens de menus, e colocar efeitos variados, como Bevel, e ainda transparência, deixando assim seu DVD mais com cara de profissional. Veja alguns exemplos Efeito de sombra Hard

Efeito de sombra Strong

Efeito Bevel Soft

Efeito Magnifier

Efeito Negative

Use a sua imaginação!!!

Agora, vamos linkar o item: simplesmente arraste o Movie1 da janela Project em cima do item Iniciar filme :

Perceba que agora o ítem Iniciar Filme ficou com um link Movie 1 em vermelho. Isto significa que quando você clicar com o controle remoto nesse item e selecioná-lo, o filme começará. Há outra maneira de linkar os itens: basta clicar com o botão direito em cima do item desejado, ir em Link e selecionar o local onde deseja apontar o link (nesse caso, ficaria Link Movie1 Chapter1 Movie Start ). Passo 5: Criando um Menu Automático de Seleção de Cenas: Agora clique no botão Wizard na barra de ferramentas principal do DVD-Lab e selecione Add Scene Selections Menu (ou vá em Menu Scene Selection Menu Thumbnail Scene Selection ). Uma janela de templates prontos se abrirá. Escolha o da sua preferência:

Dependendo de quantos capítulos você criou para o filme no terceiro passo deste tutorial, serão adicionados um ou mais menus de seleção de cenas.

Basta dar um clique duplo na janela Project para abrir o menu de seleção de cenas desejado

Esta é a primeira das 3 telas do menu seleção de cenas.

Este botão fará com que, quando for selecionado no controle remoto, volte ao menu principal...

...e este, quando selecionado passará para a próxima tela do menu de seleção de cenas.

Lembrando que se você quiser pode trocar os botões e colocar os da sua preferência (peã janela Assets , em baixo, em Objects / Buttons ) Agora, vamos linkar o item Seleção de Cenas para esse menu de seleção. Você fará como fez para linkar o item Iniciar Filme . Abra o Menu1 (que é o menu principal) através da janela Project e arraste o Scenes 1 for Movie 1 para o texto Seleção de Cenas do menu principal (ou do outro modo, com o botão direito em cima do item Seleção de Cenas )

Pra finalizar esta parte, vamos verificar como ficou os links através da janela Connections (dê um CTRL+Home no teclado ou abra através da janela Project clicando dando um clique duplo em Connections )

Se você preferir, pode renomear os itens da janela Connections para melhor assimilação. Basta selecionar o item desejado e apertar F2 .

Note que, ao término do filme, voltará automaticamente para o menu principal.

Você pode testar pra ver como ficará o DVD final usando o controle remoto do DVD-Lab. Para isto, basta entrar na tela do Menu Principal (dando um duplo clique em Menu1 na janela Project )

Clique no botão Simulation para fazer com que o controle remoto apareça

Navegue com o mouse ou pelo controle remoto para testar os links do DVD e ver se está tudo funcionando como deve.

Veja que os links ficarão da cor roxa quando forem selecionados pelo controle remoto. Vamos mudar a cor dos links. Selecione o menu que deseja alterar a cor dos links (no nosso caso, o menu principal). Na barra de propriedades do menu (lado direito), clique na aba Map . Para nosso exemplo, vamos mudar para amarelo:

Note que aqui deve estar em Selected . Isto significa que vamos mudar a cor do item selecionado...

...e clicando aqui, uma nova caixa de cores se abrirá. Selecione a cor desejada...

...e se você ainda quiser, pode alterar a transparência do item selecionado movendo essa barrinha para esquerda ou direita.

Teste com o controle remoto para ver se ficou como você queria. Passo 6: Compilando e Gravando o DVD Calma, pessoal. Agora falta pouco! Se você chegou até aqui, parabéns! Seu DVD está quase pronto. Essa é a parte final de todo o processo, pois vamos compilar o DVD e gerar os arquivos para queimar no DVD. Clique no botão Compile (fica na barra de ferramentas do DVD-Lab). Você também pode ir através do menu em Project e Compile DVD

Na nova janela que se abriu (Compile DVD), selecione o local onde o DVD-Lab vai gerar seus arquivos e a pasta temporária DICA: Você ganhará tempo se escolher unidades diferentes para salvar os arquivos do DVD e os temporários!

Cuidado: Se aparecer um símbolo de espaço e clique em Refresh .

, significa que você não tem espaço suficiente para compilar o DVD! Libere mais

Clique então em Start e o DVD será criado na unidade especificada (no nosso caso, em D:\_DVD-LAB_WORK). O processo demora mais ou menos de 25 a 30 minutos, dependendo do conteúdo do DVD. Após o término da criação do DVD, você tem várias opções para queimar o DVD. Você pode:

1.

Usar o DVD-Lab para gravar

Para isto, basta clicar no menu Project

Burn DVD

Clique em Write para gravar

Na aba Media você muda o rótulo do seu DVD

Lembrando que nesse método não dá pra escolher a velocidade de gravação, por isso, esse método é o menos aconselhável!

2.

Criar uma imagem com o DVD-Lab e depois gravar com o DVD-Decrypter

Esse método é o que eu mais aconselho (e uso), pois além de você poder escolher a velocidade da gravação, tem menos riscos de perder mídias. Para criar a imagem, o método é parecido com o da gravação normal do DVD-Lab. Clique no menu Project

Para criar a imagem, basta marcar essa opção antes de gravar no DVD-Lab

Clique então em Write e selecione um nome e local para começar a criar a imagem do seu DVD

Burn DVD

Após o término da criação da imagem, abra o Decrypter. Clique então no menu Mode

ISO

Selecione então a imagem que você criou anteriormente com o DVD-Lab...

Write . A tela ficará assim:

...depois, selecione a velocidade da gravação...

...e por último, clique no ícone para começar a queimar o DVD.

ATENÇÂO: Grave no máximo em 2X, pois gravações feitas acima disto podem fazer com que o DVD não seja aceito em alguns players ou ainda ficar com os famosos tranquinhos ! 3.

Usar o Nero pra gravar

Esse método também fica de sugestão, pois também é seguro, e é o mais fácil de usar. Basta abrir o Nero e na janela de Nova Compilação (Wizard do Nero), selecione DVD-Vídeo e clique no botão Novo . Arraste então o conteúdo da pasta VÍDEO_TS que o DVD-Lab criou para a pasta VIDEO_TS do Nero. Aí é só mandar o Nero gravar (não se esqueça de colocar em 2X!) Só pra revisar o que você aprendeu: - Você aprendeu a adicionar (arrastando) os arquivos de áudio e vídeo para a janela Assets para checagem dos mesmos; - Você aprendeu como adicionar capítulos do filme; - Você aprendeu a criar um menu simples e linkar os itens de menu do nosso projeto; - Você aprendeu a usar o Wizard para criar um menu de seleção de cenas; - Você aprendeu a gravar ( queimar ) o DVD.

Créditos Finais Ufa! Deixa eu parar por aqui que este tutorial está ficando um pouco grande! É isso aí, galera, espero que vocês tenham gostado (e aprendido alguma coisa) com o tutorial. Não ficou grande coisa (é o meu primeiro), mas dá pra quebrar o galho. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Deus e à minha esposa Jaqueline, que teve paciência e sempre me esperou pra ir dormir nessas noites longas de KVCD! Gostaria de agradecer também ao VMesquita do fórum KVCD, pois sem ele COM CERTEZA eu não teria aprendido a arte do KVCD e vocês não estariam lendo este tutorial. Agradeço também ao Jorel (minerim), Ginoboy, GFR, BJ, Danpos, roddrose (rod-cirrose), Zakimart, Estranho74 (aê, vizinho!), Alex_Matrix, Mr. Maker, Cyberlab, Prodater64, e TODA a galera do maravilhoso fórum KVCD (desculpa se eu esqueci o nome de alguém, mas é que a galera cresce cada vez mais!). Sem vocês, eu não saberia o que sei hoje! O quê? Você que está lendo este tutorial já ouviu falar desse tal KVCD e ainda não tentou o método porque te falaram que é complicado? Quem te falou isso é um mané! Acesse AGORA o fórum KVCD em português e desencana! Você vai ver que não existe nenhum fórum com um pessoal mais gente boa do que essa! (e pra você não falar que eu sou um cara chato, vou colocar o link aqui...) www.kvcd.net/forum

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Related Documents

Tutorial Dvd Labpro
November 2019 9
Tutorial Dvd
May 2020 8
Tutorial Dvd Rebuilder
August 2019 30
Dvd
December 2019 33
Dvd
October 2019 58