Trabalho De Ie

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Trabalho De Ie as PDF for free.

More details

  • Words: 383
  • Pages: 3
1• • • •

Objetivos: Familiarização com os circuitos de corrente alternada. Compreensão das leis de circuitos para circuitos de corrente alternada. Comprovação das leis de kirchoff. Iniciação no laboratório de engenharia elétrica.

2- Resumo Teórico: Em circuitos CA é comum representar tensões, correntes e impedâncias (Grandeza resistiva em circuitos CA) através de números complexos, onde a parte imaginária representa a defasagem da onda. Desse modo, pode-se aplicar as leis de circuitos CC em circuitos CA, lembrando apenas de utilizar corretamente os números complexos. Por exemplo, sabe-se que capacitores defasam a tensão em -90º em relação a corrente. Desse modo, sua impedância deve ser representada pelo número complexo 0-jXc, onde Xc é a reatância capacitiva, que pode ser calculada com a seguinte fórmula:

Já no caso dos indutores a defasagem é de +90º. Sendo assim, a impedância puramente indutiva é representada por 0+jXL, onde XL é a reatância indutiva, que pode ser calculada do seguinte modo:

E como resistores não defasam sinal, as impedâncias meramente resistivas são representadas por R+jl, sendo R a resistência em Ohms. Tendo em mãos os valores de Impedância de cada componente podemos utilizar as leis de circuitos CC, substituindo resistências por impedâncias, e utilizando os números complexos em suas formas polares(Divisões e multiplicações) e retangulares(Somas e subtrações).

3- Preparatório: •

Dados Gerais:



Circuito Série:

I R C L Total



Circuito Paralelo:

136mA

E 6,8V 16,4V 3,54V 15V

R C L Total

I 0,3A 0,124A 0,58A 0,64A

E 15V

4- Montagem Prática: No circuito série foi ligado um amperímetro em série com o circuito para medir a corrente o multímetro em paralelo com cada um dos componentes inclusive o amperímetro para medir as quedas de tensão. No circuito paralelo foram utilizados 4 amperímetros, um ligado em série com o circuito e os outros 3 ligados em série com cada um dos componentes. Foi utilizado também um multímetro para fazer a medição das quedas de tensão. Tanto no série quanto no paralelo ligou-se uma chave de proteção para acionar ou desligar o circuito.

5- Execução: Em ambos os casos após a montagem do circuito acionou-se a chave de proteção e verificou-se o aumento da medição de cada amperímetro. Os dados de corrente foram coletados e então utilizou-se o voltímetro para medir a queda de tensão em cada componente.

Related Documents