1• • • •
Objetivos: Familiarização com os circuitos de corrente alternada. Compreensão das leis de circuitos para circuitos de corrente alternada. Comprovação das leis de kirchoff. Iniciação no laboratório de engenharia elétrica.
2- Resumo Teórico: Em circuitos CA é comum representar tensões, correntes e impedâncias (Grandeza resistiva em circuitos CA) através de números complexos, onde a parte imaginária representa a defasagem da onda. Desse modo, pode-se aplicar as leis de circuitos CC em circuitos CA, lembrando apenas de utilizar corretamente os números complexos. Por exemplo, sabe-se que capacitores defasam a tensão em -90º em relação a corrente. Desse modo, sua impedância deve ser representada pelo número complexo 0-jXc, onde Xc é a reatância capacitiva, que pode ser calculada com a seguinte fórmula:
Já no caso dos indutores a defasagem é de +90º. Sendo assim, a impedância puramente indutiva é representada por 0+jXL, onde XL é a reatância indutiva, que pode ser calculada do seguinte modo:
E como resistores não defasam sinal, as impedâncias meramente resistivas são representadas por R+jl, sendo R a resistência em Ohms. Tendo em mãos os valores de Impedância de cada componente podemos utilizar as leis de circuitos CC, substituindo resistências por impedâncias, e utilizando os números complexos em suas formas polares(Divisões e multiplicações) e retangulares(Somas e subtrações).
3- Preparatório: •
Dados Gerais:
•
Circuito Série:
I R C L Total
•
Circuito Paralelo:
136mA
E 6,8V 16,4V 3,54V 15V
R C L Total
I 0,3A 0,124A 0,58A 0,64A
E 15V
4- Montagem Prática: No circuito série foi ligado um amperímetro em série com o circuito para medir a corrente o multímetro em paralelo com cada um dos componentes inclusive o amperímetro para medir as quedas de tensão. No circuito paralelo foram utilizados 4 amperímetros, um ligado em série com o circuito e os outros 3 ligados em série com cada um dos componentes. Foi utilizado também um multímetro para fazer a medição das quedas de tensão. Tanto no série quanto no paralelo ligou-se uma chave de proteção para acionar ou desligar o circuito.
5- Execução: Em ambos os casos após a montagem do circuito acionou-se a chave de proteção e verificou-se o aumento da medição de cada amperímetro. Os dados de corrente foram coletados e então utilizou-se o voltímetro para medir a queda de tensão em cada componente.