Trabalho de Biologia. Alunos:Bruno,Diogo,Lucas. Serie:1º E.M. Profº:Diogenes Pierre.
Meio Ambiente e Saúde – temas indissociáveis
Muitas pessoas não percebem, mas o homem parte integrante da natureza , nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre.
Com um pouco de atenção, fácil descobrir inúmeras situações que demonstram a relação entre o meio ambiente e saúde, senão vejamos.
O vibrião da cólera, por exemplo, transmitido pelo contato direto com a água ou pela ingestão de alimentos contaminados. A falta de saneamento básico, os maus hábitos de higiene as condições precárias de vida de determinadas regiões do planeta são fatores que estão intimamente ligados com o meio que contribuem para a transmissão da doença. "A água infectada, além de disseminar a doença ao ser ingerida, pode também contaminar peixes, mariscos, camarões.
Enormes quantidades de substâncias químicas encontradas no ar, na água, nos alimentos nos produtos utilizados rotineiramente estão diretamente relacionadas com uma maior incidência de câncer, de distúrbios neurocomportamentais, de depressão de perda de memória.
Conclusão
A atuação dos princípios da prevenção da precaução de suma importância, pois eles restringem até mesmo proíbem o estabelecimento de um empreendimento que potencialmente ofereça riscos à natureza à da população.
Sob um aspecto geral, considera-se que o direito brasileiro fornece as ferramentas necessárias para que o Poder Público possa aplicar os princípios da prevenção precaução na preservação dos recursos naturais. Entretanto, observa-se que alguns mecanismos legais destinados à proteção do meio , conseqüentemente, da humana, esvaem-se no ar, atingidos por males maiores, capitaneados pela corrupção, que, por sua vez, alimentada pela ambição pela ignorância dos habitantes deste planeta.
A história da vida
Teoria do Big Bang:Em cosmologia, Big Bang é a teoria científica que defende surgimento do universo a partir de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos,já que toda a matéria e energia estariam comprimidas em um único ponto.
Essa explosão aconteceu numa fração de segundos, inflando o universo numa velocidade muito superior à da luz. Essa explosão causou a expansão do universo, a qual é observada até os dias atuais, o que traz grandes reforços a teoria do Big-Bang. Após o Big-Bang e a partir da matéria proveniente dele, foram se formando as constelações. Os planetas teriam se formado a partir de restos de nuvem cósmica que surgiram após a grande explosão.
Deus criou o ceu e a Terra
O deísmo defende que Deus criou o universo e não participa mais, ao longo de sua existência, no desenrolar dos acontecimentos. Deus seria uma espécie de sofisticado engenheiro cósmico que criou um mecanismo complexo e o colocou em funcionamento.
O teísmo, ao contrário do deísmo, afirma que Deus não só criou o universo como também o governa dia após dia, controlando os fenômenos da natureza e se envolvendo de modo especial no mundo dos homens, com os quais mantém uma relação pessoal. Esta é a visão judaico-cristã de Deus.
O panteísmo, diferente tanto do deísmo quanto do teísmo para os quais existe uma nítida separação entre Deus e o mundo, defende que Deus e o universo físico são uma só coisa, estando Deus em tudo, tudo fazendo parte de Deus. Spinoza, filósofo judeu que viveu no século XVII, era panteísta, pois via os objetos do universo físico como atributos e não como criação de Deus.
O panenteísmo é semelhante ao panteísmo quando afirma que o universo faz parte de Deus, mas é dele diferente, pois considera que o universo não é tudo de Deus. Uma idéia assim é a afirmação de que o universo é o corpo de Deus.