Trabalho Ap

  • Uploaded by: Pipokah
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Trabalho Ap as PDF for free.

More details

  • Words: 1,204
  • Pages: 25
Educação para a saúde Alcoolismo

Introdução Neste trabalho, vamos falar do alcoolismo e dentro deste tema iremos abordar: Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø

O que é o alcoolismo? Curiosidade sobre o álcool. Para onde é que vai o álcool que bebemos? O álcool e a condução. Alcoolismo na adolescência. Consequências do alcoolismo na adolescência. O porquê do consumo de álcool na adolescência( causas , efeitos biológicos). Fases do alcoolismo. Tratamento. Imagens do efeito do álcool. E ainda alguns gráficos e imagens sobre o alcoolismo.

O que é o Alcoolismo??? O alcoolismo é geralmente definido como o consumo frequente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com excepção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.

Curiosidades: As bebidas alcoólicas consumidas por



deveriam

ser

adultos saudáveis, ainda que em quantidades moderadas refeições

e,

de

preferência,

durante

as

principais. Estima-se que 10% da população portuguesa consome álcool excessivamente. Muitas vezes, as pessoas que abusam do álcool não se apercebem que estão

Curiosidades: Estudo sugere que os jovens adultos alcoólicos têm uma probabilidade superior de desenvolveram massa óssea mais fraca O estudo baseou-se em 57 alcoólicos adultos com idades compreendidas entre os 27 e os 50 anos. Os investigadores descobriram que um quarto dos homens tinha massa óssea mais fraca do que os restantes. Apenas uma das vinte mulheres que os investigadores observaram tinha desenvolvido o mesmo problema, o que pode ser explicado pelos níveis elevados de estrogénio  Em contraste, os homens não tinham qualquer espécie de protecção hormonal, e tal como as mulheres, eles revelaram deficiências relativamente aos níveis de vitamina D, que são muito importantes na protecção da densidade dos ossos.

Para onde é que vai o álcool que bebemos??? Quando se consome uma bebida alcoólica, o álcool que esta contém (que se exprime em graus e que varia de bebida para bebida) vai através da boca e do esófago para o estômago e para o intestino, onde é absorvido pelo sangue. Os efeitos do álcool dependem da sua concentração no

O álcool na condução!!! Devido a perda de sentido crítico, é frequente uma pessoa embriagada não se inibir de conduzir, pondo em perigo a sua vida e a dos outros. Com a ingestão de bebidas alcoólicas aumenta o risco de acidentes. Assim, as bebidas alcoólicas, mesmo quando tomadas ocasionalmente ou em quantidades moderadas, são responsáveis por um elevado número de acidentes de viação.

Alcoolismo na adolescência: As estatísticas mostram que o álcool é de longe, a mais perigosa das drogas, responsável por 90% das internações em hospitais psiquiátricos, responsável, ainda, por 45% dos acidentes com jovens entre 13 e 19 anos. O álcool está inserido na cultura, presente nos lazeres e encontros adolescentes, presente dentro das casas, presente tanto na vida profana como no ritual religioso.

Consequências do alcoolismo na adolescência: O abuso de álcool pode ser identificado pelas perdas. O adolescente começa a perder a memória, a capacidade de concentração, os raciocínios abstractos, fica com mania de perseguição e agressivo. É por causa dessas perdas que a escola se vai tornando insuportável. A grande maioria adolescente, viciada em álcool, já repetiu de ano pelo menos uma vez e acabaram por abandonar a escola.

(continuação) Se não for tratado, só vai ganhar uma coisa na idade adulta: cirrose, uma das 350 doenças causadas ou agravadas pelo consumo abusivo de álcool. O principal problema não é a dependência, quando o corpo exige álcool todos os dias. É o descontrolo. O adolescente já tem uma tendência a ser impulsivo e com o álcool acha que é omnipotente e que nada acontecerá com ele”.

O porquê do consumo de álcool na adolescência: Factores sociais, psicológicos e religiosos, bem como problemas temporários podem influenciar a decisão de beber tanto no adolescente quanto no adulto jovem. A idade da primeira bebida alcoólica (13-15 anos), a idade da primeira intoxicação (15-17 anos) e a idade do primeiro problema relacionado ao consumo de álcool (16-22 anos).

Causas… •

A causa do alcoolismo é desconhecida, mas o consumo de álcool não é o único factor. Aproximadamente 10 % das pessoas que bebem álcool tornamse alcoólicas.  • Os alcoólicos geralmente provêm de famílias desfeitas e as relações com os pais estão frequentemente alteradas.

Efeitos biológicos: • O álcool deprime imediatamente as funções cerebrais;  A intensidade deste efeito depende do seu valor no sangue (a uma maior quantidade, maior alteração).  • A ingestão prolongada de quantidades excessivas de álcool danifica muito os órgãos, particularmente o fígado, o cérebro e o coração.

Fases do alcoolismo: Fase 1: Fase social, sem dependência física, apenas dependência Emocional. Inicia-se na primeira vez que se bebe. Fase 2: Fase social, sem dependência física, apenas dependência emocional. O organismo modificase: tem-se a tolerância aumentada bebe-se mais do que na fase1.

(continuação) Fase 3: Fase problemática, com dependência física e emocional. Muitos problemas emocionais, ressacas constantes, problemas em decorrência da bebida, problemas familiares. Fase 4: Fase problemática, com dependência física e emocional. Pode-se ter delírios.

Tratamento • Os alcoólicos que apresentam uma síndrome de

abstinência geralmente tratam-se a si próprios bebendo. Algumas pessoas procuram cuidados médicos porque não desejam continuar a beber ou porque a síndrome de abstinência é muito intensa. • Num ou noutro caso, o médico verifica, primeiro, a possibilidade de uma doença ou de uma lesão da cabeça.

Imagens do efeito do álcool…

Beber e dirigir….

Em todo o mundo, a tendência é proibir o motorista de beber, mas, por enquanto, poucos países adoptam a tolerância zero - o Japão é um deles.

ØSuécia: 0,2 g/l, o equivalente a uma lata de cerveja. ØFrança: 0,5 g/l - limite de duas taças de vinho ØEstados Unidos: o alvo são os motoristas mais jovens: menores de 21 anos estão proibidos de beber antes de guiar. ØA medida já surtiu resultados. No ano de 2002, o país registrou a menor taxa de mortes no trânsito por consumo de álcool (16 mil ou 38,6% do total), desde 1975.

Tipo de bebida : álcool

%

Fermentadas: produzidas a partir dos grão e frutas

Cerveja 3-9 Vinho 12-20 Destiladas: resultantes da destilação de bebidas

Uísque 40-50 Conhaque 55

45-

As idades relacionada s com inicio e fim do alcoolismo

A MEDIDA DO RISCO

0,2 a 0,3g p/litro de sangue Percepção da distância e velocidade prejudicadas.

0,3 a 0,5g p/litro de sangue Campo visual menor,controle cerebral relaxado. 0,5 a 0,8gp/litro de sangue Subestimação dos riscos e tendência à agressividade

Ami go que cond uz “N ÃO

Não deixe o seu ``melhor amigo´´ conduzir bêbado.

Conclusão  Neste

trabalho obtemos uma só conclusão que vale por muitas mais: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”. Albert Einstein.

 Trabalho

elaborado por:

 Adelino

Machado nº1  Iara Silva nº9  Esperemos

que tenham gostado

Related Documents

Trabalho Ap
May 2020 4
Trabalho Ap
May 2020 3
Trabalho Ap Final!
May 2020 11
Ap
November 2019 70
Ap
June 2020 27
Ap
October 2019 55

More Documents from ""

Trabalho Ap
May 2020 3