Levantamento Altimétrico
Nivelamento Geométrico :
Nivelamento Trigonométrico:
Nível (ótico ou digital(laser)); Simples; Composto.
Estação Total; Teodolito
Nivelamento Taqueométrico:
Teodolito, Mira
Nivelamento Geométrico Simples
Realiza a medida da diferença de nível entre pontos topográficos por meio de leituras correspondentes a visadas horizontais, obtidas com nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos
Composto
Trigonométrico
Realiza a medida da diferença de nível entre pontos topográficos por meio de leituras correspondentes a visadas inclinadas, realizadas com teodolito ou a estação Total (distâncias e ângulos verticais) F io
F S
s
S
s
F io
s u p
e
m
é
F I f
F io
S = ( FS − FI )
d = ( FS − FI ) ⋅ 100
Fs + Fi Fm = 2
2 1 II
50 mm
s S f f = → d = S → = 100 f d s s
50 mm
d
2
in f e
2 2 6 3
ri
Trigonométrico
i = altura do instrumento; Lm = leitura do fio médio; Li = leitura do fio inferior; Ls = leitura do fio superior; α = ângulo vertical (altura)
d = 100.( Ls − Li ). cos 2 α i + d .tgα = Lm + N i + 100.( Ls − Li ). cos 2 α .tgα = Lm + N N = ∆C EA = i − Lm + ( Ls − Li ).50.sen(2α )
DAB
Declividade
∆C AB = .100 d AB
Na maioria dos projetos de engenharia, não basta conhecer os desníveis do terreno, mas sim a intensidade com que ocorrem as mudanças altimétricas. É variável e qualifica a velocidade com que o terreno “sobe” ou “desce”, é adimensional e pode ser expressa em %. Aplica-se principalmente em projetos de estradas, hidrologia aplicada, obras de saneamento, monitoramento do uso e ocupação do solo, detecção de áreas de risco(desabamentos)
Nível Em planta pode-se identificar o comportamento do relevo do terreno a partir da planta de curvas de nível, que pode-se conceituar de uma forma mais prática, afirmando que curva de nível é a interseção do solo com um plano horizontal de altitude ou cota conhecida.