To De Curvas

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View To De Curvas as PDF for free.

More details

  • Words: 1,008
  • Pages: 4
1

Ajustamento de curvas e o Método dos Mínimos Quadrados Ajustamento de Curvas: Sempre que utilizamos dados observados para chegar a uma equação matemática que descreva a relação entre duas variáveis – processo conhecido como ajustamento de curvas – encontramos três tipos de problemas: • Decidir que tipo de curva e que equação de precisão queremos usar; • Achar a euqação particular que é a melhor em determinado sentido; • Investigar problemas relativos ao mérito da equação escolhida e da predição feita a partir dela. Passos para a determinação da equação de ajustamento de curvas: 1. Colecionar os dados que indiquem os valores correspondentes das variáveis consideradas; 2. Elaborar um diagrama de dispersão, ou seja, locar pontos (x1,y1), ..., (xn,yn) em um sistema de coordenadas cartesianas. Exemplo:

y y = a0 + a1 * x

a0

a1

x O diagrama de dispersão permite a visualização da curva que melhor se ajusta aos dados! Equações das Curvas de Ajustamento: São alguns tipos de curvas de ajustamento, onde x representa a variável independente e y a variável dependente: a. b. c. d.

Linha Reta: y = a0 + a1*x Parábola ou curva de segundo grau: y = a0 + a1*x + a2*x2 Cúbica ou Curva de terceiro grau: : y = a0 + a1*x + a2*x2 + a3*x3 Curva de grau ‘n’: y = a0 + a1*x + a2*x2 + ... + an*xn

2

1 a0 + a1 x

e.

Hipérbole:

f. g.

Curva Exponencial: y = a*bx Curva Geométrica: y = a*xb

Equação da Reta: O tipo mais simples de ajustamento de curva é a RETA, que, conhecendo dois pontos, já pode ser obtida: y = a0 + a1*x ou ainda:

y − y1 =

y 2 − y1 y − y1 * ( x − x1 ) , onde 2 = a1 x 2 − x1 x 2 − x1

Cabe ressaltar que a0 é o coeficiente linear da reta, ou seja, é o valor de y quando x = 0 e a1 é o coeficiente angular da reta, isto é, sua declividade! Retas Paralelas: Duas retas são paralelas quando seus coeficientes angulares forem iguai, isto é: a1 reta 1 = a1 reta 2. Retas Perpendiculares: Duas retas são perpendiculares quando a1 reta 1 * a1 reta 2 = -1. Exemplo 1: Determinar a equação da reta, o coeficiente angular e linear da reta que passa pelos pontos (1,5) e (4,-1):

Exemplo 2: Determinar a equação da reta que passa pelo ponto (2,-3) e possui coeficiente angular igual a 4.

Exemplo 3: Determinar a equação de uma reta paralela e outra perpendicular a reta que passa pelos pontso (6,-2) e (5, -8):

3

Método dos Mínimos Quadrados: Definição: De todas as curvas que se ajustem a um conjunto de pontos, a que tem a propriedade de apresentar o mínimo valor da soma dos quadrados dos desvios do ponto à curva é denominada a melhor curva de ajustamento.

A reta dos mínimos quadrados que se ajusta ao conjunto de pontos (x1,y1), ..., (xn,yn) tem ^

a equação y = a + a x , onde a0 e a1 são determinados pela resolução do sistema de 0 1 equações abaixo, chamado de Equações Normais:

∑ y = n * a 0 + a1 * ∑ x  2 ∑ x * y = a 0 * ∑ x + a1 * ∑ x

onde n é o número de pares de observações. Os coeficientes a0 e a1 também podem ser calculados utilizando as fórmulas de média e desvio padrão, como segue:

a1 =

S xy S xx

e a 0 = y − a1 * x,

onde : S xy = ∑

∑ x * ∑ y, x* y − n

S xx = ∑ x − 2

( ∑ x) n

2

, x=

∑x n

e y=

∑y n

Exemplo 1: Ajuste a reta de mínimos quadrados aos dados abaixo que representam o número de anos que certos candidatos ao serviço diplomático estudaram alemãoa na faculdade e as notas por eles obtidas no teste de proficiência. Antes de ajustar a reta faça o gráfico de dispersão:

Nro de anos de estudo

3

4

4

2

5

3

4

5

3

2

Nota do teste

5 7

7 8

7 2

5 8

8 9

6 3

7 3

8 4

7 5

48

4

Exemplo 2: Após 6hs de treinamento, um cachorro comete 5 erros numa exposição, outro cão, após 12hs de treinamento, comete 6 erros e um último cachorro, após 18hs de treinamento, comete apenas 1 erro. Denotando por xo número de horas de treinamento e y o número de erros cometidos na exposição, determine a reta de mínimos quadrados que melhor se ajusta aos dados. Regressão Linear Simples: A equação da reta de mínimos quadrados também é chamada de reta de regressão linear simples. ^

y = a0 + a1 x Após a reta de regressão ter sido ajustada a um conjunto de pontos é possível inspecionar seu gráfico, no diagrama de dispersão, e observar o grau de precisão do ajuste. As principais medidas de variabilidade em torno da reta são a Variância, o Erro Padrão (desvio padrão) e as Variações Total, Explicada e Residual, cujas fórmulas são:

Variação Total : VT = S yy = ∑ y − 2

( ∑ y)

2

n

Variação Explicada : VE = a1 * S xy Variação Residual : VR = VT − VE = S yy − a1 * S xy VR n−2 VR Erro Padrão : S = n−2 Variância : S 2 =

O coeficiente de determinação (R2) trata-se de um indicador de qualidade do ajustamento da reta aos pontos. Significa o quanto a variável independente x explica da variável dependente y, ou seja, expressa a proporção da variação total que é explicada pela reta de regressão.

R2 =

VE , onde 0 ≤ R2 ≤ 1 ou 0 ≤ R2 ≤ 100%. VT

Exemplo: Caclular VT, VE, VR, S2, S e R2 para os exemplos anteriores e interprete o resultado do coeficiente de determinação.

Related Documents

To De Curvas
November 2019 5
Curvas
August 2019 49
Curvas
December 2019 51
Curvas
October 2019 47
Curvas
December 2019 45
Ajuste De Curvas
May 2020 18