Texto - Wiki

  • Uploaded by: Rodolfo Nakamura
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Texto - Wiki as PDF for free.

More details

  • Words: 2,081
  • Pages: 5
17/4/2009

wiki [Nakamura´s Wiki]

Wiki Wiki (pronuncia-se “uiquie”) é um termo que se popularizou por c ausa de um serviço on-line c hamado Wikipedia. Trata-se de uma encic lopedia construída a partir da colaboraç ão dos usuários. Mas, aqui, vamos tratar de um outro rec urso que pode ser utilizado c omo ferramenta de Comunic ação Digital e cujo nome popularizou-se pela própria enc iclopédia on-line. O termo WikiWiki significa “super-rápido”, no idioma havaiano. Já na lingua Maori, significa “fimde-semana”, provavelmente pela influência do inglês na ilha. Também é diminutivo do nome “Wikitoria”, versão maori do popular nome cristão “Victoria”.

Provavelmente, o significado mais relevante para a escolha deste nome para o sistema formado pela coleç ão de doc umentos em hipertexto ou ainda o software utilizado para gerenc iá-lo ambos objeto deste capítulo - é o sentido de rapidez.

Wiki como ferramenta O conceito mais interessante do Wiki é a possibilidade de maior interaç ão dos usuários com o serviço. Em um Wiki, todos, indistintamente, podem c ontribuir c om c onteúdo, adic ionando, exc luindo ou modificando informações. Para isso, não é necessário maiores conhecimentos de qualquer linguagem de programação. Basta o usuário saber navegar na internet. A interface c om o usuário é bastante simples, bem como toda a operação.

Embora a idéia seja a livre expressão de idéias, é possível configurar recursos de monitoramento de conteúdo, ou seja, a informaç ão é incluída ou alterada somente após a mediação (ou moderaç ão) do moderador. Este, é uma espécie de tutor ou administrador do conteúdo. No entanto, a prática de moderação pode inibir os usuários a novas contribuições, uma vez que o grande atrativo do sistema é, justamente, o usuário visualizar o conteúdo imediatamente após a postagem.

Principais Características Definitivamente, a principal c aracterística é a facilidade c om que as páginas são criadas e alteradas. Geralmente, não há qualquer revisão antes das modificações serem aceitas.

Outra característica é ser aberto ao público em geral - ou, pelo menos, a todas as pessoas que têm acesso ao servidor Wiki. Nem sempre o Wiki é aberto na Internet, podendo ser, inclusive, restrito ao ambiente da intranet.

Outro grande diferencial, já c itado, é a c riaç ão c oletiva da página, criando um dinamismo interessante para a manutenção do conhecimento expresso no sistema. Pode-se c orrigir erros, c omplementar idéias e incluir novas informações.

Aplicações Estratégicas Uma das aplicaç ões do Wiki é a Gestão do Conhecimento. É um método rápido e fác il de documentar terminologias, normas, procedimentos e qualquer informação útil para uma c omunidade. As primeiras aplic ações empresariais já apontam o Wiki como uma ferramenta estratégica para melhorar a c omunicação e a cultura organizac ional: dozen.com.br/nakamura/…/doku.ph…

1/5

17/4/2009

wiki [Nakamura´s Wiki]

Manuais Internos: todos os proc edimentos relacionados à operaç ão de uma empresa pode

ser doc umentada pelos próprios funcionários, criando uma c ultura organizacional sólida, e um ambiente de c onsulta para todos da equipe. Pelo fato da navegação ser individual, é muito

comum o usuário sentir-se mais à vontade de pesquisar o c onteúdo na intranet a perguntar a seus colegas. Por outro lado, cria-se um senso de comunidade dentro da própria equipe, em que cada um pode ser um c olaborador dec isivo para os demais c olegas.

Manuais de produtos: algumas empresas já estão desenvolvendo experiências no sentido dos próprios usuários dos produtos e serviços criarem o manual do produto. A partir de uma base, os próprios clientes podem editar o manual, acrescentando sua experiência.

FAQ - As famosas listas de Perguntas mais freqüentes (Frequent Asked Question) ganham uma forma dinâmic a de serem c onstruídas a partir do uso do Wiki. Ganham uma nova

dimensão, a partir do momento em que as perguntas e respostas podem ser melhor organizadas e estruturadas.

Casos de Implantação Três casos de implantação foram elucidados no evento WEB 2.0, oc orrido em setembro de 2007, em São Paulo e serão destacados a seguir.

WikiAmil Fabiana Sá, Gerente de Web da Amil, indica que a implantaç ão do Wiki na Amil (WikiAmil), iniciou como uma estratégia da equipe de TI (Tecnologia de Informaç ão). Buscou-se que todas as áreas da empresas estivessem envolvidos no projeto, com apoio o departamento de RH.

A inic iativa tem c onteúdo diversific ado e é aberto a todos os funcionários que têm acesso à intranet. Começou c om o tema tecnologia, mas logo expandiu-se para as áreas de atendimento, inclusive com a colaboração de filiais de outros estados, sobre procedimentos, proc essos e rotinas.

Há um trabalho de c onscientização que cada membro seja responsável pela zeladoria. Portanto, não há uma moderação formal, mas ela acaba sendo exercida por líderes que surgem naturalmente dentro da equipe. Também destaca que novos talentos são descobertos a partir da contribuição dos usuários, que passam a se expor, ou pelo menos suas idéias, ao utilizar suas ferramentas.

Além da ferramenta (o mesmo da Wikipedia), Fabiana Sá destac a que, para o sucesso da implantação é necessário a apropriação, a adoção completa por parte dos usuários, estimular a troca e demonstrar que é possível contribuir. É nec essário estar aberto, c ompreender o proc esso colaborativo.

Hering Marc elo Camelo c onta que o Twiki (desenvolvido internamente) foi implantado após o c onhecimento da ferramenta por outras empresas, a partir da experiênc ia da IBM para c onstrução c oletiva de manuais técnicos. Segundo Camelo, as pessoas sentem-se mais à vontade para consultar o Wiki para suas dúvidas, uma vez que não estão sendo pressionadas ou c obradas e nem incomodam outras pessoas com suas dúvidas.

Novos verbetes são incluídos diariamente, em crescimento exponencial. No entanto, no momento de incluir o c onteúdo, havia uma barreira. Quando um inc entiva o outro a escrever no dozen.com.br/nakamura/…/doku.ph…

2/5

17/4/2009

wiki [Nakamura´s Wiki]

Wiki sobre um determinado assunto, surgia a dúvida “Tenho que escrever?”. Mas aí sempre vinha o incentivo de que não era obrigatório escrever, mas se se escrever, outras pessoas vão saber o que você sabe. Há muito conhec imento espalhado na empresa, sem a devida documentação. “Tudo muito tácito”, informa, ou seja, nada formalmente expresso, c alado ou oculto. Segundo Camelo, tudo o que é divulgado é melhor utilizado. Por isso o grande benefício da ferramenta.

Outro fator interessante é que, ao colaborar c om o wiki, o usuário coloca-se, naquele momento, c omo um líder que têm o conteúdo, do qual torna-se proprietário naquele momento, seja um proc edimento, uma operação crítica ou uma informação de suporte. Outros usuários fazem a crític a sobre a informação postada, criando uma auto-regulação. Quando a c olaboração é útil, faz-se um reconhec imento por email, mensagem instantânea ou pessoalmente, c riando um clima ainda mais motivador. Camelo conclui que, caso a informalidade seja quebrada, pode ocorrer de diminuição das contribuições.

Le Postiche José Carlos Figueiredo informou que a estratégia surgiu quando a Le Postiche deixou de atuar no sistema de franquia, por inic iativa da área c omercial, que prec isava de agilidade na troca de informaç ões. Neste momento, chegou-se a conclusão de que o conhecimento sobre a operação não pertencia à marca, mas à rede. Como a cultura e hábitos são diferentes de c idade em c idade, era nec essária uma ferramenta que atendesse á todas as adaptações. A idéia surgiu da necessidade de se criar um Manual Operacional. Neste processo, busc ou-se uma ferramenta de gestão do conhecimento, c omo forma de compartilhar informaç ões em uma rede de valor, formada por diversos públicos - fornecedores, prestadores de serviços e lojistas, c om o objetivo de formar uma rede de negócios.

Há um zelador que cuida do conteúdo incluído no Wiki. Por outro lado, há a presenç a de um fórum em que as informações são mantidas em histórico, com exatidão ao que foi inc luído. Com relação ao início do projeto, os primeiros adotantes foram taxados de “mais próximos à marc a”. No entanto, ao perc eberem que os resultados destes mesmos adotantes inic iais estivessem melhorando, houve um momento em que repensaram a sua postura e houve maior adoç ão à ferramenta.

Problemas possíveis Um dos principais problemas do Wiki é que o conteúdo nem sempre é gerado por especialistas no assunto. Mas, c omo o sistema é aberto, é passível de revisão por alguém mais capac itado, c orrigindo eventuais falhas de informação.

De maneira geral, existe uma idéia, definida empiricamente, de que dos 100% dos usuários de um wiki, aproximadamente 10% comenta ou contribui com novas informaç ões e 2% são os geradores de c onteúdo. Esse percentual é semelhante à partic ipaç ão dos usuários em Blogs, outra ferramenta da chamada Web 2.0.

Outro fator é a possibilidade de vandalismo, quando alguém mal intencionado exclui ou modifica a informação, adicionando informaç ões inc orretas. Neste caso, além da possibilidade de recuperar as informações a partir da verificaç ão das “revisões” (versões anteriores do texto que são armazenadas pelo Wiki), o objetivo do sistema é realmente a liberdade que todos têm de c ontribuir com suas ações, em um método de auto-gestão.

Operação

dozen.com.br/nakamura/…/doku.ph…

3/5

17/4/2009

wiki [Nakamura´s Wiki]

A operação do Wiki é bastante simples. Basicamente começ a c om a inc lusão de algum c onteúdo-base. Pode ser, por exemplo, um índic e (ou um diretório, do inglês “directory”). Cada usuário pode editar essa página, simplesmente clic ando no botão “Editar” que existe em toda página Wiki. Para se criar um novo conteúdo, é comum a necessidade de se c riar um “link” interno. No sistema Doc uWiki, utilizado na página do professor Rodolfo Nakamura (http://www.dozen.c om.br/nakamura/wiki [http://ww w.dozen.com.br/nakamura/w iki]), cria-se primeiro o link interno, sem que nenhuma operação adicional oc orra, em um primeiro momento. Logo após salvar a modificaç ão, a página já mostra um link sobre o texto onde a operaç ão foi realizada. Ao se clicar neste link, o DocuWiki informa que não há c onteúdo relacionado e pergunta se o usuário deseja criar aquela página. Ao aceitar esse “desafio”, uma página de edição é aberta. A primeira palavra deste novo texto, nec essariamente, deve ser grafada de maneira idêntica ao link que a gerou e ser mantida isolada em uma linha, como um título. Esta é a mecânica da maioria dos Wikis disponíveis no merc ado. Na página, pode-se esc olher alguns c ritérios de formatação tais como: Negrito, Itálico ou sublinhado

Listas com Marc adores (bullets) ou numeradas Linhas horizontais

Imagens adicionais Estilos

Links Externos (para outras páginas fora do Wiki, como um outro site, por exemplo)

Estilos Os estilos são originários do HTML e indic am, de certa forma, uma hierarquia entre “títulos” e “subtítulos” secundários. Desta forma, o “H1” é sempre o título principal de uma página, seguido de “H2” (subtítulo), “H3” (intertítulo ou subtítulo secundário) e assim por diante.

No DocuWiki, é recomendável que o primeiro título - o que se refere ao termo apresentado na página, seja identific ado c om o estilo “H1”. Os demais estilos definem as divisões da página em diversos c onteúdos separados e organizados conforme a distribuiç ão dos subtítulos, gerando um documento estruturado e organizado.

Conclusão O Wiki é mais uma ferramenta da chamada Internet Colaborativa, ou ainda da Web 2.0. Entre suas princ ipais c aracterísticas está o fato de ser fác il de utilizar, voltada à experiência do usuário e ser disponível em páginas Web. As princ ipais ferramentas, gratuitas em sistema OpenSource ou Freeware, são oferecidas por: www.mediawiki.org [http://w ww.mediawiki.org] - o mesmo mecanismo do Wikipedia

http://wiki.splitbrain.org/wiki:dokuwiki [http://wiki.splitbrain.org/wiki:dokuw iki] - o mecanismo testado pelo professor Nakamura

http://www.usemod.com/cgi-bin/wiki.pl [http://www .usemod.com/cgi-bin/w iki.pl] Wiki

Para

c riação

simples,

rápida

dozen.com.br/nakamura/…/doku.ph…

e

gratuita

na

própria

internet,

-

UseMod

recomendamos

o

4/5

17/4/2009

wiki [Nakamura´s Wiki]

http://www.wetpaint.com [http://w ww.wetpaint.com]. Embora esteja em inglês, é bastante informativo e relativamente intuitivo. Uma das atrações do WetPaint é a análise das c ontribuições de c ada usuário cadastrado no Wiki, de forma a destac ar aqueles que tiveram um maior número de contribuições.

Bibliografia “Wiki” (World Wide Web, ac essado em 16/11/2007, “http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki [http://pt.w ikipedia.org/wiki/Wiki]”)3

15h00,

disponível

em

FIGUEIREDO, José Carlos; CAMELO, Marcelo; SÁ, Fabiana Lins. “Os wikis como ferramenta de partic ipação”, In: Seminário Web 2.0, 2007, São Paulo. Revista Info Exame (World Wide Web, Podc asting, disponível em http://info.abril.com.br/podcast/web10-17092007.mp3 [http://info.abril.com.br/podcast/web10-17092007.mp3]) wiki.txt · L as t modified: 2 0 0 7 /1 2 /2 5 0 6 :2 5 by 1 8 9 .3 3 .1 3 7 .6 1

dozen.com.br/nakamura/…/doku.ph…

5/5

Related Documents

Texto - Wiki
April 2020 1
Wiki Wiki
November 2019 57
Wiki
May 2020 35
Wiki
April 2020 34
Wiki
October 2019 69
Wiki
November 2019 40

More Documents from ""

April 2020 4
Texto - Wiki
April 2020 1
April 2020 7
Texto - Blog
April 2020 3
Bett.docx
December 2019 48
June 2020 21