Leia atentamente o texto do Cliente, separe o essencial do acessório e responda precisamente ao que foi perguntado. Faça o Cliente perceber que você leu a carta dele. O Cliente vai se sentir o “rei da cocada preta”. Na medida do possível, não deixe perguntas sem respostas. Imprecisão gera sempre trabalho dobrado, pois resposta incompleta gera novo fax, nova carta, novo E-mail.
Independentemente do grau de instrução, todos, indistintamente, são clientes da INTELIG. E todo cliente da INTELIG tem direito a uma resposta clara e profissional, que atenda a suas necessidades.
Usar vocabulário agradável e adequado à situação ajuda muito. Quando você passa informações que o Cliente não pediu, muitas vezes você não está ajudando. Você acaba criando um novo problema que até então o Cliente não tinha. Não se envolva emitindo opiniões pessoais sobre a Empresa ou sobre algum colega. Em hipótese alguma, invente qualquer informação. As conseqüências podem ser desastrosas. A cortesia deve ser preservada em qualquer situação. Não seja subserviente nem grite com o cliente.
Mantenha sempre aberto o canal de comunicação com a área técnica. Peça orientações por escrito. Elas serão a base para suas respostas.