I
Selecciona, das questões que se seguem, a afirmação verdadeira de cada uma delas.
1. O Rendimento Disponível dos Particulares obtém-se: a) b) c) d)
Pela soma dos salários. Pela soma dos salários, rendas, juros e lucros. Pela diferença entre rendimento pessoal e os impostos e contribuições obrigatórias para a Segurança Social. Pela diferença entre salários e os impostos e contribuições obrigatórias para a Segurança Social.
2. A renda, o juro e o lucro diferem essencialmente: a) b) c) d)
Pela natureza dos agentes económicos que os recebam. Pela natureza dos factores sobre que incidem. Pela estabilidade do seu valor em termos reais. Pela forma como são contabilizados.
3. Quanta maior for a área compreendida entre a recta da equidistribuição do rendimento e a curva de Lorenz… a) b) c) d)
Maior será o grau de concentração do rendimento. Menor será o grau de concentração do rendimento. Mais igualitária será e estrutura de repartição. Menor será a taxa de participação dos segmentos mais ricos no Rendimento Nacional.
4.O rendimento per capita é um indicador insuficiente para avaliarmos o nível de desenvolvimento de um país. Esta afirmação é…. a) b) c) d)
…verdadeira, porque não é possível medir o desenvolvimento. …falsa, porque o nível de desenvolvimento depende do rendimento. …verdadeira, porque o desenvolvimento depende também do nível de instrução e de saúde de uma população. …falsa, porque as condições materiais de vida são determinantes.
5. O rendimento per capita é uma forma de… a) b) c) d)
…repartição pessoal do rendimento. …repartição funcional do rendimento. …redistribuição do rendimento. …nenhuma das respostas anteriores.
6. Os subsídios de desemprego e os abonos de família são exemplos de… a) b)
…transferências externas para as famílias. …transferências internas para as famílias.
c) d)
…impostos directos. …impostos indirectos.
7. Os rendimentos primários, recebidos pelos agentes económicos em consequência da sua participação no processo produtivo, são constituídos por... a) b) c) d)
…rendas, juros, lucros e salários. …rendas, lucros, remessas e transferências. ...salários, juros, subsídios e remessas. …salários, rendas, subsídios e lucros.
8. O poder de compra das famílias resulta da relação do seu rendimento disponível com... a) b) c) d)
…o tipo de bens que adquirem. …o nível geral dos preços no consumidor. …a sua capacidade de poupança. …o grau de satisfação das suas necessidades.
9. O rendimento disponível das famílias aumenta (permanecendo tudo o resto constante) se... a) b) c) d)
…diminuir a taxa de juro dos empréstimos. … diminuir o valor dos impostos directos. …aumentar o valor dos impostos indirectos. ... aumentar a taxa de inflação.
10.Os rendimentos que remuneram a função desempenhada por cada agente no processo produtivo denominamse… a) b) c) d)
…secundários. …disponíveis. …patrimoniais. …primários.
11. O investimento de uma empresa em formação profissional e em compra de patentes designa-se por investimento… a) b) c) d)
…material. …financeiro. …imaterial. …comercial.
12. A poupança…. a) b) c) d)
…cresce com os aumentos do rendimento. …decresce com a subida dos rendimentos. …não é influenciada pelo rendimento. …é proporcional ao rendimento.
13. O investimento representa… a)
…aumento do capital fixo.
b) c) d)
…formação de capital. …aumento do capital circulante. …aumento dos bens de equipamento.
14. O aumento dos salários nominais implica, necessariamente, uma melhor repartição pessoal do rendimento. Esta afirmação é… a) b) c) d)
…verdadeira, porque o aumento dos salários nominais aumenta o rendimento da população. …falsa, porque o aumento dos salários nominais não se traduz, necessariamente, num aumento dos salários reais. …verdadeira, porque o aumento dos salários nominais implica o aumento dos salários reais. …falsa, porque o aumento dos salários nominais nem sempre diminui as desigualdades sociais.
15. Um exemplo de investimento pode ser… a) b) c) d)
…a compra de um automóvel para uso pessoal. …o pagamento de salários aos trabalhadores de uma empresa. …a compra de uma jóia para uso pessoal. …a construção de uma auto-estrada pelo Estado.
16. A compra, por parte de uma empresa, de uma nova máquina capaz de modernizar o seu processo produtivo designa-se como… a) b) c) d)
…investimento de substituição. …investimento de inovação. …investimento em aumento da capacidade produtiva. …simultaneamente de inovação e substituição.
17.As operações bancárias passivas consistem… a) b) c) d)
…no empréstimo de fundos pelos bancos. …na recepção de fundos sob a forma de depósitos. …no aluguer de cofres aos clientes. …em fusões e aquisições.
18. Os impostos que incidem sobre o património e o rendimento chamam-se… a) b) c) d)
…impostos indirectos. …impostos proporcionais, …impostos directos. …impostos progressivos.
II
1.Tendo em conta os seguintes valores relativos ao país A: Rendimento Nacional População Total Percentagem do rendimento atribuído ao factor trabalho Rendas Juros
20 000 milhões de u.m. 10 milhões de indivíduos 60% 2000 milhões de u.m. 2000 milhões de u.m.
1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8.
Qual o valor do somatório dos valores acrescentados pelas unidades produtivas do país A? Calcule o valor monetário atribuído ao factor capital. Calcule o valor dos lucros distribuídos. Calcule o Rendimento per capita. Apresente duas limitações do Rendimento per capita. Distinga repartição funcional de repartição pessoal do rendimento. Calcule a repartição funcional do rendimento. Indica alguns factores que justificam as desigualdades verificadas na repartição dos rendimentos.
2.
Considere os seguintes elementos (hipotéticos) para 2001:
- crescimento dos salários nominais: 3,5% - taxa de inflação: 5% 2.1. Calcule a taxa de crescimento dos salários reais. 2.2. Diga, justificando, qual é mais importante para o trabalhador: o salário real ou o salário nominal. 3. Observe os gráficos seguintes:
I - % rendimento
II - % rendimento
100%
100%
E
% de famílias
E
100%
% de famílias
100%
% de famílias 100% % curvas. de famílias 100% 3.1. Identifique as curvas do gráfico. Analisa as respectivas 3.2. Explique o significado da recta E. 3.3. Indique os factores que a teu ver possam explicar a desigualdade da distribuição dos rendimentos. 4. Observe os seguintes valores, referentes a uma dada economia.
RENDIMENTO DISPONÍVEL DOS PARTICULARES (Em unidades monetárias) Rendimentos do trabalho
3 500
Rendimentos de empresa e propriedade
3 000
Transferências internas
800
Transferências externas
500
Impostos directos Contribuições sociais
1 000 900
4.1. Determine o Rendimento Pessoal. 4.2. Determine o Rendimento Disponível. 4.3. Refira qual a utilização que é dada ao Rendimento Disponível. 5. O Estado intervém na repartição do rendimento através de políticas de redistribuição do rendimento. Mencione, explicando devidamente, as políticas de redistribuição do rendimento.
6. A poupança é fundamental para manter e ampliar a produção de um país. 6.1. Indique os destinos da poupança. 6.2. Explique em que consiste a formação de capital. 7. O investimento em bens de produção forma o capital necessário à manutenção e aumento da capacidade produtiva. 7.1. Indique dois exemplos de investimento em bens de produção. 7.2. Explique as funções do investimento referidas no texto acima. 7.3. Refira os tipos de investimento que conhece, dando exemplos.
BOM TRABALHO!