ES/3 JOÃO DE BARROS CORROIOS
TESTE DIAGÓSTICO Despacho Normativo Nº5/2007 de 10 de Janeiro | Decreto-Lei Decreto Nº209/2002 de 17 de Outubro
CIÊCIAS ATURAIS | Prova escrita 9º ano de escolaridade | 3º Ciclo do Ensino Básico Teste diagnóstico (1) | 2 páginas Duração da prova: (sem limite)
Prof. Renato Costa | Setembro 2009 | Ano Lectivo de 2009/2010 Cada grupo de itens inicia-se se por uma amostra de dados de diversa natureza que pode contemplar disposição textual dos fenómenos/factos científicos, figuras figu e tabelas. Esta exposição da informação é uma referência documental fundamental que o aluno deve considerar considerar para responder aos itens seguintes. seguintes AS RESPOSTAS SÃO OBRIGATORIAMETE DADAS UMA FOLHA A DESIGAR QUE ÃO A PRESETE QUE COSTITUIRÁ O ÚICO SUPORTE SUJEITO À CLASSIFICAÇÃO.
Desde Edward Jenner que o processo de vacinação em massa tem permitido manter sob controlo mais de uma dezena de doenças infecciosas, muitas delas mortais ou com consequências que afectam profundamente a qualidade de vida humana. No tempo de Edward Jenner, ainda não tinha sido estabelecida uma relação de causaefeito entre microrganismos crorganismos patogénicos e o desenvolvimento de certas doenças. Esta relação apenas foi estabelecida em finais da década de 70 do século XIX por Louis Pasteur e Robert Koch. Pasteur descobriu também que culturas “envelhecidas” da bactéria causadora de cólera cól em galinhas (fig. 1), nas quais o meio de cultura não tinha sido regularmente renovado, causavam uma infecção apenas muito moderada de cólera quando inoculadas nas galinhas. Estas culturas cultur menos vigorosas revelavam-se se portanto muito menos patogénicas (o termo actualmente utilizado é “atenuadas”) “ para as galinhas. Para homenagear Edward Jenner, Louis Pasteur deu então o nome de vacina a qualquer preparação de um agente patogénico atenuado que fosse posteriormente usada no sentido de imunizar o ser humano human contra uma doença infecciosa. Por volta de 1885, Pasteur desenvolve a vacina contra a raiva, uma doença viral fatal em geral transmissível ao Homem omem pela mordedura de um mamífero infectado. Apesar de não terem a sofisticação das actuais vacinas, as vacinas anteriores à Segunda Guerra Mundial foram suficientemente eficazes para reduzir drasticamente a morbilidade e a mortalidade causadas por várias doenças. A explosão científica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial deu origem a novas vacinas, algumas alguma das quais ainda administradas actualmente, como é o caso da vacina da poliomielite, da vacina do sarampo ou das da parotidite e da rubéola.
Figura 1: esquema experimental da aplicação de culturas bacterianas de cólera em galinhas. De Silva, Santos, Gramaxo et al. (2008). Planeta Vivo – Viver Melhor na Terra. Teste Diagnóstico (1). Página 1 de 2
1.
As afirmações seguintes dizem respeito a considerações da actividade experimental. 1.
A experiência 1 teve como objectivo avaliar os efeitos de uma cultura bacteriana atenuada sobre as galinhas.
2.
As galinhas dos lotes A e B fazem parte de procedimentos experimentais de controlo, sendo que as galinhas do lote C estão sujeitas à avaliação da sua resposta face à administração dos dois tipos de culturas bacterianas.
3.
As galinhas morrem sempre que se administra uma cultura bacteriana patogénica.
Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. (A) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. (B) 2 é verdadeira; 1 e 3 são falsas. (C) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa. (D) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
2.
Seleccione a alternativa que preenche os espaços nas frases seguintes de modo a obter afirmações correctas. A cultura administrada no lote de galinhas C constitui uma vacina para estes animais, que sobrevivem. No caso de serem posteriormente infectadas pela bactéria da cólera – Vibrio cholerae -, as galinhas estão imunizadas, isto é, respondem mais eficazmente ao agente infeccioso porque o seu sistema imunitário . (A) atenuada (C) já memorizou a resposta através do anterior contacto com as células bacterianas (B) patogénica (C) desenvolveu naturalmente uma forma de neutralizar as células bacterianas, independentemente da inoculação da cultura anterior (C) patogénica (C) já memorizou a resposta através do anterior contacto com as células bacterianas (D) atenuada (C) desenvolveu naturalmente uma forma de neutralizar as células bacterianas, independentemente da inoculação da cultura anterior
3.
Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte de modo a obter uma afirmação correcta. As vacinas são ... (A) C as únicas estratégias de promoção para a saúde. (B) C medidas médicas individuais e comunitárias a serem executas a partir dos 5-6 anos de idade, segundo o Programa Nacional de Vacinação. (C) C medidas médicas preventivas aos níveis individual e comunitário, pois impede que haja disseminação das patogenias dentro das populações. (D) C medidas médicas preventivas sobretudo individuais, não tendo qualquer impacto na saúde pública.
4.
Seleccione a alternativa que preenche os espaços nas frases seguintes de modo a obter afirmações correctas. Desde o ano de 1960 até ao início do novo milénio no nosso país, assistiu-se a uma redução significativa da taxa de mortalidade infantil, podendo concluir-se que houve dos serviços de obstetrícia, neonatologia e pediatria. Assim, esta taxa é um indicador do estado de saúde de uma população e esta atribuição esperança média de vida à nascença. (A) regressão (C) não pode ser igualmente dada à (B) evolução (C) é igualmente dada à (C) regressão (C) é igualmente dada à (D) evolução (C) não pode ser igualmente dada à
5.
Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte de modo a obter uma afirmação correcta. Segundo a definição de 1948 da Organização Mundial de Saúde, a saúde de completo bem-estar físico, sendo assumi-la única e objectivamente como um estado de ausência de doença. (A) é essencialmente um estado (C) inválido (B) é essencialmente um estado (C) válido (C) é mais do que um estado (C) inválido (D) é mais do que um estado (C) válido
FIM Teste Diagnóstico (1). Página 2 de 2