Ciência que se ocupa do estudo dos fenómenos relacionados com a ocorrência de sismos. São movimentos vibratórios bruscos que ocorrem na superfície terrestre, provocados por libertações de energia em zonas instáveis do interior da Terra.
Sismos originados de Sismos não uma ruptura tectónica ou percepcionados pela de actividade vulcânica população, sendo apenas que são percepcionados registados por pela população. sismógrafos.
De origem natural
De origem artificial
Provocados pela Vulcânicos De colapso ou Tectónicos de implosão actividade antrópica Provocados Provocados Provocados pela (explosões pelo colapso ruptura de por em minas e movimentos de cavernas rochas que se pedreiras, ou por encontram bruscos do ensaios movimentos submetidas a magma ou nucleares, fortes tensões durante a sua de massa. trânsito, causadas pelo ascensão. actividade movimento das industrial...). placas
ABALOS SISMO PRINCIPAL RÉPLICAS PREMONITÓRIOS (vibração do solo (sismos de (sismos de devido à menor magnitude menor magnitude propagação de ondas sísmicas que se que precedem o geradas numa seguem ao sismo principal, mais violento) dada zona da abalo sísmico litosfera) principal)
Tempo
Tensão
Superfície em que todos os pontos se encontram no mesmo estado de vibração, ou seja, estão em fase
Local à superfície da Terra situado directamente na vertical do hipocentro, onde o movimento vibratório do solo é máximo.
Ondas elásticas produzidas durante um sismo que se propagam segundo superfícies concêntricas a partir do foco
Zona do interior da litosfera onde ocorre libertação de energia resultante do processo de ruptura do material Linha radial perpendicular à frente de rochoso numa falha activa onda