Telma E Ana E Afonso

  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Telma E Ana E Afonso as PDF for free.

More details

  • Words: 742
  • Pages: 12
O Mar Os Desportos Náuticos

Natação



Primeiras braçadas, posteriormente, aparece sendo um dos desportos mais praticados no mundo, a natação está presente ao longo da nossa vida. No ventre da mãe o bebé dá as m os banhos e mergulhos no mar, no rio, ou mesmo, na piscina. • Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes e dos mais exigentes. A natação era originalmente um meio de sobrevivência do homem, que em tempos primitivos precisava fugir de animais maiores ou procurar alimentos por entre rios e lagos. • Hoje em dia a natação, nas suas várias modalidades, pode ser vista como um método de recreação, um desporto ou podendo ser utilizada para salvar pessoas do afogamento, poderá também ser importante em actividades piscatórias ou em pesquisas científicas marítimas.

Vela

Vela ou Iatismo é o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento. As competições envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, separadas em categorias, conhecidas como classes, podendo ter um ou dezenas de tripulantes. A mastreação e o número de velas também varia conforme a classe, sendo o Windsurf a mais simples e os grandes catamarãs de oceano os mais complexos e velozes. As provas são disputadas em percursos delimitados por bóias, ilhas ou continentes, variando em duração à poucas horas ou dias, no caso das travessias oceânicas. As competições da Vela são formadas por uma série de regatas, como são chamadas as competições de Iatismo. A cada regata o barco soma determinado números de pontos, de acordo com sua posição de chegada. Vence a competição aquele que somar o menor número de pontos ao final da série de regatas. A Vela é um esporte nos olímpico desde 1900.

Canoagem

Evoluída do meio de transporte preferido dos polinésios e dos nativos da zona do Amazonas, a canoagem pratica-se com uma canoa ou caiaque e remos. Este desporto náutico é modalidade olímpica desde 1936. Na Escola de Vela da Lagoa, sugerimos que aproveite os nossos caiaques para um passeio pela Lagoa de Óbidos. Não só fortalecerá a sua musculatura e desenvolverá resistência, mas, sobretudo, vai ter todo o tempo do mundo para apreciar a lagoa em todo o seu esplendor. Sozinho ou acompanhado, descontraia, passe um bom momento e deixe-se invadir pelo verde luxuriante das nossas margens. E porque não aproveitar para surpreender o seu maisque-tudo com um passeio a dois.

Kidsurf



O Kitesurf, Kitesurf Kiteboarding ou mesmo Flysurf é um desporto aquático que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a agua, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajecto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no Mundo. • O Kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade a meio da década de 1990. • O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: Kite, que significa pipa (papagaio em Portugal) e Surf, do verbo inglês to surf, que significa navegar.

Windsurf

O windsurf, windsurf windsurfe ou prancha à vela é uma modalidade olímpica de vela. No mundo, o Havai, Ilhas Canárias e praias do Caribe são considerados óptimos lugares para a prática do windsurf. É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura e consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento. Velejadores na prática do esporte. Criado pelo casal Newman e Naomi Darby na década de 1960, surgiu o protótipo do Windsurf. No entanto, a criativa ideia não foi bem recepcionada, e o casal desistiu da invenção antes de patenteá-la. Alguns anos mais tarde, em 1965, Hoyle Schweitzer (empresário e surfista) e Jim Drake (engenheiro aeroespacial), dois amigos que procuravam unir características do surf com o velejo, patentearam o equipamento em 1968 e o baptizaram de windsurf. Actualmente existem muitos websites e blogs que divulgam a modalidade

Trabalho Realizado por: • Afonso Pires – nº 1, 7ºA • Ana Marques – nº 2, 7ºA • Telma Pereira – nº 16, 7ºA

Related Documents