Funcionamento geral de um sistema informático
Tecnologias de Informação g ç • Tecnologias de Informação (TI): “... é o conjunto de equipamentos e suportes lógicos (hardware e software) que permitem ó f executar tarefas como a aquisição, transmissão, armazenamento, recuperação e exposição de d dados...” [Alter, 1992] l
Fonte: Luis Rodrigues Informática II – 2001‐07
2
Factores de sucesso dos computadores t d y Velocidade de processamento dos dados y Custo / eficiência y Produtividade y Aumento da competitividade A t d titi id d y Precisão y Versatilidade y Globalização da informação
3
input Dispositivos de entrada de dados
Unidade Central de Processamento (CPU) barramento
output Dispositivos de saída de dados
Dispositivos de armazenamento (memória)
4
A Motherboard (Placa Mãe)
A motherboard pode ser comparada ao sistema nervoso do corpo p p p humano. É através desta que é transferida toda a informação entre todos os outros componentes, e é por essa razão que é essencial ter uma motherboard de alta qualidade para obter um bom desempenho geral do computador É neste componente que se encontram as interfaces de computador. É neste componente que se encontram as interfaces de ligação para os outros componentes, como as portas AGP, PCI, USB, etc.
O Processador ou CPU (Unidade Central de Processamento)
Este componente faz exactamente aquilo que o nome indica, ou seja, é a unidade de controle que processa todas as instruções/cálculos do computador A velocidade de um processador é um factor determinante computador. A velocidade de um processador é um factor determinante para a velocidade de um computador, sendo indicada em MHz ou GHz (por exemplo, 3 GHz correspondem a 3,000 MHz). Devido às elevadas p q g p p temperaturas que atinge vem acompanhado por um ventilador (cooler). Fonte: Vobis.pt
A Memória
É uma unidade volátil de armazenamento de dados, que guarda os dados e código das aplicações activas. Vulgarmente designada por RAM (Random g g p ( Access Memory) quando esta memória é y) q esgotada o computador utiliza o disco, que tem tempos de acesso e de transferência muito maiores, logo, quanto mais memória, menos utilizado é o disco e portanto melhor a prestação do computador. Todos os programas têm de ser executados através da RAM antes de poderem ser usados. A capacidade deste componente é expressa em Megabytes (MB).
A Placa Gráfica
É a placa responsável por traduzir os dados, presentes na memória, em sinais reconhecidos pelo monitor. Desta placa depende a qualidade da imagem, os efeitos gráficos, e a fluidez dos gráficos 3D. Se pretende jogar jogos 3D, esta placa é o componente mais importante. Tem como D S t d j j D t l é t i i t t T referência o chip (integrado) do fabricante, e a capacidade da sua memória.
A Placa de Som
É o componente que permite o tratamento (saída e entrada) de som, no seu computador. Através É desta placa são também habitualmente ligados os periféricos para jogos (joysticks, gamepads, volantes, etc.)
Fonte: Vobis.pt
O Disco Rígido
É uma unidade de armazenamento de dados com elevada capacidade. Aqui são armazenadas aplicações e dados permanentes. A capacidade dum disco aparece medida em Gygabytes p ç p p p yg y ((1 GB = 1,024 Megabytes). Podem ser instalados vários discos, ou, pode um só disco conter várias partições. Existem soluções internas e externas.
As Unidades de Leitura/Gravação (opcionais)
São unidades que permitem a leitura ou escrita nos consumíveis que armazenam informação, como é o caso das drives de disquetes, CD, DVD, etc.
O Modem (opcional)
O modem é um componente interno ou externo que converte os dados do computador em sinais que podem transmitidos através de ‐ por exemplo ‐ linhas telefónicas ou de cabo. O modem pode ser utilizado para navegar pela Internet, enviar/receber e‐mails, jogar jogos através da Internet, etc. No que respeita ao tipo de ligação, poderá optar pela lenta ligação analógica através de um q p p g ç ,p p p g ç g modem 56Kbps, ou pelas ligações mais rápidas de RDIS, ADSL ou Cabo.
Fonte: Vobis.pt
A Placa de Rede (opcional)
É o componente que permite colocar o seu É t it l computador em comunicação com outros computadores numa rede local (LAN).
A Placa TV/Vídeo (opcional)
É um componente que permite a captura de sinal vídeo, através do cabo coaxial da antena, e o traduz em dados, invertendo o processo da placa gráfica. Permite a edição de imagem, a sintonização de canais de televisão etc de televisão, etc. Fonte: Vobis.pt