EBI C/ JI DE GAVIÃO Turma piloto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico – 3º ANO
Guião para a aula (3 tempos) 13 e 17/11/2008 Nota: No dia 17 utilizar-se-á apenas o 1º tempo de um bloco de 120’
Tema: Números e operações Tópico: Números naturais Subtópico: Relações numéricas
1ª Tarefa:” Construir a tabuada do 8” Conhecimentos prévios dos alunos •
Compreender, construir e memorizar as tabuadas do 2, 5, 10, 4 e 6;
•
Multiplicar usando a representação horizontal e recorrendo a estratégias de cálculo mental e escrito.
Objectivos específicos • •
Compreender, construir e memorizar a tabuada do 8;
Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para a operação multiplicação usando as suas propriedades.
Capacidades Transversais Resolução de problemas •
Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas.
Raciocínio matemático •
Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos.
Comunicação matemática •
Discutir resultados, processos e ideias matemáticas.
Material necessário:
• Enunciado escrito (anexo 1) Estrutura / Condução da aula: Metodologia de trabalho: trabalho individual e trabalho colectivo (com toda a turma)
Introdução (cerca de 20 minutos): Distribuição do enunciado escrito da tarefa e explicação oral do mesmo a toda a turma. Pretende-se, com esta etapa, garantir que os alunos compreendam a tarefa e motivá-los para a sua realização. Dar-se-ão indicações acerca do modo como devem trabalhar. Desenvolvimentos da tarefa (70 minutos) – Os alunos, individualmente, irão construir os primeiros 12 produtos da tabuada do 8, partindo de relações numéricas que estes consigam estabelecer a partir de outros produtos conhecidos. Vão registando, na folha de trabalho, as relações que conseguirem estabelecer. Neste momento, a professora vai verificando se os alunos percebem a tarefa e apoiando os alunos que apresentem dificuldades no desenvolvimento da mesma. A Mariana e a Cátia terão apoio permanente na realização da tarefa.
Discussão da tarefa (cerca de 90 minutos): Quando quase todos os alunos tenham conseguido construir os primeiros 12 produtos, procede-se à discussão da tarefa. A professora vai escrevendo no quadro cada um dos produtos da tabuada e pede aos alunos que apresentem à turma diferentes modos de encontrar o mesmo produto, recorrendo a diferentes propriedades da multiplicação e justificando as suas opções. Os diferentes modos de encontrar um produto serão registados no quadro e nas folhas de trabalho. Avaliação A avaliação dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros:
•
Correcção das relações numéricas efectuadas;
•
Facilidade na mobilização de produtos já conhecidos;
•
Capacidade para raciocinar e comunicar em contextos numéricos;
•
Envolvimento dos alunos na realização da tarefa;
•
Autonomia
Reflexão sobre o decorrer da aula. Inicialmente, os alunos apenas conseguiam obter os produtos recorrendo a estratégias aditivas, que têm sido suporte de aprendizagem das tabuadas, e utilizando a propriedade comutativa da multiplicação. Ex: 6X8=48 porque é 8+8+8+8+8+8 ou 8x6 Foi necessário apresentar aos alunos outras estratégias que lhes possibilitassem obter os mesmos produtos e incentivá-los a aplicarem-nas. Quando a compreensão do que se pretendia foi aumentando, os alunos conseguiram estabelecer diferentes relações, como se apresenta no final esta reflexão.
Apesar do grau de dificuldade, esta é uma tarefa que possibilita aos alunos uma excelente compreensão das relações entre os diferentes produtos e das propriedades da multiplicação. As dificuldades surgidas devem-se ao facto de as tabuadas serem sempre apresentadas recorrendo a estratégias aditivas, condicionando, desde logo, o raciocínio dos alunos, neste domínio. Foi necessário mais tempo para a discussão das diferentes estratégias adoptadas e apenas conseguimos trabalhar os primeiros 10 produtos. Era importante que os alunos que estavam com dificuldades percebessem as justificações dos colegas e tentassem diversificar as suas estratégias.