Tarefa Construir Tabuada Do 8

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tarefa Construir Tabuada Do 8 as PDF for free.

More details

  • Words: 595
  • Pages: 6
EBI C/ JI DE GAVIÃO Turma piloto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico – 3º ANO

Guião para a aula (3 tempos) 13 e 17/11/2008 Nota: No dia 17 utilizar-se-á apenas o 1º tempo de um bloco de 120’

Tema: Números e operações Tópico: Números naturais Subtópico: Relações numéricas

1ª Tarefa:” Construir a tabuada do 8” Conhecimentos prévios dos alunos •

Compreender, construir e memorizar as tabuadas do 2, 5, 10, 4 e 6;



Multiplicar usando a representação horizontal e recorrendo a estratégias de cálculo mental e escrito.

Objectivos específicos • •

Compreender, construir e memorizar a tabuada do 8;

Utilizar estratégias de cálculo mental e escrito para a operação multiplicação usando as suas propriedades.

Capacidades Transversais Resolução de problemas •

Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas.

Raciocínio matemático •

Explicar ideias e processos e justificar resultados matemáticos.

Comunicação matemática •

Discutir resultados, processos e ideias matemáticas.

Material necessário:

• Enunciado escrito (anexo 1) Estrutura / Condução da aula: Metodologia de trabalho: trabalho individual e trabalho colectivo (com toda a turma)

Introdução (cerca de 20 minutos): Distribuição do enunciado escrito da tarefa e explicação oral do mesmo a toda a turma. Pretende-se, com esta etapa, garantir que os alunos compreendam a tarefa e motivá-los para a sua realização. Dar-se-ão indicações acerca do modo como devem trabalhar. Desenvolvimentos da tarefa (70 minutos) – Os alunos, individualmente, irão construir os primeiros 12 produtos da tabuada do 8, partindo de relações numéricas que estes consigam estabelecer a partir de outros produtos conhecidos. Vão registando, na folha de trabalho, as relações que conseguirem estabelecer. Neste momento, a professora vai verificando se os alunos percebem a tarefa e apoiando os alunos que apresentem dificuldades no desenvolvimento da mesma. A Mariana e a Cátia terão apoio permanente na realização da tarefa.

Discussão da tarefa (cerca de 90 minutos): Quando quase todos os alunos tenham conseguido construir os primeiros 12 produtos, procede-se à discussão da tarefa. A professora vai escrevendo no quadro cada um dos produtos da tabuada e pede aos alunos que apresentem à turma diferentes modos de encontrar o mesmo produto, recorrendo a diferentes propriedades da multiplicação e justificando as suas opções. Os diferentes modos de encontrar um produto serão registados no quadro e nas folhas de trabalho. Avaliação A avaliação dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros:



Correcção das relações numéricas efectuadas;



Facilidade na mobilização de produtos já conhecidos;



Capacidade para raciocinar e comunicar em contextos numéricos;



Envolvimento dos alunos na realização da tarefa;



Autonomia

Reflexão sobre o decorrer da aula. Inicialmente, os alunos apenas conseguiam obter os produtos recorrendo a estratégias aditivas, que têm sido suporte de aprendizagem das tabuadas, e utilizando a propriedade comutativa da multiplicação. Ex: 6X8=48 porque é 8+8+8+8+8+8 ou 8x6 Foi necessário apresentar aos alunos outras estratégias que lhes possibilitassem obter os mesmos produtos e incentivá-los a aplicarem-nas. Quando a compreensão do que se pretendia foi aumentando, os alunos conseguiram estabelecer diferentes relações, como se apresenta no final esta reflexão.

Apesar do grau de dificuldade, esta é uma tarefa que possibilita aos alunos uma excelente compreensão das relações entre os diferentes produtos e das propriedades da multiplicação. As dificuldades surgidas devem-se ao facto de as tabuadas serem sempre apresentadas recorrendo a estratégias aditivas, condicionando, desde logo, o raciocínio dos alunos, neste domínio. Foi necessário mais tempo para a discussão das diferentes estratégias adoptadas e apenas conseguimos trabalhar os primeiros 10 produtos. Era importante que os alunos que estavam com dificuldades percebessem as justificações dos colegas e tentassem diversificar as suas estratégias.

Related Documents

Tabuada Do 2.docx
July 2020 1
Tarefa 2eduardo
June 2020 5
Tarefa 2
July 2020 7
Tarefa 08
April 2020 11
Tarefa 5
July 2020 13