Tabela D2

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tabela D2 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,561
  • Pages: 7
PRÁTICAS E MODELOS DE AUTO-AVALIAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES

"O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) D. Gestão da BE

Formando: Paulo Capelo

D.2. Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços Indicadores

Factores críticos de sucesso

D.2.1. Liderança do Professor Bibliotecário na Escola/ Agrupamento.

 O P.B exerce uma liderança forte e

Instrumentos de recolha de evidências

Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação

-Actas das reuniões com o Conselho Pedagógico e com outras estruturas de pedagógicas: Directores de Turma, Departamentos/ACND.

- O P.B reuniu-se frequentemente como a

eficaz, promovendo: - O trabalho sistemático e a comunicação com os órgãos de direcção, administração e gestão, departamentos curriculares e demais estruturas de coordenação educativa

- P.B participou nas sessões do Conselho Pedagógico desenvolvendo um trabalho de natureza pedagógica e no âmbito do ensinoaprendizagem.

- Uma participação efectiva no C.P e demais estruturas de coordenação educativa garantindo a integração e adequação dos objectivos e actividades da BE aos objectivos educativos e curriculares da escola. - Uma gestão que rentabilize recursos e possibilidades de trabalho na escola.

- Questionário aos docentes (QP3)

- Uma boa gestão dos recursos humanos, criando boas relações interpessoais com a equipa. - A mobilização das comunidades educativa e escolar para o valor e para o trabalho da/com a BE.

Direcção no sentido de articular esforços no sentido de melhorar os serviços prestados pela BE à comunidade educativa.

- Plano de Actividades da B.E

- O P.B reuniu com os membros da equipa e professores colaboradores no sentido de distribuir funções e para resolver eventuais dificuldades surgidas. - O P.B reuniu formal e informalmente com os auxiliares de acção educativa que com ela trabalham, de modo a gerir a manutenção do espaço, do equipamento, coordenar as questões de serviço, etc; - A Equipa disponibiliza informações e divulga actividades da BE à comunidade educativa.

- O apoio e o trabalho com Escolas do

- Estatística da utilização da BE pelos docentes em actividades de articulação com a Biblioteca.

agrupamento, no acesso aos recursos de informação e a actividades que facultem o apoio ao currículo e a formação para as diferentes literacias.

- Relatórios de actividades d o PNL e da Equipa PTE

- O trabalho articulado com os docentes.

- O apoio a projectos e a articulação com outros actores com intervenção pedagógica na escola (PTE, PNEP, PNL, outros). - A planificação estratégica e operacional relacionada com os resultados da avaliação, com os objectivos prioritários e o planeamento da escola. - A operacionalização de programas de formação para as literacias e actividades culturais que contribuam para as aprendizagens dos alunos e para o sucesso escolar. - A implementação da auto-avaliação dos serviços, introduzindo um processo de melhoria contínua com impacto no processo de planeamento e em acções de promoção e marketing

A BE envolveu-se em projecto com docentes e turmas em diversos trabalhos de pesquisa. - A BE trabalhou com várias turmas, na formação de utilizadores: apresentação da BE, disposição da documentação, serviços disponíveis e orientação na pesquisa. - A BE trabalhou em articulação com o PNL no âmbito da promoção da leitura no Agrupamento.

- Registo das reuniões realizadas com a Direcção

-Planificações e materiais elaborados pela BE ou em articulação com os Departamentos - Relatórios periódicos de actividades

- O P.B reuniu com a equipa PTE, no sentido de proporcionar aos alunos à comunidade escolar, melhores e variados recursos educativos, com destaque para os de carácter digital - A BE elaborou um plano de ocupação dos tempos livres com actividades culturais diversificadas, com o intuito de desenvolver no aluno aprendizagens relevantes. - A equipa da BE reflecte sobre o resultado das suas actividades, reformulas e/ou modifica processos e comportamentos.

Indicadores

D.2.2 Adequação dos recursos humanos às necessidades de funcionamento da BE na Escola/ Agrupamento

Factores críticos de sucesso - O P.B possui formação e competências adequadas ao seu conteúdo funcional, nos termos da legislação vigente.

Instrumentos de recolha de evidências

Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação

- Currículos profissionais e formativos dos membros da equipa

O P.B frequenta um curso especializado na área das Bibliotecas Escolares

- A equipa é pluridisciplinar, adequada em número e possui formação e competências adequadas seu conteúdo funcional.

- Plano de Equipa da BE

- O P.B e a equipa, que deve integrar pessoal não docente, asseguram uma gestão integrada e serviços eficazes à escola/agrupamento.

- Horário do pessoal não docente

Formação

da

- O P.B e a equipa têm uma atitude proactiva que: induz comportamentos de acesso e uso dos recursos; garante uma mediação eficaz entre as necessidades dos utilizadores e as fontes de informação; promove as possibilidades de trabalho facultadas pela BE.

- Questionário aos docentes (Q:P3)

-O P.B e a equipa formam os alunos para o uso da BE, para as diferentes literacias e acompanham-nos em trabalho orientado na BE

Questionário aos alunos (QQ4)

- O P.B e a equipa trabalham articuladamente com outras BE(s)

- O P.B reflecte sobre a importância da formação na área das BE(s) e elabora um plano de formação. Incentiva a equipa a desenvolver uma atitude de auto-formação e de formação contínua. - A BE passou a integrar duas funcionárias a tempo inteiro. - A BE esteve aberta ao diálogo com alunos e professores, de modo a responder às necessidades de ambos os grupos. -A BE disponibiliza uma caixa de reclamações/sugestões aos alunos e ausculta, regularmente, os docentes sobre as actividades desenvolvidas

- Registo de comunicações e actividades realizadas com outras BE(s) e com exterior

- A B.E produziu material de apoio desenvolvimento da leitura e da literacia

-

ao

A BE realizou trabalhos de colaboração/parceria com outras BE(s)ou com outras instituições locais ou regionais

Indicadores

D.2.3. Adequação da BE em termos de espaço e de equipamento às necessidades da escola

Factores críticos de sucesso

Instrumentos de recolha de evidências

Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação

- A BE reflecte e integra os normativos definidos pelo ME/RBE.

- Documentos integradores da BE na Escola/Agrupamento

- A BE disponibiliza condições de espaço capazes de responder, no seu funcionamento, às solicitações da comunidade escolar e a uma utilização diversificada.

-Documentos caracterizadores da BE (plantas, equipamentos, relatórios etc)

- O P.B e a equipa contribuíram para a “visibilidade” da BE nos documentos de gestão interna da Escola/Agrupamento e divulgaram os que se relacionam directamente com o funcionamento da Biblioteca: Regimento, Regulamento, Plano de Acção, etc.

- A organização do espaço e dos recursos permite uma utilização integrada e flexível e o trabalho individual e em grupo.

- O mobiliário é adequado em termos de ergonomia, quantidade, cor, altura à faixa etária e necessidades dos alunos, proporcionando boas condições de acomodação e o acesso livre dos utilizadores à documentação.

-Questionário de observação aos professores (QP3)

- Questionários aos alunos (QA4)

- Imagens/fotografias do espaço

- A equipa reflecte sobre o aproveitamento de espaço pedagógico da BE e reformula a planta da mesma, após eventuais alterações efectuadas na disposição do mobiliário e equipamento.

- A equipa aplicou questionários a alunos e professores. Trabalhou os dados e retirou daí ilações, de modo a redireccionar a sua acção com vista à melhoria do seu desempenho. - A equipa zelou pela manutenção do mobiliário e equipamentos, elaborando, sempre que necessário, novas propostas de aquisição e/melhoria do mobiliário.

Indicadores

Factores críticos de sucesso

D.2.4. Resposta dos computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho e aos desafios da BE

− Os equipamentos são suficientes para as necessidades locais e para responder aos serviços de biblioteca que a BE realiza no agrupamento - Os equipamentos respondem em actualidade, adequação e funcionalidade aos desafios que o paradigma actual coloca e ao trabalho e uso da documentação em diferentes suportes. - Os equipamentos de leitura áudio/Mp3 e vídeo/ DVD são adequados em número e condições de funcionamento às necessidades dos utilizadores.

Instrumentos de recolha de evidências

- Inventário existente

de

material

- Questionário aos professores (QP3)

- Questionário aos alunos (QA4)

- O número de computadores responde à procura/ solicitações do Agrupamento. - O hardware está actualizado e o software responde às exigências das solicitações. - O P.B rentabiliza possibilidades de afectação de recursos e de trabalho no contexto do desenvolvimento do PTE. - A BE recorre a várias ferramentas para incentivar o diálogo e desenvolver processos formativos ou criativos com os utilizadores e Agrupamento

-Registos de necessidades: Internet e equipamento multimédia

- Documentação resultante da articulação da BE com o coordenador das TIC/equipa PTE

Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação - A equipa realiza, com regularidade, um inventário dos equipamentos e das necessidades de actualização - A equipa elabora relatórios sumários das condições técnicas dos equipamentos/anomalias dando delas conhecimento à Equipa PTE . - O P.B reuniu com alguns elementos da Direcção para planificar e resolver questões relacionadas com equipamentos e rede informática. - O P.B sensibilizou os órgãos de gestão para a inexistência de Internet na BE e informou do impacto negativo que tal situação tem sobre o trabalho realizado pelos alunos e docentes na BE. -A BE utilizou o blog da BE para divulgar informação sobre a biblioteca, as bibliotecas em geral e para (in)formar na área das literacias da informação. - O Equipa da BE produziu alguns materiais digitais, particularmente no domínio da promoção da leitura, em articulação com o Departamento de Línguas e PNL

Related Documents

Tabela D2
July 2020 1
Tabela D2
July 2020 0
Tabela D2
July 2020 1
Tabela D2
July 2020 0
Tabela-d2-5-sessao
July 2020 9
D2
July 2020 28