PRÁTICAS E MODELOS DE AUTO-AVALIAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES
"O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte II) D. Gestão da BE
Formando: Paulo Capelo
D.2. Condições humanas e materiais para a prestação dos serviços Indicadores
Factores críticos de sucesso
D.2.1. Liderança do Professor Bibliotecário na Escola/ Agrupamento.
O P.B exerce uma liderança forte e
Instrumentos de recolha de evidências
Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação
-Actas das reuniões com o Conselho Pedagógico e com outras estruturas de pedagógicas: Directores de Turma, Departamentos/ACND.
- O P.B reuniu-se frequentemente como a
eficaz, promovendo: - O trabalho sistemático e a comunicação com os órgãos de direcção, administração e gestão, departamentos curriculares e demais estruturas de coordenação educativa
- P.B participou nas sessões do Conselho Pedagógico desenvolvendo um trabalho de natureza pedagógica e no âmbito do ensinoaprendizagem.
- Uma participação efectiva no C.P e demais estruturas de coordenação educativa garantindo a integração e adequação dos objectivos e actividades da BE aos objectivos educativos e curriculares da escola. - Uma gestão que rentabilize recursos e possibilidades de trabalho na escola.
- Questionário aos docentes (QP3)
- Uma boa gestão dos recursos humanos, criando boas relações interpessoais com a equipa. - A mobilização das comunidades educativa e escolar para o valor e para o trabalho da/com a BE.
Direcção no sentido de articular esforços no sentido de melhorar os serviços prestados pela BE à comunidade educativa.
- Plano de Actividades da B.E
- O P.B reuniu com os membros da equipa e professores colaboradores no sentido de distribuir funções e para resolver eventuais dificuldades surgidas. - O P.B reuniu formal e informalmente com os auxiliares de acção educativa que com ela trabalham, de modo a gerir a manutenção do espaço, do equipamento, coordenar as questões de serviço, etc; - A Equipa disponibiliza informações e divulga actividades da BE à comunidade educativa.
- O apoio e o trabalho com Escolas do
- Estatística da utilização da BE pelos docentes em actividades de articulação com a Biblioteca.
agrupamento, no acesso aos recursos de informação e a actividades que facultem o apoio ao currículo e a formação para as diferentes literacias.
- Relatórios de actividades d o PNL e da Equipa PTE
- O trabalho articulado com os docentes.
- O apoio a projectos e a articulação com outros actores com intervenção pedagógica na escola (PTE, PNEP, PNL, outros). - A planificação estratégica e operacional relacionada com os resultados da avaliação, com os objectivos prioritários e o planeamento da escola. - A operacionalização de programas de formação para as literacias e actividades culturais que contribuam para as aprendizagens dos alunos e para o sucesso escolar. - A implementação da auto-avaliação dos serviços, introduzindo um processo de melhoria contínua com impacto no processo de planeamento e em acções de promoção e marketing
A BE envolveu-se em projecto com docentes e turmas em diversos trabalhos de pesquisa. - A BE trabalhou com várias turmas, na formação de utilizadores: apresentação da BE, disposição da documentação, serviços disponíveis e orientação na pesquisa. - A BE trabalhou em articulação com o PNL no âmbito da promoção da leitura no Agrupamento.
- Registo das reuniões realizadas com a Direcção
-Planificações e materiais elaborados pela BE ou em articulação com os Departamentos - Relatórios periódicos de actividades
- O P.B reuniu com a equipa PTE, no sentido de proporcionar aos alunos à comunidade escolar, melhores e variados recursos educativos, com destaque para os de carácter digital - A BE elaborou um plano de ocupação dos tempos livres com actividades culturais diversificadas, com o intuito de desenvolver no aluno aprendizagens relevantes. - A equipa da BE reflecte sobre o resultado das suas actividades, reformulas e/ou modifica processos e comportamentos.
Indicadores
D.2.2 Adequação dos recursos humanos às necessidades de funcionamento da BE na Escola/ Agrupamento
Factores críticos de sucesso - O P.B possui formação e competências adequadas ao seu conteúdo funcional, nos termos da legislação vigente.
Instrumentos de recolha de evidências
Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação
- Currículos profissionais e formativos dos membros da equipa
O P.B frequenta um curso especializado na área das Bibliotecas Escolares
- A equipa é pluridisciplinar, adequada em número e possui formação e competências adequadas seu conteúdo funcional.
- Plano de Equipa da BE
- O P.B e a equipa, que deve integrar pessoal não docente, asseguram uma gestão integrada e serviços eficazes à escola/agrupamento.
- Horário do pessoal não docente
Formação
da
- O P.B e a equipa têm uma atitude proactiva que: induz comportamentos de acesso e uso dos recursos; garante uma mediação eficaz entre as necessidades dos utilizadores e as fontes de informação; promove as possibilidades de trabalho facultadas pela BE.
- Questionário aos docentes (Q:P3)
-O P.B e a equipa formam os alunos para o uso da BE, para as diferentes literacias e acompanham-nos em trabalho orientado na BE
Questionário aos alunos (QQ4)
- O P.B e a equipa trabalham articuladamente com outras BE(s)
- O P.B reflecte sobre a importância da formação na área das BE(s) e elabora um plano de formação. Incentiva a equipa a desenvolver uma atitude de auto-formação e de formação contínua. - A BE passou a integrar duas funcionárias a tempo inteiro. - A BE esteve aberta ao diálogo com alunos e professores, de modo a responder às necessidades de ambos os grupos. -A BE disponibiliza uma caixa de reclamações/sugestões aos alunos e ausculta, regularmente, os docentes sobre as actividades desenvolvidas
- Registo de comunicações e actividades realizadas com outras BE(s) e com exterior
- A B.E produziu material de apoio desenvolvimento da leitura e da literacia
-
ao
A BE realizou trabalhos de colaboração/parceria com outras BE(s)ou com outras instituições locais ou regionais
Indicadores
D.2.3. Adequação da BE em termos de espaço e de equipamento às necessidades da escola
Factores críticos de sucesso
Instrumentos de recolha de evidências
Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação
- A BE reflecte e integra os normativos definidos pelo ME/RBE.
- Documentos integradores da BE na Escola/Agrupamento
- A BE disponibiliza condições de espaço capazes de responder, no seu funcionamento, às solicitações da comunidade escolar e a uma utilização diversificada.
-Documentos caracterizadores da BE (plantas, equipamentos, relatórios etc)
- O P.B e a equipa contribuíram para a “visibilidade” da BE nos documentos de gestão interna da Escola/Agrupamento e divulgaram os que se relacionam directamente com o funcionamento da Biblioteca: Regimento, Regulamento, Plano de Acção, etc.
- A organização do espaço e dos recursos permite uma utilização integrada e flexível e o trabalho individual e em grupo.
- O mobiliário é adequado em termos de ergonomia, quantidade, cor, altura à faixa etária e necessidades dos alunos, proporcionando boas condições de acomodação e o acesso livre dos utilizadores à documentação.
-Questionário de observação aos professores (QP3)
- Questionários aos alunos (QA4)
- Imagens/fotografias do espaço
- A equipa reflecte sobre o aproveitamento de espaço pedagógico da BE e reformula a planta da mesma, após eventuais alterações efectuadas na disposição do mobiliário e equipamento.
- A equipa aplicou questionários a alunos e professores. Trabalhou os dados e retirou daí ilações, de modo a redireccionar a sua acção com vista à melhoria do seu desempenho. - A equipa zelou pela manutenção do mobiliário e equipamentos, elaborando, sempre que necessário, novas propostas de aquisição e/melhoria do mobiliário.
Indicadores
Factores críticos de sucesso
D.2.4. Resposta dos computadores e equipamentos tecnológicos ao trabalho e aos desafios da BE
− Os equipamentos são suficientes para as necessidades locais e para responder aos serviços de biblioteca que a BE realiza no agrupamento - Os equipamentos respondem em actualidade, adequação e funcionalidade aos desafios que o paradigma actual coloca e ao trabalho e uso da documentação em diferentes suportes. - Os equipamentos de leitura áudio/Mp3 e vídeo/ DVD são adequados em número e condições de funcionamento às necessidades dos utilizadores.
Instrumentos de recolha de evidências
- Inventário existente
de
material
- Questionário aos professores (QP3)
- Questionário aos alunos (QA4)
- O número de computadores responde à procura/ solicitações do Agrupamento. - O hardware está actualizado e o software responde às exigências das solicitações. - O P.B rentabiliza possibilidades de afectação de recursos e de trabalho no contexto do desenvolvimento do PTE. - A BE recorre a várias ferramentas para incentivar o diálogo e desenvolver processos formativos ou criativos com os utilizadores e Agrupamento
-Registos de necessidades: Internet e equipamento multimédia
- Documentação resultante da articulação da BE com o coordenador das TIC/equipa PTE
Instrumentos extraídos das evidências a integrarem no Relatório de Auto-avaliação - A equipa realiza, com regularidade, um inventário dos equipamentos e das necessidades de actualização - A equipa elabora relatórios sumários das condições técnicas dos equipamentos/anomalias dando delas conhecimento à Equipa PTE . - O P.B reuniu com alguns elementos da Direcção para planificar e resolver questões relacionadas com equipamentos e rede informática. - O P.B sensibilizou os órgãos de gestão para a inexistência de Internet na BE e informou do impacto negativo que tal situação tem sobre o trabalho realizado pelos alunos e docentes na BE. -A BE utilizou o blog da BE para divulgar informação sobre a biblioteca, as bibliotecas em geral e para (in)formar na área das literacias da informação. - O Equipa da BE produziu alguns materiais digitais, particularmente no domínio da promoção da leitura, em articulação com o Departamento de Línguas e PNL