Speedy Nightmare

  • Uploaded by: Kaue
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Speedy Nightmare as PDF for free.

More details

  • Words: 1,844
  • Pages: 7
Sim, eu me libertei. Cancelei todos os serviços da telefônica em casa. Uma empresa que é tão boa no atendimento aos clientes que até o momento, está proibida pela ANATEL de vender novas assinaturas enquanto não melhorar o atendimento para os atuais clientes. Eu exijo que eu tenha aquilo que eu paguei e não tolero enganação muito menos ignorância de um “técnico” com tanta gente competente sem emprego. Eu sempre fui exigido no máximo naquilo que faço, e por isso espero isso de um profissional, ainda mais quando sou eu que estou pagando seu salário. Por ter um nível certo nível técnico em informática, muitas das baboseiras que são ditas não funcionam comigo. Portanto, colocar uma pessoa com um script de atendimento na minha frente nunca resolveu, pois quando ligo, não é para perguntar como mando um email, e sim porque tenho um problema técnico mesmo. Ao que parece, depois de MUITAS experiências que tive ao ligar para o “suporte técnico” do “Speedy”, eu descobri como é o treinamento das pessoas que nos atende. Um rapaz engravato e muito bem pago, entra em uma sala com um projetor e diz: Bom dia. Quando alguém ligar, siga esses passos. - Desligue o modem e o computador e torne a religar depois de cinco minutos. - Apague os arquivos temporários. - Ahhh, é culpa do roteador. - Não damos suporte a esse tipo de atendimento. - Não interessa o que for, nosso prazo é de 72 horas. Depois do árduo treinamento, os novos atendentes já podem se dirigir a seus cubículos onde os mesmos passos estarão em suas telas e estão prontos para nos atender. Sério. O mínimo do mínimo que um técnico precisa saber para ser um atendente é saber como a internet funciona, como que os pacotes são direcionados, o que é IP Dns Dhcp Roteador Upload (SIM, um não sabia o que era) e que não existe apenas o Windows como sistema operacional.. e de preferência, não discutir ou chutar sem saber. Fique tranqüilo se você que está lendo não souber. É totalmente aceitável se você não é pago para isso. Mas enfim, a gota d´água foi semana passada, quando percebi que meu upload estava MUITO abaixo do que o contratado. Só para facilitar quem não está acostumado com os termos, vou tentar ser breve em uma explicação sobre o assunto. Eu fiz isso mais de uma vez para “técnicos” do “Speedy”, então não vejo problemas em repetir para vocês.

Quando contratamos um serviço de internet, sempre vemos uma velocidade que predomina na propaganda. Essa velocidade é a de download, ou seja, a velocidade que você pega as coisas da internet. O que é pouco divulgado, é que existe outra velocidade que temos nesse plano que contratamos, que é a de upload. Essa é a velocidade de tudo aquilo que sai do nosso computador e vai para a internet. Quando enviamos um email estamos usando o upload. Quando falamos no Skype usamos upload. E porque não revelar que usamos upload em tudo, pois tudo aquilo que você recebe, você necessita confirmar o recebimento. Logo, minha internet era de 4Mb/s de download e 600Kb/s de upload. Essas letras na frente dos números são as unidades, coisa que nenhum, eu disse NENHUM técnico do Speedy sabia exatamente seus significado. Desculpa se existe algum que saiba, mas nunca tive a sorte de pegar um que sabia. Enfim, uma explicação sobre como funciona essas unidades e como que se calcula a velocidade que você vê no momento que está fazendo um download. A velocidade na internet é medida em bits, e não em bytes como todos costumam confundir. Bytes são usados para medir o tamanho dos arquivos em nossos discos. 1byte = 8 bits Logo, usando meu exemplo, a minha internet no download é de 4 Megabits por segundo, e não 4 Megabytes por segundo. Qual a diferença do M, K ou como vemos nos HDs padrões hoje em dia G. Isso tudo são unidades como mostrado a seguir:

Perceberam como a taxa de download é muito menor do que a de upload? Lógico que não esquecendo que na internet, usamos bits e não bytes. 4000000 bits por segundo de download (ou ) contra... 600000 bits por segundo de upload. Pois essa triste realidade acontece em muitos lugares do planeta, em especialmente no Brasil, onde não sobem o upload devido a custos.

Para calcular a velocidade, pode parecer muito difícil, mas na verdade é bem simples. Basta pegar a sua velocidade contratada e dividir por 8, afinal 1 byte = 8 bits. Logo uma internet de 4Mbits/s / 8 = 500kbytes/s. Essa é a taxa que temos quando fazemos um download na internet.

Mas espera ai? Muitos se perguntar porque sua internet de 4Mb não chega a 500 de download. Isso ocorre por dois motivos: 1- Você é usuário “Speedy” 2- Existe um erro na conversão de bits para bytes Tirando o fato do item 1, que eu não desconsidero mesmo, 1Kb é na verdade 1024bytes. Por motivos de facilitar os cálculos, se adotou que não seria 1024, e sim 1000. Mas as empresas não levam isso em conta quando se tem um beneficio próprio, como é o caso das empresas de internet ou que fabricam HDs e Ipods. Logo, os 500kbps devem ser divididos por 1024, onde chegamos nos 488kbps. Essa seria sua velocidade teórica se tiver uma internet de 4Mb. Tire em media 15% de tolerância que normalmente se tem em contratos, e você chega em 415Kbps. Voltando ao meu caso, fazendo o mesmo calculo para o meu upload, eu teria que enviar a mais ou menos 62kbps, e até semana passada meu envio estava variando entre 2kbps até 5kbps. Depois de muito discutir com três atendentes, tentando explicar tudo isso que informei acima, finalmente agendaram um técnico. A esse rapaz atribuiremos o nome de "João". Bem simpático... não era um exemplo de conhecimento técnico, mas já recebi outros muitos piores. Enfim, depois de muitos “testes”, ele ligou para uma técnica chamada Natália, que foi preciso explicar o que era upload, e que depois de um tempo discutindo sobre o porquê

eu estava reclamando de uma taxa que não era usada (sim eu escutei isso), resolveu entrar em contato com o departamento comercial. Queria pedir autorização para mudar meu perfil de 4Mb para 8Mb, e assim ver se o upload ficava certo. Eu e o "João" esperamos cerca de 40 minutos, então ela veio com a notícia: Fui informada que não damos suporte a upload, e por isso, não podemos garantir qualidade nessa taxa. AHH? Sim, você leu isso. Em outras palavras, se você assina Speedy, você esta pagando por algo que eles não garantem. Se funcionar ótimo, se não... se lascou. Ai está o relatório que me foi entregue, com alguns campos escondidos para não revelar informações pessoais minhas e do “João”. Leia a observação em baixo: *upstream é o upload

Observações: Speedy OK no equipamento do cliente. Reclamação do cliente se refere ao upstream. Foi dado reset para correção. Sra Natália mesma informa que não garante velocidade de upstream, conforme área comercial.

Preciso dizer mais alguma coisa? Ok, pode me chamar de Otário! Eu estava pagando por um serviço que podia ou não acontecer. Quer saber do que mais.. eu perguntei para o "João" se o atendimento mudou, pois antes existia vários níveis de técnico. Agora só tinha toupeiras que realmente não sabiam nada. Ai veio a resposta. Sim. Mudou. Eu sei exatamente o que você está dizendo. E outra, eu sou instruído para te dizer que sua internet vai voltar ao normal em 72 horas. Mas não consigo fazer isso. Ela não vai voltar. Vai ficar assim do jeito que estou deixando, com um upload porco. Eu se fosse você cancelaria. Poxa, gostei da sinceridade. Mas eu já iria cancelar de qualquer forma mesmo. Brigue por aquilo que está pagando. Faça testes de velocidade e reclame mesmo. A internet no Brasil é uma fortuna e ainda temos que lidar com esse tipo de situação. Abaixo só alguns caso bem resumidos para você rir de umas poucas situações que eu já passei só esse ano. Rafael:Estou com um problema na minha internet. É o seguinte, eu estou tentando acessar um servidor nos EUA (servidor do WOW), e não estou conseguindo obter sucesso. Rastreei o sinal pelo “tracert”, e notei que estou parando em um roteador no Rio de Janeiro. Existe algo que vocês podem fazer para que eu consiga usar outra rota que não use esse roteador? Speedy:O senhor já tentou apagar os seus arquivos temporários? Rafael: Estou com um problema no meu upload. A minha taxa de download está funcionando como contratei, mas meu upload está vindo a 2kbps, sendo que o que pago é de em média 60kbps. Speedy: A taxa de upload não é usada pelo senhor. A única taxa que o senhor precisa se preocupar é o seu download, que pelo o que foi informado, está normal. Alem disso, a taxa de upload é diretamente relacionada a taxa de download. Rafael: Como assim não é usada? É tão importante quando a de download. Em muitos casos (alias no meu caso), é usada da mesma forma que o download. Speedy: Um momento por favor....... senhor, eu acabei de verificar com meu supervisor, e não damos garantia da qualidade do sinal de upload. Apenas nos responsabilizamos pela taxa de download. Rafael: Minha internet cai todos os dias exatamente as 00:02 horas e volta em media as 10:22. Alias se você aguardar 4 minutos, ela vai cair. Speedy: Que estranho. Isso não era para acontecer. Desde quando isso está acontecendo? Rafael: Começou a cerca de 4 dias atrás. Eu liguei todos os dias reclamando, e a cada dia existe um motivo de acordo com vocês. Speedy: O senhor possui algum número de protocolo?

Rafael: Quais deles você quer? Opaaaaa, caiu. Deu para ver ai? Speedy Faca um teste para mim. Digite ipconfig/all e me diga qual o numero do ip que aparece . Rafael: Olha, é um ip não válido na internet: 162.159.62.10. Quando eu conecto, ai sim o seu DHCP server me atribui um ip válido na internet. Speedy Que estranho. Esse ip não está funcionando na internet, então parece que você não esta conectado mesmo. Rafael: Jura? Rafael: Eu estou fazendo um teste de velocidade no speedytest.net, e a taxa está dando muito abaixo do que eu contratei. Speedy Qual o Browser que o senhor usa? Rafael: Firefox. Speedy Ahh, então é por isso que a sua taxa está tão baixa.

Rafael: ok, até agora meu upload ainda está ruim, fazendo a 2 kbps. Speedy: Qual DNS você está usando? (sim esse sabia o que era DNS ou fingiu bem) Rafael: O da telefonica mesmo. Speedy: Então eu vou passar um outro DNS, que é só a diretoria do Speedy que usa para melhorar sua velocidade. 208.67.222.222 obs - Esse é o DNS do OpenDNS ¬_¬ que por sinal é realmente muito melhor que o da padrão, quem ainda está ligado a Speedy aconselho que pelo menos use esse dns.

Related Documents

Speedy Nightmare
May 2020 14
Speedy
May 2020 21
Nightmare
December 2019 36
Nightmare~
November 2019 43
Speedy Control
November 2019 20
Password Speedy
June 2020 6

More Documents from ""

December 2019 9
Speedy Nightmare
May 2020 14