Sinais Das Funções Do Segundo Grau

  • Uploaded by: Euclides
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Sinais Das Funções Do Segundo Grau as PDF for free.

More details

  • Words: 452
  • Pages: 3
Fórum PiR2 – questões resolvidas Estudo dos sinais da funções. A função do segundo grau Uma função do segundo grau na forma f(x)=ax²+bx+c tem por gráfico uma curva denominada parábola A figura ao lado mostra o gráfico de uma parábola. Vemos que essa curva possui dois ramos que se abrem numa “boca” chamada concavidade e tem um vértice no lado oposto à concavidade. Além disso, a parábola da figura intercepta o eixo x em dois pontos que são chamados raízes da função e o eixo y em um único ponto. Parábolas são uma família de curvas com a mesma semelhança, mas que podem se apresentar de diversas maneiras:

Podem ter: - dois pontos em comum com o eixo x (duas raízes reais e distintas) - um ponto em comum com o eixo x (duas raízes reais coincidentes) - zero pontos em comum com o eixo x (não possui raízes reais) - concavidade voltada para cima (o coeficiente do termo em x² é positivo) - concavidade voltada para baixo (o coeficiente do termo em x² é negativo) - concavidade mais aberta ou mais fechada (a concavidade será tão mais aberta quanto menor for o coeficiente do termo em x²) - sempre interceptam o eixo y em um único ponto (representado pelo termo independente c) Quando uma parábola corta o eixo dos x em dois pontos, uma parte dela se localiza no lado positivo do eixo y, e outra parte no lado negativo. Esses valores no eixo y representam os sinais da função. Para as parábolas que têm a concavidade para cima, o vértice representa o seu ponto de valor mínimo, ou ponto de mínimo. Para as parábolas que têm a concavidade para baixo, o vértice representa o seu ponto de valor máximo, ou ponto de máximo.

Fórum PiR2 – questões resolvidas Os valores representados no eixo x constituem o Domínio da função e os valores de f(x) representados no eixo y constituem a Imagem da função. Se uma parábola não possuir raízes reais, isto é, não cortar o eixo x, poderá ter uma imagem totalmente positiva ou totalmente negativa, a depender de sua concavidade, para cima ou para baixo.

Essas funções são ditas estritamente positivas ou estritamente negativas. Então se desejamos que uma função f(x)=ax²+bx+c seja estritamente negativa, os coeficientes a e b e o termo independente c, deverão ser tais que a função seja uma parábola sem raízes reais e com a concavidade voltada para baixo. 1- concavidade voltada para baixo significa a<0 2- sem raízes reais significa que a equação f(x)=0 possua um Delta negativo, sendo ∆ = b² − 4ac (como na fórmula de Baskhara) Esses foram os conceitos adotados na solução da questão abaixo:

Fórum PiR2 – questões resolvidas

Related Documents

Funes
November 2019 39
Sinais Do Tempo
October 2019 13
O Grau Do Adjectivo
May 2020 12
Grau Do Adjetivo
May 2020 11
Grau
November 2019 26

More Documents from "Jose"

June 2020 5
June 2020 8
Limites Fundamentais
June 2020 5
June 2020 9
June 2020 4
Corpos Em Queda Livre
June 2020 13