Seguimento e Novidades no CA de ovário
Testes e cronograma no seguimento – após o tratamento inicial. Consultas de 2-4 meses por 2 anos, depois de 3-6 meses por 3 nos e então 1 por ano após 5 anos, com os exames abaixo: Exame pélvico e físico; CA-125 ou outro marcador tumoral se o resultado inicial foi alto; Perfil hematológico e bioquímico sanguíneo é necessário; TC, RM, PET/CT do tórax, abdômen, e pelve ou PET(Parte inferior do crânio até o meio da coxa) é necessária; RX do Tórax é necessário; Cuidados no bem-estar da paciente a longo prazo. *Guidelines EUA/ 2017 Seguimento do AC Camargo - 2014
Exame ginecológico trimestral no primeiro ano, quadrimestral até o terceiro ano, semestral até o quinto ano e anual após. Dosagem de marcadores a cada retorno. Análise individual para exames de imagem.
Tabela 11. Conduta caso o câncer reincida. Guidelines EUA/2017 Resultado dos testes de seguimento Sintomas, exames de imagem ou aumento do CA125 sinalizando que o Câncer voltou
Tratamento realizado antes
Opções de tratamento(Conduta)
Não fez quimioterapia antes.
Tratamento cirúrgico com ou sem quimioterapia
Em quimioterapia atualmente(tumor continua crescendo)
Estudo clínico; e/ou Suporte dos cuidados; e/ou Tto de recorrência
Recidiva clínica e/ ou radiográfica (sintomas e/ou resultado dos exames de imagem mostram sinais de que o câncer voltou após uma completa resposta ao tto anterior)
Terminou a quimioterapia menos de 6 meses atrás
Terminou a quimioterapia a mais de 6 meses atrás
Recidiva bioquímica (o aumento do CA125 é o único sinal de que o câncer voltou)
Quimioterapia anterior
Estudo clínico; e/ou Suporte dos cuidados; e/ou Iniciar o Tto de recorrência Recidiva clínica e/ou radiológica: Talvez mais cirurgia, então Estudo Clínico e/ou Quimioterapia com Platina por 6 ciclos (preferencialmente) Ou Outro tto atual e/ou Suporte e cuidados. Estudo clínico; ou Retardar o tratamento de recorrência até que os sintomas apareçam(recidiva clinica); ou Iniciar o Tto de recorrência imediatamente, podendo incluir a platina na quimioterapia. Ou Suporte e cuidados.
Tratamento de recorrência
Se o CA é sensível a platina: Carboplatina e outros derivados da platina associados ou não. Se o CA não é sensível a platina: Docetaxel ou outros agentes que atuam nos microtúbulos Terapia alvo(com um único agente: Bevacizumab, Olaparib, e Rucaparib(se o CA for resistente a platina)
Sobrevida Tumor de Ovário Epitelial Invasivo
Tumor do Estroma Ovariano
Tumor das Células Germinativas Ovarianas
Fonte: American Cancer Society (https://www.cancer.org/cancer/ovarian-cancer/detectiondiagnosis-staging/survival-rates.html)