ROCHAS METAMóRFICAS
Resultam da alteração de rochas preexistentes, devido à acção de determinados factores, nomeadamente, o calor e pressões elevadas.
Rocha magmática, sedimentar ou metamórfica
Pressão e temperatura
Sofre um conjunto de adaptações mineralógicas e texturais que ocorrem no estado sólido, isto é, sem que ocorra fusão total da rocha que lhe deu origem.
Rocha metamórfica
Metamorfismo
O conjunto de transformações mineralógicas, químicas e texturais que ocorrem no estado sólido, nas rochas, quando estas ficam sujeitas a condições de pressão e temperatura elevadas.
Metamorfismo regional
Gnaisse Ardósia
Foliação Micaxisto
Metamorfismo de contacto
Mármore
Os três grupos de rochas - magmáticas, sedimentares e metamórficas, transformam-se continuamente na natureza num conjunto de processos geológicos denominado o Ciclo das Rochas
•
Após arrefecimento, o magma solidifica originando rochas magmáticas. Estas podem formar-se à superfície devido a processos vulcânicos, ou no interior da crusta.
•
Uma vez expostas à superfície, as rochas sofrem meteorização e erosão, processos promovidos fundamentalmente pela água e pelo ar, originando sedimentos. Estes depois de transportados pela água e pelo vento, depositam-se em zonas deprimidas da crosta continental ou oceânica. Devido a fenómenos de subsidência, os materiais da crosta vão afundando aumentando a pressão e a temperatura. Originam então rochas sedimentares.
•
•
Com o continuar do processo de subsidência crustal, em que a pressão e a temperatura aumentam, as rochas sofrem recristalizações no estado sólido dos seus minerais. Surgem as rochas metamórficas. Caso a temperatura ainda aumente mais as rochas fundem originando-se o magma, que pode voltar a formar novamente rochas magmáticas.